MediaTalks em UOL

Filme Conclave tem alta de 283% na audiência por streaming após morte do Papa Francisco; veja o trailer

Ralph Fiennes interpreta o Cardeal que conduz o Conclave no filme lançado em 2024

Ralph Fiennes interpreta o Cardeal que conduz o Conclave no filme lançado em 2024 (foto: divulgação)

Londres – O filme Conclave, que explora as tensões e intrigas do processo de eleição papal, viu sua audiência disparar nas plataformas de streaming após a morte do Papa Francisco, no dia 21 de abril.

De acordo com a Luminate, empresa especializada em análise de dados para a indústria do entretenimento, a audiência do filme lançado em 2024 e indicado a oito Oscars aumentou em impressionantes 283% entre os dias 20 e 21 deste mês.

No dia 20 de abril, o filme foi assistido por 1,8 milhões de minutos. Mas no dia seguinte, o número saltou para 6,9 milhões de minutos, destacando o crescente interesse do público por produções relevantes sobre o Vaticano e o processo de escolha de um novo Papa.

O Filme Conclave: Drama e Mistério nos Bastidores do Vaticano

A ascensão de Conclave como uma das opções preferidas para os espectadores após a morte do Papa Francisco reflete uma busca por histórias associadas a um momento de forte repercussão internacional, com muitos tentando entender nem que seja por uma história fictícia o que acontecerá entre os muros do Vaticano. 

Dirigido por Edward Berger, Conclave é uma adaptação do livro homônimo do autor britânico Robert Harris, abordando o processo secreto de eleição papal.

A trama se desenrola após a morte de um papa, quando cardeais se reúnem no Vaticano para escolher seu sucessor, em uma cerimônia envolta em mistério e intriga.

CONCLAVE - Official Trailer [HD] - Only In Theaters October 25

A obra apresenta uma abordagem imersiva dos jogos de poder, dilemas éticos e disputas internas entre os cardeais, reproduzindo até as tensões que provavelmente acontecerão na escolha do sucessor de Francisco em torno da linha ideológica do novo ocupante do posto. 

Com um elenco de peso, composto por Ralph Fiennes, Stanley Tucci e John Lithgow, o filme é uma mistura de drama, mistério e política, que cativa o espectador com reviravoltas inesperadas e um suspense constante.

A crítica tem sido unânime em destacar o alto nível das performances e a habilidade de Berger em criar uma atmosfera de tensão ao longo do filme.

Conclave recebeu oito indicações ao Oscar em 2025, incluindo categorias como Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Ator para Ralph Fiennes e Melhor Atriz Coadjuvante para Isabella Rossellini.

Ele venceu na categoria de Melhor Roteiro Adaptado, premiando o trabalho de Peter Straughan. 

Audiência alta do filme Conclave reflete fascínio por eleição do sucessor do Papa Francisco

A alta na audiência de Conclave é parte de uma tendência crescente de interesse do público por produções que abordam o Vaticano e as dinâmicas de poder da Igreja Católica desde a segunda-feira, quando o Papa morreu aos 88 anos após uma longa enfermidade que o deixou mais de um mês hospitalizado. 

Saindo das telas para a vida real, o conclave para eleger o sucessor do Papa Francisco está previsto para começar entre os dias 6 e 11 de maio.

De acordo com as regras estabelecidas pela constituição apostólica Universi Dominici Gregis, os cardeais têm um período de 15 a 20 dias após a morte do papa para se reunir e iniciar o processo de eleição. 

Sair da versão mobile