O que os ‘newsfluencers’ (influenciadores digitais especializados em notícias) significam para o jornalismo? O que os criadores de conteúdo digital e jornalistas podem aprender uns com os outros?
Essas são as questões que impulsionam um projeto de um ano do Centro Knight para o Jornalismo nas Américas e da Unesco e que levou à publicação de um e-book trazendo uma visão abrangente do assunto.
O e-book gratuito e de acesso aberto, “Content Creators and Journalists: Redefining News and Credibility in the Digital Age”, está disponível para download.
Financiado pela Unesco, o e-book é uma coleção editada de lições e observações de criadores digitais e jornalistas de todo o mundo, lançando luz sobre a importância emergente dos influenciadores digitais no cenário da mídia de notícias.
O papel dos newsfluencers no jornalismo
O fundador do Centro Knight, diretor e titular da Cátedra Unesco em Comunicação na Universidade do Texas em Austin, Rosental Calmon Alves disse:
“Agradecemos o apoio da Unesco a mais um projeto pioneiro do Centro Knight, desta vez para cobrir um dos fenômenos mais importantes desta fase da revolução digital: o surgimento de influenciadores ou criadores de conteúdo e seu impacto no ecossistema de mídia, especialmente na forma como as pessoas consomem notícias e informações”.
O e-book apresenta entrevistas, pesquisas e relatos de jornalistas, criadores de conteúdo e ativistas.
Alguns dos entrevistados participaram de uma mesa redonda em Austin, Texas, em abril de 2024; foram painelistas no 25º Simpósio Internacional de Jornalismo Online em Austin ; ou fizeram parte da experimental Youth Multimedia Room, onde jornalistas, criadores de conteúdo e ativistas uniram forças para cobrir a 31ª conferência do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa da Unesco, em maio de 2024, em Santiago, Chile.
Leia também | Brasileiro recebe prêmio internacional ‘Amigo da Imprensa’ em reconhecimento a centro de estudos que fundou e dirige nos EUA
E-book mostra quem são os principais influenciadores de notícias
Newsinfluencers de vários países são destacados no e-book, incluindo Dylan Page (também conhecido como News Daddy) do Reino Unido; Kassy Cho (fundador da Almost), de Taiwan e Hugo Travers (também conhecido como HugoDecrypte), da França.
Dividido em cinco partes, o e-book mostra na parte 1 as semelhanças e diferenças entre criadores de conteúdo e jornalistas e os papeis importantes que ambos podem desempenhar nesse novo cenário de mídia.
Os perfis de newsinfluencers são mostrados na parte 2. Já na parte 3 o e-book fornece perspectivas de criadores e ativistas usando sua influência para combater as mudanças climáticas.
A parte 4 mostra como os influenciadores digitais podem promover a alfabetização midiática e informacional.
E para finalizar, o e-book oferece as melhores práticas para jornalistas e criadores de conteúdo que desejam compartilhar notícias de forma ética e bem-sucedida na era da mídia digital.
O e-book já está disponível em inglês e será traduzido em breve para o espanhol e português.
A editora de e-books Dra. Summer Harlow, diretora associada do Knight Center e professora associada visitante da Escola de Jornalismo e Mídia da UT Austin disse:
“Este livro explora as linhas tênues entre reportagens tradicionais e conteúdo orientado por influenciadores, destacando os desafios e as oportunidades para o futuro das notícias”.
“Ao reunir perspectivas de jornalistas e criadores de conteúdo, oferecemos uma visão diferenciada da possibilidade de como novos atores e métodos jornalísticos podem oferecer novas e melhores maneiras de informar o público”, explicou Harlow.
Leia também | ‘Conspiritualidade’ e clima: como influenciadores de bem-estar estão espalhando desinformação ambiental
Novo curso para criadores de conteúdo digital
A publicação do e-book coincide com o lançamento do novo curso online gratuito do programa de cursos de jornalismo do Knight Center, “ Criadores de conteúdo digital e jornalistas: como ser uma voz confiável online ”.
O curso é assíncrono, o que permite que os interessados assistam às aulas no horário de sua conveniência, e será ministrado em inglês, espanhol, português e francês de 18 de novembro a 15 de dezembro de 2024. As inscrições gratuitas já estão abertas.
O curso online é aberto a criadores de conteúdo iniciantes e experientes que desejam incorporar mais práticas jornalísticas, jornalistas que desejam se conectar melhor com seus públicos ou qualquer pessoa que queira entender melhor o cenário de mídia em mudança.
Será ministrado pelos instrutores Salla-Rosa Leinonen da Finnish Broadcaster Yle e Enrique Anarte Lazo , líder do TikTok na Openly, uma plataforma digital global para notícias LGBT+ da Thomson Reuters Foundation.
Leia também | Teorias da conspiração: conheça cinco perfis dos oportunistas que as disseminam sem acreditar nelas