As notรญcias ruins sobre polรญtica ou o medo da inteligรชncia artificial estragaram o humor por ai? Tente ligar o videogame: um novo estudo publicado pela Universidade de Oxford aponta que jogos eletrรดnicos podem ser รณtimos aliados para enfrentar o estresse e melhorar o estado de espรญrito.

Realizada pelo Oxford Internet Institute, a pesquisa avaliou dados de partidas para estimar os efeitos que uma boa sessรฃo de jogos pode causar no estado emocional das pessoas.

Os resultados apontaram que 72% dos jogadores sentiram uma melhora significativa no estado de humor.

Jogos afetam o humor em 15 minutos, segundo estudo

Videogames sรฃo frequentemente estudados por serem catalizadores em mudanรงas psicolรณgicas de longo prazo, como suas influรชncias tanto no extremismo quanto em mensagens corporais positivas.

No entanto, os benefรญcios imediatos que motivam os jogadores โ€” como relaxar depois de um dia difรญcil, ou deixar os problemas de lado โ€” vinham passando longe do radar dos pesquisadores atรฉ entรฃo.

Para este estudo, os pesquisadores reuniram 8.695 jogadores em 39 paรญses, que baixaram uma ediรงรฃo gratuita por tempo limitado do PowerWash Simulator, um simulador de limpeza.

Nele, os jogadores precisam dar um trato em todo tipo de sujeira usando mรกquinas de jato d’agua de alta pressรฃo.

Enquanto os voluntรกrios faxinavam os mais diversos objetivos โ€” desde churrasqueiras, carros, casas e cenรกrios de outros jogos โ€” o jogador tambรฉm encontrava formulรกrios rรกpidos para coletar detalhes da experiรชncia antes, durante e depois da partida sessรฃo. 

Sessรฃo de jogo PowerWash Simulator
PowerWash Simulator simula a fรญsica de pistolas de jatos d’รกgua em pressรฃo para lavar os mais diversos objetivos (Imagem: Reproduรงรฃo/FuturLab/Steam)

Apรณs reunir dados de 67.328 partidas, as respostas foram analisadas e apresentadas em uma escala qualitativa entre zero a um, criando um grau de similaridade nas mudanรงas entre todos os participantes.

O estudo apontou que jogos apresentaram melhoras no estado de humor e na diminuiรงรฃo do estresse, com jogadores relatando a mรฉdia dos humores em 0.80 durante as partidas, contra 0.74 antes dos jogos.

Formulรกrios da pesquisa exibidos pela Oxford Internet Institute durante uma sessรฃo do PowerWash Simulator
Formulรกrios da pesquisa apareciam automaticamente durante as sessรตes de jogos (Imagem divulgaรงรฃo steam) (Imagem: Reproduรงรฃo/FuturLab/Steam)

O grau de mudanรงa observada, de aproximadamente 0.034 em uma escala escala de zero a um, รฉ comparรกvel ao de outros hobbies como leitura, mรบsica ou compras, segundo o estudo.

Os pesquisadores tambรฉm apontam que o efeito no estado de humor รฉ muito rรกpido, com alguns dos participantes relataram sentir estas diferenรงas logo apรณs 15 minutos de jogatina.

Um dos lรญderes da pesquisa, professor Andrew Przbylski, do Oxford Internet Institute, aponta que estes resultados correspondem ร  noรงรฃo de que videogames podem ser uma atividade positiva para lidar com a vida. 

“Nรณs acreditamos que nossas descobertas sรฃo mais consistentes com a noรงรฃo de que jogos โ€” para a maioria das pessoas โ€” รฉ uma atividade de recuperaรงรฃo que ajuda a lidar com estresses do dia a dia e flutuaรงรตes de humor, sem necessariamente apresentar impactos significativos em longo prazo.”

Efeitos de curto prazo sรฃo positivos, mas demandam estudo

Para Matti Vuorre, da Universidade de Tilburg, estudos como este, que avaliam impactos dos jogos no humor e no estresse em curto prazo, se diferenciam da mรฉdia dos trabalhos sobre o tema tanto pelo รขngulo quanto pelo ambiente de trabalho: 

“Pesquisas com jogos frequentemente se apoiam em estรญmulos artificiais, com os tรญtulos criados ou modificados por acadรชmicos, tipicamente jogados em um ambiente de laboratรณrio, ao invรฉs de um contexto natural.

Ao invรฉs disso, querรญamos saber como jogos de verdade em contextos naturais podem prever o humor dos jogadores em curtos perรญodos de tempo.”

Nesta ocasiรฃo, os pesquisadores trabalharam em conjunto com os desenvolvedores do PowerWash Simulator para que a prรณpria pesquisa foi integrada ร s mecรขnicas do jogo sem ser intrusivas, recompensando os participantes mais assรญduos com trajes e objetos exclusivos.

James Butlin, programador chefe do FuturLab Ltd, apontou que o time do Oxford Internet Institute foi extremamente prestativo com um desafio nada simples โ€” criar uma experiรชncia de usuรกrio que apresentasse as perguntas do estudo com mรญnimo impacto na jogatina.

“Entender melhor esse multiverso dos jogos, incluindo padrรตes temporais, experiรชncias sociais, comportamentos e eventos no jogo, personalidades dos jogadores, seus antecedentes e consequรชncias demandam efeitos contรญnuos coordenados por toda a academia e alรฉm.”

Em outros estudos anteriores, o Oxford Internet Institute investigou se haviam correlaรงรตes entre o tempo gasto durante os jogos influenciaria diretamente na saรบde mental dos jogadores. As conclusรตes foram que nรฃo hรก correlaรงรตes de causa e efeito entre tempo de jogatina e queda no bem-estar. 

Jรก nesta pesquisa, Nick Ballou, P.h.D e pesquisador da instituiรงรฃo, aponta que estas experiรชncias nos jogos comerciais disponรญveis no mercado sugerem justamente o contrรกrio โ€” de maneira geral, um bom joguinho pode muito bem mudar o humor da pessoa para amelhor: 

“Nosso estudo atual corrobora o que tanto anรกlises qualitativas quanto relatos de gamers ao redor do mundo dizem hรก tempos: as pessoas se sentem bem jogando videogames.”