Londres – Um ouriço caminhando à noite em um parque, uma garça dividindo espaço na praia com banhistas e um jardim vertical na Espanha são algumas das imagens vencedoras do concurso de fotos da natureza urbana organizado pela Agência Europeia do Meio Ambiente.
A competição desse ano teve como tema ‘Tesouros Urbanos’, destacando a beleza da natureza, a diversidade em meio a prédios e avenidas e iniciativas de sustentabilidade em cidades da Europa.
Os vencedores foram escolhidos entre 1,3 mil fotos de 32 países.
Conheça os vencedores do concurso de fotos da natureza urbana
Vida selvagem na cidade – Visitante noturno, por Fabian Pfeifhofer
Um ouriço procura comida no coração de um parque em Viena. Com a crescente população de ouriços da cidade, este momento da vida selvagem urbana mostra como os carros que passam e o brilho suave dos postes de luz criam um lindo quadro para fotografia da vida selvagem.
Bairros encantadores – O jardim vertical, por Antonio Farto
No coração de Madri, um deslumbrante jardim vertical transforma um prédio de cinco andares em uma obra-prima viva. Esta parede verde não apenas aprimora a estética urbana, mas também incorpora sustentabilidade e colabora para a biodiversidade.
Jardins verticais como este servem como purificadores de ar naturais, absorvendo poluentes e liberando oxigênio fresco no ambiente. Eles fornecem isolamento térmico, reduzindo o consumo de energia ao manter os edifícios mais frios e agem como barreiras acústicas que suavizam o ruído da cidade.
Com sistemas de irrigação eficientes, eles conservam água enquanto criam ecossistemas prósperos. Esses espaços verdes inovadores lembram que a natureza pode se integrar perfeitamente na vida urbana, melhorando o bem-estar.
Coração verde – Ciclistas, por Ali Aslan
Na Turquia, o treinamento diário disciplinado e as escolhas de estilo de vida dos atletas dão um bom exemplo para todos, inspirando hábitos mais saudáveis e bem-estar. A imagem foi vencedora da categoria Coração Verde do concurso de fotos da natureza urbana.
Prêmio Jovem – Caça italiana, por Kristýna Koubková
Em Bibione, Itália, o ângulo capturado pelo fotógrafo que registrou uma garça mostra o delicado equilíbrio entre a natureza e os seres humanos. Em uma praia movimentada, a ave elegante se concentra intensamente em sua caça para o jantar.
A perseverança da pequena garça destaca a resiliência da vida selvagem em se adaptar a locais dominadas pelo homem.
Prêmio Escolha do Público – Escolha certa, por Pedro Cardoso
A icônica Ponte D. Luis I, no Porto, Portugal, exemplifica o futuro da mobilidade urbana sustentável. Seu deck superior serve como um centro para transporte ecológico, apresentando uma plataforma para veículos elétricos, ciclistas e pedestres.
Moradores e visitantes podem desfrutar de vistas panorâmicas de tirar o fôlego enquanto reduzem sua pegada ambiental.
Ao priorizar energia elétrica e opções de trânsito verde, a ponte destaca como a infraestrutura inteligente pode melhorar a qualidade de vida e contribuir para uma cidade mais limpa e sustentável.
Humanos x vida selvagem e ações conscientes entre as imagens finalistas
O concurso de fotos da natureza urbana da Agência Europeia de Meio Ambiente destacou ainda outras imagens que retratam a convivência entre humanos e vida selvagem nas cidades, bairros que utilizam ações sustentáveis e exemplos de comunidades que criaram um ambiente urbano mais habitável e ecologicamente correto. Confira.
Ações positivas e ecologicamente conscientes contribuem para um ambiente urbano mais sustentável. Reduzir, reutilizar e reciclar e pequenas mudanças no estilo de vida ajudam a natureza urbana e o meio ambiente a se manterem mais habitáveis.
Leia também | Dança de Luzes: prêmio destaca 25 imagens impressionantes da Aurora Boreal em 2024