Londres – Para Richard Gingras, Vice-Presidente do News at Google, o uso da IA nรฃo deve se limitar ร busca de um jornalismo mais eficiente. Na sua opiniรฃo, o principal desafio รฉ o uso da IA para transformar o jornalismo e fazรช-lo ir alรฉm de suas capacidades atuais.
โComo podemos fazer o jornalismo que precisamos fazer, nรฃo apenas para ganhar a confianรงa, mas para dar ร s pessoas uma visรฃo verdadeiramente precisa e baseada em fatos do mundo em que vivem?โ
Ele falou sobre o tema numa palestra na Trust Conference, realizada no final de outubro em Londres. ร uma questรฃo que o acompanha diariamente.
Na sua funรงรฃo, Gingras รฉ responsรกvel pela maneira como o Google apresenta notรญcias na pesquisa do Google e no Google News. Alรฉm disso, รฉ membro fundador do Center for News, Technology, and Innovation.
Envolvido com mรญdia digital desde 1980 ou, como disse uma vez, “desde os dias dos modems movidos a vapor”, ele compartilhou algumas de suas ideias na Trust Conference 2024.
Gingras acredita que a crise de confianรงa no jornalismo vem se desenrolando nos รบltimos 50 anos.
โVivemos em um mundo altamente dividido. Temos mรญdias hiperpartidรกrias.
Como podemos construir meios de comunicaรงรฃo e abordagens jornalรญsticas que ajudem a preencher essas lacunas? Como usamos a AI para ir alรฉm disso, para realmente levar a profissรฃo adiante?”
O Vice-Presidente do Google at News apontou o risco de o jornalismo exacerbar esses sentimentos de divisรฃo com notรญcias sem o devido contexto, que pode ser dado com o uso de ferramentas baseadas em inteligรชncia artificial.
Ele disse que as pessoas tendem a perder ameaรงas que nรฃo sรฃo reais, dando como exemplo as estatรญsticas de que uma pessoa tem 35 vezes mais chances de morrer de cรขncer ou doenรงa cardรญaca do que de crimes. E 11 mil vezes mais chances de morrer dessas coisas do que de terrorismo.
โO jornalismo contribui para isso ao reportar eventos sem contextualizar se รฉ uma tendรชncia perigosa ou nรฃo. Ferramentas podem ajudar o jornalista a dar esse contexto ou evitar o uso inconsciente de linguagem tendenciosa, de maneira a nรฃo deixar as pessoas tirarem conclusรตes erradas.”
IA nas redaรงรตes e no negรณcio
Gingras lembrou que a introduรงรฃo de ferramentas de machine learning em redaรงรตes nรฃo รฉ novidade.
โIntroduzimos a primeira, Pinpoint, hรก cerca de seis anos, destinada a capacitar os jornalistas investigativos a analisar grandes volumes de documentos corporativos, permitindo-lhes fazer o que de outra forma nรฃo poderiam fazer.”
O diretor do Google salientou que a IA generativa oferece oportunidades na produรงรฃo jornalรญstica e para tornar o negรณcio mais sustentรกvel.
โEla pode ser usada para atividades como aumentar o engajamento, elaborando boletins informativos e formulando argumentos de venda para impulsionar melhor os fluxos de assinatura, ajudando a entender melhor o que o pรบblico estรก procurando e como eles respondem ao que estรฃo vendo.”
Com seu Gemini, o Google estรก entre as empresas que despertam oposiรงรฃo de criadores de conteรบdo (jornalรญstico ou nรฃo). Isso porque o Gemini usa, sem pagar, a produรงรฃo desses criadores para alimentar seus chatbots e com isso diminui a geraรงรฃo de trรกfego para as empresas jornalรญsticas.
Durante a palestra, Gingras rebateu os ataques ao Google por suposto preconceito nos resultados apresentados nas buscas.
“Se vocรช me perguntar qual รฉ a definiรงรฃo da uma palavra, sem problemas. Se pedir uma receita de bolo, sem problemas. Mas perguntas sobre acontecimentos da atualidade, ou sobre polรญtica, nรฃo tรชm uma รบnica resposta certa.
E nossa melhor resposta รฉ dizer que apresentamos diversas perspectivas de vรกrias fontes, tรฃo de alta qualidade quanto podemos identificar. Entรฃo, para nรณs, seria suicida dizer: aqui estรก a resposta singular sobre uma questรฃo complexa sobre eventos atuais ou polรญtica.”
Ele se referiu ao momento atual como o de “surgimento de mecanismos de resposta que obviamente podem impactar” a posiรงรฃo de mercado do Google, e disse ter dรบvidas sobre como irรฃo evoluir.
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