O cineasta Martin Scorsese anunciou seu novo filme, Aldeas — A New Story, um documentário sobre o valor das iniciativas educacionais e culturais como ferramentas de inclusão estrelado pelo papa Francisco

O projeto, uma colaboração entre a Aldeas Scholas Film e a produtora de Scorsese, Sikelia Productions  presta tributo à visão humanista de Francisco e à sua missão de difundir a “Cultura do Encontro” por meio da educação e da criatividade.

Com lançamento ainda sem data oficial, o documentário anunciado nesta quarta-feira (10)  ganha destaque por conter a última longa entrevista concedida pelo papa para o cinema.

Novo filme de Scorsese: a última entrevista do Papa para o cinema

O papa Francisco morreu no dia 21 de abril, aos 88 anos. O conclave para a escolha de seu sucessor começa em 7 de maio. 

Segundo a Aldeas Films, a produção “é o último sonho de Francisco” e foi descrita como um testemunho da crença de que a criatividade não é apenas um meio de expressão, mas um caminho para a esperança e a transformação.

Um chamado à empatia em tempos difíceis

As conversas foram conduzidas pelo próprio Scorsese durante uma visita à Sicília, terra natal de seus antepassados.

O cineasta descreveu o documentário como “profundamente poético e construtivo”.

“Agora, mais do que nunca, precisamos conversar uns com os outros, ouvir uns aos outros entre culturas.  

Uma das melhores maneiras de conseguir isso é compartilhando as histórias de quem somos, refletidas em nossas vidas e experiências pessoais. Isso ajuda a compreender e valorizar como cada um de nós vê o mundo.

Era importante para o papa Francisco que as pessoas em todo o mundo trocassem ideias com respeito, preservando ao mesmo tempo a sua identidade cultural, e o cinema é o melhor meio para fazer isso.”

No ano passado, Scorsese produziu uma série em oito capítulos para a Fox Nation chamada ‘Martin Scorsese Presentes: The Saints’.

Papa Francisco e a cultura 

Aldeas — A New Story também retrata o trabalho da organização internacional Scholas Occurrentes, criada pelo papa em 2013.

A instituição busca conectar jovens de diversas partes do mundo através de experiências educativas e projetos culturais.

O filme incluirá cenas de projetos desenvolvidos por comunidades da Indonésia, Gâmbia, Itália, entre outros países, celebrando suas identidades e preservando heranças culturais por meio da linguagem cinematográfica.

Produzido também em parceria com a Massive Owl Productions, o documentário dirigido por Scorsese terá toda a renda revertida para a ampliação dos programas educacionais da Scholas Occurrentes.