Sete em cada dez dos entrevistados da amostra global, que incluem jornalistas generalistas e especializados, apontaram o tema entre os que noticiam em sua cobertura ambiental. Considerando apenas as respostas dos jornalistas brasileiros, o tema também aparece em primeiro lugar, só que empatado com outros quatro.
Os dados são de uma pesquisa global realizada pela Deakin University, da Austrália, encomendada pela Internews Earth Journalism Network.
Para a elaboração do ranking, os jornalistas de cada país foram solicitados a assinalar os temas que noticiam, podendo apontar quantos quisessem a partir de uma lista de 31 alternativas.
Depois dos impactos na saúde, os temas mais noticiados globalmente são o desmatamento e as questões ligadas ao fornecimento de água e saneamento, conforme o ranking abaixo.
O estudo chama a atenção para o fato de que, globalmente, o item “combustíveis fósseis e sua infraestrutura” não figura entre os mais noticiados, apesar de ser a principal causa das mudanças climáticas e de ter sido o tema principal nos debates e no acordo da COP28, a conferência do clima realizada pela ONU em 2023 em Dubai.
Leia também | COP28: Especialistas se dividem sobre o acordo de Dubai para reduzir o aquecimento global
Também considera surpreendente o fato de as “reparações climáticas” não terem uma cobertura maior, em virtude de a maior parte dos países incluídos na pesquisa serem de baixa e média renda.
A COP deste ano, que está sendo realizada em Baku, Azerbaijão, até o dia 22 de novembro, tem como principal objetivo convencer os países ricos a financiarem a adaptação climática, que consiste na mitigação dos efeitos já ocorridos e na preparação de comunidades vulneráveis para lidar com eventos climáticos cada vez mais severos.
Leia também | Baku 2024, a COP do dinheiro para adaptação às mudanças climáticas. Mas qual o tamanho da conta, e quem vai pagar?
Impacto das mudanças climáticas na saúde lidera a cobertura ambiental no Brasil
Assim como no mundo, o impacto das mudanças climáticas na saúde aparece em primeiro lugar na lista dos temas ambientais mais noticiados pelos jornalistas brasileiros, empatado com desmatamento, defesa da biodiversidade, emissões de gases do efeito estufa e eventos climáticos extremos.
A crítica dos pesquisadores ao resultado da amostra global se aplica à brasileira: os itens “combustíveis fósseis e sua infraestrutura” e “reparações climáticas” também não aparecem entre os 10 temas ambientais mais noticiados no país.
Leia também | ‘Conspiritualidade’ e clima: como influenciadores de bem-estar estão espalhando desinformação ambiental