O World Press Institute (WPI) está com as inscrições abertas para uma bolsa voltada a jornalistas que desejam obter experiência de campo dos Estados Unidos. O período para se candidatar vai até o dia 15 de fevereiro.
O objetivo do programa é apresentar o trabalho na mídia dos EUA a partir da cobertura de questões sociais e observação sobre como as instituições do país respondem a diferentes situações.
O World Press Institute vai receber jornalistas do mundo todo entre agosto e novembro de 2025, nas principais cidades dos Estados Unidos, como Washington DC, Chicago, Nova York, San Francisco e outras.
Programa de bolsa para jornalistas
Com 10 jornalistas selecionados a cada ano, as bolsas do World Press Institute oferecem uma imersão no cenário de mídia, cultura, política e economia dos Estados Unidos.
Durante as nove semanas do programa, os jornalistas vão passar algumas semanas em Minnesota, viajar por outras capitais para entrevistas e visitas, e depois voltam a cidade para a última semana do programa. Como parte da imersão, os participantes irão escrever matérias para o site do WPI.
A bolsa para a imersão nos EUA destinada a jornalistas inclui despesas com passagens aéreas, acomodação e alimentação.
Leia também | Convite de Trump a influenciadores para coletivas na Casa Branca pode inaugurar nova era de fake news?
Seleção e inscrições
A banca de seleção é composta por um comitê de jornalistas e profissionais da comunicação com experiência internacional.
Como critérios para participar do programa, os candidatos devem viver fora dos EUA, demonstrar potencial de liderança, ter pelo menos cinco anos de experiência em jornalismo em tempo integral e fluência em inglês.
Podem participar os profissionais da mídia que trabalhem com jornalismo em geral, mas também fotojornalistas, cartunistas, colunistas e produtores de televisão ou rádio.
Durante o processo de inscrição, os participantes deverão submeter referências profissionais em inglês, além de trabalhos publicados e outras documentações.
As inscrições podem ser feitas no site.
Leia também | Suspensão de ajuda internacional por Trump lança jornalismo independente em ‘caos de incerteza’, alerta RSF