MediaTalks em UOL

Designer do iPhone se une à OpenAI para criar geração de dispositivos pensados para inteligência artificial

Jony Ive, criador do iPhone e Sam Altman, CEO da OpenAI

Jony Ive e Sam Altman em vídeo anunciando a união para criar dispositivos com IA nativa (reprodução)

O designer do iPhone e dos demais produtos icônicos da Apple, Jony Ive, acaba de formar uma aliança com a OpenAI, dona do chatbot de inteligência artificial ChatGPT , que pode transformar o futuro de smartphones, tablets, computadores e outros dispositivos que serão criados para usar a IA de forma nativa. 

A OpenAI anunciou a aquisição da io Products, empresa fundada por Ive, por US$ 6,5 bilhões. A operação foi confirmada no dia 21 de maio.

A transação marca a entrada da OpenAI no desenvolvimento de hardware próprio, passando a competir diretamente com as grandes fabricantes – como a própria Apple. 

Criador do iPhone OpenAI: dupla de peso aposta em nova era da IA

Ive liderará o trabalho de design por meio de sua consultoria LoveFrom, sem vínculo como funcionário da empresa.

A equipe da io Products, com cerca de 55 profissionais, será incorporada à estrutura da OpenAI.

“Estou empolgado para trabalhar com Jony, que considero o maior designer do mundo”, afirmou Sam Altman, CEO da OpenAI. 

“Vamos tentar criar uma nova geração de computadores movidos por IA.”

Ive, por sua vez, disse que o projeto “capturou completamente sua imaginação”.

Os dois já vinham colaborando desde 2023 em ideias para dispositivos que pudessem aproveitar o potencial dos grandes modelos de linguagem.

No vídeo de apresentação, os dois caminham pelas ruas de São Francisco e se encontram em um bar para conversar sobre a parceria, enfatizando a amizade que nasceu da colaboração inicial e a visão de futuro dessa parceria. 

Sam & Jony introduce io

Ainda não há informações sobre o tipo de produto que será lançado.

Mas fontes ouvidas por veículos como The Verge e Reuters indicam que a ideia é ir além dos wearables ou assistentes tradicionais — apostando em algo mais radical e centrado na interação natural com IA.

De Steve Jobs a Sam Altman: legado e reinvenção

Jony Ive foi a mente criativa por trás de produtos que marcaram a história da tecnologia: iMac, iPod, iPhone e iPad. Durante mais de 20 anos na Apple, foi o principal parceiro de Steve Jobs em redefinir o design de consumo eletrônico.

Após sair da Apple em 2019, fundou a consultoria LoveFrom, que trabalhou com empresas como Airbnb e Ferrari.

Agora, com a OpenAI, Ive volta a formar dupla com um dos nomes mais influentes da tecnologia atual.

A expectativa é que os primeiros produtos dessa nova fase sejam lançados em 2026.

Um novo capítulo na disputa por dispositivos com IA

A aquisição da io Products posiciona a OpenAI na corrida por uma plataforma própria de hardware, rompendo com o modelo dependente de sistemas como iOS ou Android.

Segundo o Washington Post, a equipe será liderada pelo executivo Peter Welinder, com experiência em robótica e produto.

O objetivo é criar uma experiência de IA que seja útil, personalizada e não dependa da tela ou de comandos tradicionais.

Outras empresas, como Humane e Rabbit, tentaram criar esse novo formato — mas com recepção limitada. Com Ive e Altman juntos, a aposta é que a integração entre design e IA seja a vantagem competitiva. 

Sair da versão mobile