Londres – Embora muitos pensem que a clássica imagem Papai Noel de roupa vermelha e barba branca foi uma criação da Coca-Cola na década de 1930, essa é apenas uma das muitas lendas e curiosidades que cercam o símbolo natalino, como mostram fotos e registros antigos.
O historiador de imagens britânico Jordan J. Lloyd, em colaboração com a designer gráfica ucraniana Tetyana Dyasechenko, reuniu na plataforma Unseen Histories fotos antigas do Papai Noel coletadas em arquivos públicos dos EUA e anúncios publicitários que revelam curiosidades.
Uma delas é que no início, na língua inglesa, existiam dois personagens distintos: Old Father Christmas” e “Santa Claus”, como o personagem é conhecido em inglês atualmente, que até se apresentavam juntos.
O primeiro era conhecido por sua barba, bom humor e um luxuoso manto verde, características que Santa Claus também compartilhava.
Um anúncio de 1885 ilustra essa distinção. O texto convida para uma apresentação dos dois personagens na cidade de Luton, com direito a distribuição de presentes.
Jordan J.Lloyd confirma que a inspiração inicial para o Papai Noel foi o bispo grego do século 4 São Nicolau.
E afirma que na Inglaterra do século 16, governada por Henrique VIII, o homem corpulento com túnica verde ou escarlate já era retratado com visual parecido com o atual.
Uma das fotos mais antigas é esta, feita em estúdio aparentemente para fins comerciais.
“A falta de tecnologia de cores na época significava que a representação real do Papai Noel no estúdio podia apresentá-lo em qualquer cor – provavelmente era um casaco forrado de pele marrom sobre um fundo cinza”, diz o historiador visual.
A foto é superexposta como muitas de sua época para enfatizar os tons de pele caucasianos. A “neve” da tinta branca deve ter sido aplicada com um pincel.
As versões coloridas a mão provavelmente refletiam as demandas comerciais do público quando transformadas em cartões-postais ou outras formas de merchandising, como a agora clássica roupa vermelha do Papai Noel e uma versão alternativa em verde, embora isso fosse improvável”.
Isso porque na década de 1850 o casaco verde do Papai Noel entrou em declínio, sendo substituído por representações de Noel com um casaco vermelho, como visto em periódicos populares da década de 1890, diz o historiador.
Segundo J.Jordan, a Reforma Alemã de Lutero transformou São Nicolau em Weihnachtsmann, o doador secular de presentes, cuja popularidade disparou na era vitoriana e se espalhou para os Estados Unidos, onde o cartunista alemão Thomas Nast substituiu o capuz de Noel por um chapéu e mudou a pelagem castanha da sua roupa para uma mais curta e vermelha.
Veja algumas das fotos mais antigas de Papai Noel nos EUA
As fotos resgatadas e recuperadas dos arquivos históricos dos EUA pelo historiador revelam um Papai Noel divertido, que até fumava (na época em que o hábito não era condenado) e aparecia com frequência em instalações militares para animar as tropas. Confira.
Pego em flagrante, EUA, 1900
Nesta imagem, de 1900, o homem vestido de Papai Noel está sentado em uma chaminé, fumando um cachimbo longo e soprando círculos de fumaça.
Oficina do Papai Noel, EUA, 1906
Papai Noel foi ‘retratado’ em sua oficina falando ao telefone e rodeado de brinquedos em 1906.
História do Papai Noel I, EUA, 1921
Um conjunto de fotos antigas de Papai Noel, feitas em 1921, foi doado à Biblioteca do Congresso dos EUA pelo fotógrafo Herbert A. French na década de 40. Ele era dono de uma agência de fotografia em Washington, onde as imagens devem ter sido capturadas.
Nesta, Papai Noel aparece cercado por bombeiros.
Esta, da mesma coleção, mostra o Papai Noel parecendo receber um jato de bomba de matar insetos.
Aqui o Bom Velhinho aparece a bordo de um antigo avião, que trocou momentaneamente pelas renas.
Entrega de presentes, EUA, 1927
A foto de 1927 exibe a personalidade clássica do símbolo do Natal: Papai Noel entregando presentes para as crianças ao lado da árvore de Natal.
O bom velhinho em Cap Lee, Virgínia (EUA), 1941
Em tempos de guerra, Papai Noel desfilou em jipe militar, escoltado por soldados em um base americana.
Festa de Natal em Beaumont (França), 1944
Também na 2a Guerra Mundial, Papai Noel deu alegria a moradores de Beaumont, na França, que ficou sob ocupação alemã até dezembro de 1944. A festa de Natal foi organizada pela Cruz Vermelha americana para crianças francesas na base do 386º grupamento dos EUA.
Encontro com Papai Noel, Nova York (EUA), 1942
A famosa loja de departamentos Macy’s é um dos símbolos do Natal nos EUA, com uma parada natalina em Nova York. A foto mostra crianças fazendo fila para falar com o Bom Velhinho.
Na verdade são dois, que ficam ocultos um do outro por um labirinto para evitar a decepção das crianças. Cada criança é presenteada com um doce e diz ao Papai Noel seus desejos.
Union Station, EUA, 1980
Neste registro, Papai Noel retoca as estátuas centurianas na Union Station, Washington.
Papai Noel marinheiro, San Diega (EUA), 1986
Papai Noel continou fazendo aparições militares. Nesta foto nem tão antiga assim, um marinheiro dos Estados Unidos fantasiado de Papai Noel sobre na chaminé do navio de reparos USS Hector.
Leia também | Questão que divide muitos pais virou discórdia entre acadêmicos: contar ou não a crianças a verdade sobre Papai Noel?