O papa Leão 14  publicou seu primeiro post oficial no Instagram nesta terça-feira (13), seguindo os passos de seus predecessores, Francisco e Bento XVI.

Com a frase “A paz esteja com todos vós!”, retirada de sua bênção Urbi et Orbi após a eleição no dia 8 de maio, o post inaugural na conta do novo papa veio acompanhado de fotos simbólicas dos primeiros dias do pontificado, reforçando o tom acolhedor da mensagem.

“ A paz esteja com todos vós! Esta é a primeira saudação de Cristo Ressuscitado, o Bom Pastor. Também eu gostaria que esta saudação de paz entrasse no vosso coração, chegasse às vossas famílias, a todas as pessoas, onde quer que se encontrem, a todos os povos, a toda a Terra.”

No Instagram, no X e na imprensa, um papa conectado com o mundo 

Com esse gesto, o Papa Leo XIV deixa claro que pretende usar a mídia para se conectar com os fiéis e exercer sua influência pastoral.

E essa intenção ficou ainda mais evidente na véspera, quando ele foi ovacionado por jornalistas internacionais que lotaram um auditório para ouvi-lo pela primeira vez.

Durante o encontro, o Papa defendeu com firmeza a verdade e a liberdade de imprensa, condenando a prisão de jornalistas e reafirmando o papel essencial da comunicação livre na promoção da justiça e da dignidade humana.

Post no Instagram em vários idiomas

O texto inaugurado da conta  @Pontifex – Papa Leão XIV no Instagram aparece em diversos idiomas, incluindo o português. 

Conta do Papa Leão 14 no Instagram

A conta @Franciscus do Papa Francisco no Instagram permanecerá acessível como um arquivo comemorativo, sem atualizações. 

No pontificado de Francisco, as contas @Pontifex no X superaram 52 milhões de seguidores em nove idiomas, consolidando-se como um dos maiores perfis religiosos do mundo.

O conteúdo postado pelo falecido papa no antigo Twitter será arquivado em uma seção especial do site institucional da Santa Sé, e o novo papa continuará usando a mesma conta. 

O legado digital de Francisco e Bento XVI

O Papa Bento XVI abriu o caminho das presença nas redes sociais, tuitando aos 84 anos:

“Queridos amigos, fico feliz em me comunicar com vocês pelo Twitter. Obrigado pela resposta generosa. Abençoo a todos vocês de coração.”

Na sequência, o papa Francisco usou as redes com sabedoria pastoral, publicando mais de 50 mil mensagens com temas como paz e justiça social.

Mas também advertiu sobre os riscos da desconexão humana. Em sua última participação no programa O Vídeo do Papa, ele alertou para o uso irresponsável das redes e a perda de vínculos reais.

Ele afirmou que as redes sociais devem favorecer o encontro das pessoas, e não substituí-lo, e que a conexão digital não deve tirar espaço do contato humano.