A nova ediรงรฃo do relatรณrio anual “State of the Media”, da Cision, publicada nesta semana, analisa como a Inteligรชncia Artificial  (IA) estรก moldando o cenรกrio da comunicaรงรฃo global em 2025, com foco no ponto de vista dos jornalistas sobre o uso das redaรงรตes e pelas  assessorias de imprensa. 

Com base em uma pesquisa com mais de 3 mil profissionais da imprensa, o estudo revela como a IA vem sendo usada nas redaรงรตes, quais os benefรญcios percebidos e as principais preocupaรงรตes โ€” tanto no uso interno quanto na forma como a tecnologia รฉ aplicada por profissionais de assessoria de imprensa.

Embora o relatรณrio ofereรงa orientaรงรตes para o uso responsรกvel da IA na comunicaรงรฃo corporativa, as inquietaรงรตes relatadas tรชm origem sobretudo nas redaรงรตes, refletindo os impactos percebidos sobre qualidade, veracidade e autenticidade do conteรบdo jornalรญstico.

IA no jornalismo e na assessoria de imprensa: expansรฃo com ressalvas

A pesquisa constatou que a Inteligรชncia Artificial subiu de sexto para quarto lugar entre os principais desafios enfrentados por jornalistas no รบltimo ano, sendo citada por 30% dos entrevistados globalmente.

Segundo o relatรณrio, hรก diferenรงas marcantes entre regiรตes. Na รsia-Pacรญfico (APAC), especialmente na China, a IA foi apontada como a maior preocupaรงรฃo, apesar de ser amplamente adotada. Jรก na Amรฉrica do Norte, a resistรชncia ao uso da tecnologia รฉ mais evidente.

O estudo tambรฉm indica que desafios como a verificaรงรฃo de informaรงรตes e o combate ร  desinformaรงรฃo vรชm sendo agravados por possรญveis erros gerados por ferramentas de IA.

Segundo o relatรณrio, uso da IA nas redaรงรตes cresce

A pesquisa aponta que mais da metade dos jornalistas (53%) jรก utilizam ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, em seu trabalho. Outros 14% planejam comeรงar a usรก-las. No ano anterior, o รญndice era de 47%.

De acordo com os dados levantados, as aplicaรงรตes mais comuns incluem pesquisa de temas, transcriรงรฃo de entrevistas e resumos de textos. Tambรฉm sรฃo citadas a criaรงรฃo de esboรงos de conteรบdo, sugestรตes de perguntas para entrevistas e geraรงรฃo de ideias de pautas.

O relatรณrio revela diferenรงas regionais expressivas: na Amรฉrica do Norte, 49% dos jornalistas nรฃo usam IA nem pretendem usar, enquanto na APAC apenas 11% se mantรชm afastados da tecnologia.

Apesar do uso crescente, a pesquisa tambรฉm identificou percepรงรตes mistas. Muitos profissionais consideram a IA รบtil para organizar dados ou iniciar textos, mas alertam para imprecisรตes factuais que comprometem sua confiabilidade.

Estudo revela percepรงรฃo dos jornalistas sobre o uso da IA por assessores

O relatรณrio constatou que a maioria dos jornalistas demonstra abertura ร  ideia de que profissionais de assessoria usem IA para elaborar pitches ou comunicados.

Segundo os dados, apenas 27% sรฃo totalmente contrรกrios ร  prรกtica. Cerca de 29% preferem conteรบdos feitos por humanos, mas aceitariam mensagens bem formuladas com apoio da IA. Outros 24% nรฃo tรชm uma opiniรฃo definida.

A pesquisa tambรฉm mostrou que a aceitaรงรฃo varia por regiรฃo. Jornalistas norte-americanos apresentam maior resistรชncia, enquanto os da APAC โ€” que mais utilizam IA โ€” se mostram mais receptivos ร  sua aplicaรงรฃo na comunicaรงรฃo corporativa.

Preocupaรงรตes com o conteรบdo gerado por IA predominam

Mesmo com sinais de aceitaรงรฃo, o relatรณrio destaca preocupaรงรตes significativas dos jornalistas em relaรงรฃo ao conteรบdo produzido por IA por parte dos assessores.

Erros factuais lideram a lista de receios, sendo mencionados por 72% dos entrevistados. O aumento no volume de conteรบdo sem ganho de qualidade preocupa 58% dos profissionais. A perda de autenticidade e criatividade รฉ citada por 54%, seguida de riscos relacionados a direitos autorais (48%) e viรฉs nos textos gerados (39%).

O relatรณrio indica que essas preocupaรงรตes sรฃo especialmente acentuadas na Amรฉrica do Norte, onde os receios quanto ร  propriedade intelectual e aos vieses algorรญtmicos sรฃo mais intensos.

Relatรณrio recomenda boas prรกticas para uso responsรกvel da IA pelas assessorias de imprensa 

A Cision oferece recomendaรงรตes para o uso รฉtico e estratรฉgico da IA na assessoria de imprensa.

O relatรณrio orienta que os profissionais priorizem a autenticidade, preservando a voz รบnica da marca e garantindo informaรงรตes precisas.

Tambรฉm sugere que a IA nรฃo seja utilizada de forma automรกtica ou acrรญtica.

Diante das preocupaรงรตes apontadas pelos jornalistas, o estudo recomenda transparรชncia quanto ao uso da tecnologia e revisรฃo humana cuidadosa de todo conteรบdo gerado.

Segundo o relatรณrio, os profissionais podem se inspirar nas redaรงรตes, utilizando a IA para aumentar eficiรชncia e estimular criatividade, sem substituir a expertise humana.

A conclusรฃo do relatรณrio รฉ clara: a IA estรก transformando a mรญdia global. Para jornalistas, ela representa tanto uma ferramenta promissora quanto uma fonte de novos riscos. Para os profissionais de relaรงรตes pรบblicas, o desafio estรก em adotar a tecnologia com responsabilidade, reforรงando a credibilidade e mantendo relaรงรตes sรณlidas com a imprensa.

O Valor da RP para os jornalistas

Alรฉm das percepรงรตes sobre a inteligรชncia artificial, o estudo oferece insights cruciais sobre o que os jornalistas esperam dos assessores de imprensa e as melhores prรกticas para uma colaboraรงรฃo eficaz.

Leia o relatรณrio completo aqui