MediaTalks em UOL

Estrela do YouTube MrBeast quer comprar TikTok: escritório de advocacia confirma negociações

MrBeast YouTuber quer comprar TikTok

O escritório de advocacia americano Paul Hastings confirmou nesta terça-feira (21) que a estrela do YouTube MrBeast, cujo nome verdadeiro é Jimmy Donaldson, está em negociações para comprar as operações do TikTok nos EUA.

Donaldson, que é o criador de conteúdo de maior renda na internet e tem 346 milhões de seguidores no YouTube, já havia manifestado seu interesse em adquirir o TikTok em uma série de postagens nas redes sociais.

Ele chegou a publicar um vídeo no TikTok anunciando sua intenção de comprar a plataforma, após ter se reunido com “um bando de bilionários”, mas muitos tomaram como brincadeira. 

A venda do TikTok é resultado de uma lei aprovada e sancionada no governo de Joe Biden, com base em preocupações com a segurança nacional devido à propriedade do aplicativo pela empresa chinesa ByteDance.

O TikTok tentou sem sucesso derrubar a lei na Suprema Corte dos EUA,  mas os juízes mantiveram a determinação de proibir o TikTok se não for  vendido para uma empresa não sediada na China. 

O prazo inicial para o desfecho era 19 de janeiro. Entretanto, o novo presidente, Donald Trump, assinou um decreto concedendo 75 dias para uma “solução política” que preserve a plataforma nos EUA. 

A oferta de compra que envolve MrBeast é liderada pelo empreendedor de tecnologia Jesse Tinsley, fundador da empresa de RH online employer.com, e inclui “investidores institucionais e indivíduos de alto patrimônio líquido”.

O valor da oferta não foi divulgado.

Quem mais está na briga pela compra do TikTok disputando com MrBeast

O grupo que envolve MrBeast não é o único interessado. Outros potenciais compradores do TikTok incluem:

  • Elon Musk, CEO da Tesla e SpaceX.
  • Larry Ellison, fundador da Oracle.
  • Um grupo chamado “The People’s Bid for TikTok”, que inclui Kevin O’Leary, do Shark Tank, e o bilionário Frank McCourt.

Na terça-feira, Donald Trump defendeu publicamente Musk ou Elisson como novos donos do TikTok. 

Em uma coletiva de imprensa, o presidente dos EUA disse que estava aberto a Musk fazer uma oferta, acrescentando:

“Eu estaria, se ele quisesse comprá-la. Eu gostaria que Larry a comprasse também.”

O futuro do TikTok nos EUA permanece incerto.

Apesar do aplicativo ter voltado a ficar online após uma breve interrupção, antes do decreto de Trump dando garantia de que não haveria punição, alguns legisladores republicanos questionaram a legalidade da suspensão da lei que exige a venda do aplicativo.

Sair da versão mobile