Londres – A Trust Conference, realizada pela Thomson Reuters Foundation, é um fórum global dedicado a abordar questões relacionadas à intersecção entre mídia, direito e negócios responsáveis.
O evento anual reúne palestrantes reconhecidos internacionalmente e participantes de mais de 40 países nos dias 22 e 23 de outubro no Queen Elizabeth II Centre, no centro de Londres.
Este ano a palestra de abertura será feita pela jornalista filipina Maria Ressa, detentora do Prêmio Nobel da Paz de 2021 e uma das maiores referências globais da luta contra a censura e contra o assédio judicial sobre a imprensa.
A agenda da Trust Conference 2024
A conferência é realizada em dois dias em Londres e serve como uma plataforma para colaboração entre especialistas envolvidos na construção de sociedades livres, justas e informadas.
O primeiro dia da Trust Conference 2024 será dedicado às múltiplos ameaças para as democracias à medida que a IA se torna cada vez mais integrada ao cenário da mídia digital.
Os palestrantes debaterão como os profissionais de imprensa e as redações podem garantir que os valores essenciais do bom jornalismo permaneçam intactos ao entrarem em uma nova fase de transformação radical.
Serão ainda abordados os desafios enfrentados por profissionais de imprensa obrigados a optar pelo exílio devido a perseguições em seus países, pelos que cobrem guerras e conflitos e pelos que enfrentam assédio judicial.
Maria Ressa é fundadora do site de notícias Rappler, que se tornou alvo da perseguição do ex-presidente Rodrigo Duterte e de seus aliados e apoiadores.
Ela e o veículo foram processados várias vezes, sob acusações como difamação cibernética e evasão fiscal.
A jornalista conseguiu absolvição em algumas das causas, mas outras ainda tramitam na justiça das Filipinas, país que ocupa o 130º lugar entre 180 países no Global Press Freedom Index da Repórteres Sem Fronteiras.
O segundo dia será dedicado ao impacto social mais amplo da IA e o papel que empresas responsáveis podem desempenhar na esteira das transformações globais.
Serão apresentadas estruturas internacionais para governança de IA e debatidos os desafios éticos da integração da IA no setor corporativo.
A Trust Conference abordará ainda como a IA está transformando a profissão jurídica, avaliando se sua adoção está democratizando o acesso à lei ou criando novas barreiras.
Tambéms serão revelados os resultados mais recentes da Workforce Disclosure Initiative (WDI), plataforma de divulgação corporativa voluntária administrada pela Thomson Reuters Foundation, que representa mais de 10 milhões de trabalhadores, com um debate sobre o futuro dos negócios responsáveis em um mundo cada vez mais polarizado.
Leia também | Relatório da Unesco pede regulamentação urgente da inteligência artificial para proteger futuro do jornalismo e da própria IA