MediaTalks em UOL

Centro Knight da Universidade de Austin lança curso gratuito online de segurança digital

Homem no computador com tela exibindo códigos

Foto: Desola Lanre-Ologun / Unsplash

Para colaborar com a segurança na Internet, o Knight Center para o Jornalismo nas Américas da Universidade de Austin, em conjunto com a Global Investigative Journalism Network (GIJN), está oferecendo um novo curso online gratuito de segurança digital. 

Embora inicialmente voltado para jornalistas, comunicadores, profissionais de mídia, organizações de apoio a jornalistas, estudantes e professores de jornalismo, o treinamento Digital Security for Journalists in Times of Crisis (Segurança digital para jornalistas em tempos de crise) pode ser feito por qualquer pessoa interessada em se proteger na internet. 

Com duração de quatro semanas, o programa aborda a criação de hábitos digitais que protegem dados, comunicações e dispositivos.  As aulas ficarão disponíveis de 7 de julho a 3 de agosto e podem ser acessadas de forma assíncrona, conforme a agenda dos alunos. 

Curso gratuito de segurança digital em cinco módulos

O curso abordará erros comuns que a maioria das pessoas comete no dia a dia digital, como usar Wi-Fi em locais públicos, não fazer backup dos dados, clicar em links sem verificar a procedência (phishing e arquivos maliciosos), armazenar informações sensíveis com grandes empresas de tecnologia e anotar senhas em papel.

Embora pareçam hábitos inofensivos, esses descuidos podem ter consequências desastrosas na vida pessoal e profissional. 

O programa é dividido em cinco módulos, e será oferecido em inglês e espanhol:

  • Introdução | Aumentando a consciência: aborda a relevância do desenvolvimento de habilidades, a redução de riscos e os principais vetores de ataques cibernéticos.
  • Módulo 1 | Fundamentos da segurança digital: explora o cenário atual de ameaças, a avaliação de riscos personalizada e as proteções essenciais para contas e dados pessoais.
  • Módulo 2 | Comunicação e práticas online seguras: ensina o uso de criptografia de ponta a ponta para mensagens e e-mails, navegação segura em contextos de censura ou vigilância, e a identificação de ataques de phishing e malware.
  • Módulo 3 | Segurança de dispositivos e proteção de dados: foca na proteção de dispositivos e dados sensíveis por meio de configurações aprimoradas, criptografia e backups seguros.
  • Módulo 4 | Práticas avançadas e preparação para o pior: examina questões avançadas como anonimato, evasão de vigilância e como contornar a censura.

Metodologia e corpo docente do curso 

O instrutor responsável é Luis Assardo, jornalista e especialista em segurança digital.

Ele tem experiência em colaborações com entidades como Repórteres Sem Fronteiras e Holistic Protection Collective, onde auxiliou repórteres a fortalecerem suas práticas de segurança digital utilizando ferramentas de código aberto e soluções móveis.

O curso de segurança digital para jornalistas em tempos de crise oferece uma experiência de aprendizado flexível por meio de videoaulas, entrevistas, leituras, discussões e questionários.

Os alunos poderão participar de sessões semanais ao vivo que serão gravadas. Quem cumprir os requisitos receberá um certificado de conclusão gratuito.

O objetivo é que, ao final do curso, os participantes saibam como avaliar riscos digitais, proteger contas e dados, comunicar-se com segurança, evitar ataques comuns e responder de maneira eficaz a ameaças – protegendo conteúdos e interlocutores.

Inscreva-se no curso aqui.

Sair da versão mobile