Londres – O presidente Emmanuel Macron revelou sua determinação em manter o icônico seriado “Emily in Paris”, que em sua quarta temporada tem episódios gravados em Roma, filmado na capital francesa.
Em entrevista à revista Variety, Macron destacou a importância da série para a imagem de Paris e para a promoção do turismo, e alfinetou a cidade italiana que poderia se tornar a nova ‘casa’ do programa na quinta temporada:
“Emily in Paris em Roma não faz sentido.”
A longa entrevista para a revista americana Variety, foi publicada nesta quarta-feira (9), às vésperas da Cúpula da Francofonia uma conferência sobre a língua e a cultura francesas que reunirá quase 50 chefes de estado.
Na série lançada em 2020, a personagem interpretada por Lily Collins é uma jovem profissional de marketing americana transferida para trabalhar em uma agência em Paris, descobrindo a cidade e as pessoas de uma forma que nem todos gostaram, incluindo muitos franceses.
Embora Emily em Paris não seja falada em francês e tenha despertado controvérsia por representar a cidade de forma irreal e retratar estereótipos associados à França, para Macron a série exibida pela Netflix em 190 países é uma oportunidade de usar a cultura como uma ferramenta de valorização.
Diferentemente de muitos franceses,ele não só gosta de Emily in Paris como gostou de ver sua mulher, Brigitte, fazendo uma participação especial na nova temporada, em que Emily começa a se encantar com Roma – e com os romanos – ao tirar férias depois de brigar com o namorado e acabar transferida para a Itália pela agência onde trabalha.
Macron diz que vai pedir para que Emily em Paris não vá para Roma
Na entrevista ele se disse “superorgulhoso”. E afirmou que embora a aparição da primeira-dama tenha sido de apenas alguns minutos, foi um momento muito bom para ela – e para a imagem da França.
“Emily in Paris” é muito positiva em termos de atratividade para o país. Para os nossos negócios, é uma iniciativa muito boa.”
Perguntado sobre como vai garantir que Emily in Paris continue sendo filmada na França, o presidente disse que “o país lutará muito, e pedirá para que a série permaneça em Paris.”
Mas a briga pode não ser simples.
Em entrevista ao site TVLine, o produtor de Emily em Paris, Darren Star, desconversou ao ser perguntado sobre se a mudança temporária da personagem para supervisionar o escritório da Agence Grateau em Roma seria definitiva: “não há ainda uma quinta temporada, então não sei”.
Mas ele deu pistas de que a ideia de mudar de ares para outra cidade tão icônica quanto Paris não está descartada, podendo representar uma “expansão do universo da série”.
Star comentou que no momento em que Emily estava confortável em Paris, ela foi a outro país para experimentar diferenças culturais entre franceses e italianos, um mundo totalmente novo – “mas isso não significa que estamos deixando Paris”.
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O valor da série para o turismo francês
A imagem de Paris como destino turístico dos sonhos foi abalada em anos recentes devido a protestos violentos que tomaram conta das ruas da cidade e episódios de violência antes incomuns.
Segundo o Euromonitor, a cidade mais visitada do mundo em 2023 foi Istambul (20 milhões de turistas), com crescimento de 26% em relação ao ano anterior. Londres, Dubai e Anatólia, também na Turquia, aparecem em seguida.
Paris ocupa quinto lugar na lista, com crescimento de apenas 4% em comparação a 2022, registrando 15,5 milhões de visitantes.
Diante desse desafio, o movimento de Macron para garantir a presença de Emily em Paris na capital francesa apesar das críticas ao seriado pode fazer sentido, pois pesquisas mostram o impacto da série sobre o turismo.
Visitar os lugares usados como locações para os episódios do programa virou moda para quem visita Paris e ajuda a alimentar a economia, com uma ampla oferta de tours guiados para encantar os fãs da americana que descobriu as maravilhas da cidade-luz e até aplicativos para quem quer fazer sua rota própria.
Segundo um estudo do Centro Nacional de Cinema e Imagens Animadas (CNC), quase 38% dos turistas citam a série entre as suas motivações para visitar Paris.
Esse fenômeno não se aplica apenas ao seriado da Netflix.
O estudo mostrou que um em cada quatro turistas franceses afirma ter visitado um local de filmagem depois de ver uma ficção ambientada em Paris.
E quase oito em cada 10 turistas estrangeiros manifestaram o desejo de descobrir a cidade depois ver uma produção filmada na capital francesa.
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