A Organização das Nações Unidas (ONU) está com as inscrições gratuitas abertas até o dia 30 de março para um programa de bolsas destinado a jornalistas de países em desenvolvimento vindos da América Latina, Caribe, África e Ásia-Pacífico.

Os selecionados vão passar algumas semanas em Nova York, a partir de setembro, para cobrir a 80ª Assembleia Geral da ONU.

A bolsa, financiada pelo Dag Hammarskjöld Scholarship Fund for Journalists da ONU, é oferecida a profissionais que trabalhem em veículos de notícias e a jornalistas freelancers que desejam fornecer ao seu público uma cobertura diretamente da sede das Nações Unidas.

Os participantes vão fazer contatos profissionais, interagir com jornalistas experientes e ganhar uma perspectiva mais ampla sobre questões globais.

Custos como passagens aéreas, hospedagem e alimentação serão cobertos pela bolsa durante o período do evento.

Bolsa para a cobertura da Assembléia Geral da ONU

O programa de bolsas é voltado para os jornalistas aprofundarem a compreensão sobre o trabalho da ONU a partir da observação das sessões de trabalho, coletivas de imprensa e entrevistas.

Os candidatos devem ter um interesse convincente em assuntos internacionais, no trabalho das Nações Unidas e das agências que fazem parte dela. 

Também serão organizadas visitas a veículos de comunicação da área de Nova York para os ganhadores da bolsa, bem como instituições que trabalham para encorajar e proteger o jornalismo.

Quem pode participar

Os jornalistas devem ter entre 25 e 35 anos e fluência em inglês. Profissionais da imprensa que trabalham com o impresso, rádio, TV e digital em tempo integral ou como freelancers podem se candidatar. Estudantes de jornalismo não podem se inscrever.

É necessário estar com o passaporte em dia e enviar uma cópia no formulário de inscrição. Os selecionados terão um um visto especial, I-1, destinado a jornalistas. 

Inscrições

Para o processo seletivo, é necessário enviar três amostras de trabalho publicadas desde 2022. Os materiais podem estar em outros idiomas desde que um resumo em inglês seja fornecido sobre o conteúdo.

Além do formulário online, também é preciso enviar documentos como carta de intenção e carta do editor ou diretor do veículo de comunicação que o candidato trabalha se comprometendo a publicar materiais produzidos durante o período da Assembleia Geral.

O edital pede ainda duas cartas de recomendação de pessoas que possam atestar o compromisso jornalístico e pessoal do candidato.

As inscrições podem ser feitas pelo site.