Londres – Em um episódio que gerou indignação entre pais e risos nas redes sociais, um vigário da cidade de Hampshire, na Inglaterra, se viu no centro de uma polêmica natalina ao contar a verdade a crianças de uma escola sobre a existência de Papai Noel.
Durante uma visita à Lee-on-the-Solent Junior School nesta semana para falar sobre a história da Natividade, o reverendo Paul Chamberlain decidiu ir além e revelar a verdade sobre o Papai Noel para uma turma de alunos do 6º ano, com idades 10 e 11 anos.
Chamberlain disse aos alunos, em termos diretos: “vocês são todos do sexto ano, então sejamos realistas, o Papai Noel não é real”. Ele também desfez a magia dos biscoitos deixados para o bom velhinho, uma tradição britânica, afirmando que, na verdade, ‘eram os pais que os comiam’.
Ao contar a verdade sobre Papai Noel, vigário levou crianças às lágrimas
A revelação, feita sem o menor tato, levou muitos alunos às lágrimas.
Pais relataram à mídia britânica que seus filhos chegaram em casa desolados. Agora a escola tenta que ‘restaurar o espírito natalino’.
“Não sei como isso pode ser desfeito, mas acho absolutamente nojento”, desabafou um pai ao Mail Online.
Outro pai, em entrevista ao The Times, lamentou:
“Tem sido difícil, muito difícil porque ela é uma garotinha muito inteligente. Então, vamos tentar colocar o máximo de mágica que pudermos nisso”.
A escola se desculpou pelo incidente e confirmou que o vigário também enviou um pedido de desculpas aos alunos, admitindo que seu comentário foi “um erro de julgamento”.
A Diocese de Portsmouth, à qual o vigário pertence, também se manifestou, afirmando que o religioso “aceitou que não deveria ter feito isso” e que se desculpou “sem reservas à escola, aos pais e às crianças”.
Após o episódio traumático, a escola está se esforçando para restaurar o espírito natalino entre as crianças decepcionadas pela iniciativa do reverendo de contar a verdade sobre Papai Noel.
Uma das açoes é a criação de distintivos de lapela com a frase “Lee-on-the-Solent acredita”, que os alunos estão confeccionando.
A escola também enviou uma mensagem aos pais assegurando que os professores estão reforçando a importância das “histórias e lendas em torno do Natal”.
Leia também | Autorretrato, ‘homenagem’ na Playboy e mais: seis curiosidades sobre o Papai Noel da Coca-Cola