Londres – Em um vídeo com a participação de celebridades internacionais e brasileiras como Cate Blanchet, David Beckahm, Heidi Klum, Cafu e Marcos Palmeira, o príncipe William anunciou nesta quinta-feira (3) que a cerimônia do prêmio ambiental Earthshot Prize deste ano será realizada no Rio de Janeiro em novembro.
Esta será a primeira vez que o evento acontecerá na América do Sul e coincidirá com a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém, reforçando o papel do país na agenda ambiental global.
Criado em 2020 pelo Príncipe William, o Earthshot Prize reconhece e financia projetos ambientais inovadores que ajudam a combater a crise climática. A cada ano, cinco iniciativas ganham prêmios de £1 milhão cada, permitindo a ampliação e implementação de soluções sustentáveis.
Personalidades globais e brasileiras no anúncio do prêmio de mudanças climáticas
O vídeo em que o Rio de Janeiro foi anunciado como sede contou com a participação de diversas personalidades internacionais e nacionais.
O ex-jogador de futebol inglês David Beckham, a atriz vencedora do Oscar Cate Blanchett e a ex-primeira-ministra da Nova Zelândia, Jacinda Ardern, marcaram presença no vídeo de divulgação, ao lado de brasileiros como os ex-jogadores Cafu e Mauro Silva, o ator Marcos Palmeira e a jornalista Maju Coutinho.
Cafu celebrou a escolha do Brasil como sede do evento, declarando:
“É uma honra imensa para nós brasileiros recebermos um evento tão importante e transformador.”
Por que o Brasil foi escolhido para sediar o Earthshot Prize?
O Príncipe William destacou a importância do Brasil como um dos maiores centros de biodiversidade do mundo. No vídeo promocional divulgado à imprensa, com depoimentos reconhecendo a riqueza ambiental e a diversidade cultural do país, ele declarou:
“O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do planeta.
É o lar da Amazônia, o pulmão do mundo, e uma inspiração para soluções inovadoras no combate aos desafios ambientais globais.”
David Beckham, ex-jogador de futebol inglês, expressou entusiasmo ao dizer:
“Estou muito, muito animado. O Brasil é um lugar onde natureza e cultura andam de mãos dadas.”
Cate Blanchett, atriz vencedora do Oscar, participou do vídeo como uma das embaixadoras do prêmio, destacando a importância de soluções ambientais inovadoras.
Heidi Klum, modelo e apresentadora, também apareceu no vídeo, reforçando o apoio ao evento e à escolha do Brasil como sede.
Christiana Figueres, uma das principais figuras no combate às mudanças climáticas no mundo e curadora do prêmio, aproveitou para mostrar que está entre as que não resistem ao charme brasileiro, destacando no vídeo “o melhor Carnaval do mundo” e o Brasil como palco de soluções para a crise do clima.
O mundo tem muito a aprender com as pessoas e comunidades em todo o Brasil, desenvolvendo soluções revolucionárias que impulsionam a inovação e a criatividade e desbloqueiam a prosperidade.
Estamos entusiasmados em iluminar tantos jovens que estão ativamente ultrapassando fronteiras. Eles são os heróis desta história.
Leia também | Dia da Conscientização sobre Mudanças Climáticas: o poder do jornalismo de soluções para impulsionar as transformações
Earthshot Prize reconhece ações contra mudança climática em cinco áreas
Esta será a quinta edição do prêmio, que já foi realizado anteriormente em Londres, Boston, Singapura, e Cidade do Cabo.
Os 15 finalistas do Prêmio Earthshot participarão de um programa acelerador de um ano que fornece orientação, recursos técnicos e suporte para o crescimento de seus negócios, bem como acesso a uma rede global de parceiros em negócios, filantropia e investimentos.
Na cerimônia programada para o Rio de Janeiro em novembro, liderada pelo príncipe William, o Earthshot Prize anunciará os projetos que receberão a dotação de £ 1 milhão em cinco áreas:
- Proteger e restaurar a natureza
- Limpar nosso ar
- Reviver nossos oceanos
- Construir um mundo livre de resíduos
- Consertar nosso clima
Impacto global do Earthshot Prize no Rio de Janeiro
Com a cerimônia programada para ocorrer no Rio de Janeiro, o evento reforça o protagonismo do Brasil nas discussões ambientais e a oportunidade de expor ao mundo soluções sustentáveis.
Ao anunciar o Rio como sede da cerimônia do prêmio, o príncipe William ressaltou:
“Mais do que nunca, precisamos de otimismo, e o Brasil personifica essa esperança.”
Leia também | Na maior pesquisa global já feita sobre o clima, 81% dos entrevistados pedem ação para proteger a natureza e a biodiversidade