Londres – O Reino Unido tem uma tradição histórica de pegadinhas de primeiro de abril na imprensa, que acabou influenciando marcas comerciais a aproveitarem o Dia da Mentira com campanhas de marketing para promover produtos e serviços de forma divertida nas redes sociais.
Neste primeiro de abril não está sendo diferente. As campanhas do Dia da Mentira em 2025 são criativas e tão absurdas que poucos acreditariam nelas, afastando o risco de serem tachadas de enganadoras como aconteceu em uma ação de marketing da Volkswagen em 2021.
Essas brincadeiras incluem inovações surreais como um reboque lateral para cachorros nas bicicletas de aluguel de Londres, uma turnê mundial da famosa roda gigante London Eye e o lançamento de um trem de limpeza da linha Heathrow Express, funcionando como um aspirador gigante para remover as folhas secas.
Marketing divertido: as campanhas no Dia da Mentira
London Eye viajando pelo mundo
Transportar uma roda gigante imensa seria uma tarefa quase impossível, mas convencer os londrinos a abrirem mão da icônica London Eye, incorporada à paisagem da cidade, seria impossível.
Por isso poucos devem ter acreditado na campanha de marketing feita pelos donos da atração, anunciando que ela sairia em turnê em 2026. Principalmente os que observaram a data de início da venda de ingressos: 31 de abril, véspera do Dia da Mentira. Os incautos podem ter lamentado a falta da sua cidade na lista.
London bike para cachorros
A tradição de primeiro de abril contagiou este ano até o serviço de bicicletas elétricas de aluguel administrado pela empresa pública TfL (Transport For London), patrocinada pelo banco Santander.
A ideia, se não fosse uma campanha do Dia da Mentira, agradaria a muitos que andam com seus pets pela cidade: um reboque lateral para acomodá-los com segurança e conforto, promovido por um charmoso cão de óculos.
Cheirinho do Tâmisa
Que tal um perfume com o aroma do Tâmisa como souvenir para lembrar o tour feito no famoso rio que corta Londres ? Esta foi a campanha de 1º de abril da City Cruises, que administra os passeios. Se o turista preferir, pode optar pela fragrância amadeirada do rio Ouse, em York.
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De Paddington a Heathrow aspirando o que encontra pela frente
Muitos turistas que chegam a Londres pelo aeroporto de Heathrow usam o serviço Heathrow Express, uma linha direta até a estação de Paddington, no centro da cidade. E muitos britânicos têm em suas casas o aspirador conhecido como “Henry”, de cara sorridente.
Em uma campanha de marketing conjunta, o Heathrow Express e o fabricante do Henry criaram um trem que pela brincadeira, aproveitaria o percurso para uma boa faxina de primavera removendo as folhas pelo caminho, a 100 milhas por hora. Mas a viagem seria oferecida apenas um dia: 1º de abril.
Bar no Big Ben
Ainda aproveitando a tradição turística, o site de entretenimento Secret London embarcou na onda de restaurantes no alto de prédios famosos e anunciou a chegada de um “rooftop bar” no topo do Big Ben, divertindo os londrinos que interagiram no Instagram com ideias criativas para a novidade do verão.
‘Pawsonal Styling’
A campanha da famosa loja de departamentos britânica John Lewis neste primeiro de abril tem como estrela a charmosa Brenda Collie, chefe do “novo” serviço oferecido pela rede: um pacote de beleza e estilo feito por e para cães. Brenda tem currículo: foi treinada na fictícia London Canine School of Fashion.
No melhor estilo Dia da Mentira, a John Lewis anunciou um pacote completo para os pets usando trocadilhos com a palavra paw (pata), como a oferta de pawdicures. O nome do serviço seria “Pawsonal”.
Cerveja quente? É a campanha da Brew Dog
A Inglaterra é criticada por turistas pelo hábito de beber a cerveja não tão gelada, mas a marca BrewDog foi além em sua campanha do Dia da Mentira: apresentou uma cerveja quentinha, servida nos pubs e em latas próprias para esquentar no microondas.
Jóias para realmente aproveitar
Subvertendo o conceito de que jóias são para sempre, a marca Tatty Levine brincou neste primeiro de abril apresentando uma linha comestível, com o sugestivo slogan “Jóias de comida: você realmente pode aproveitar”.
A campanha de marketing do Dia da Mentira destaca colares com croissants e pretzels e até um brinco com uma perecível banana.
Enquanto o marketing continua brincando no primeiro de abril, a grande imprensa foi deixando de lado a tradição de enganar o público com trotes do Dia da Mentira.
Mas algumas pegadinhas entraram para a história pela criatividade ou por terem enganado muita gente, até jornalistas experientes.
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