Auroras vermelhas refletidas em lagos californianos. A Via Láctea riscando os céus sobre montanhas europeias. Um cometa cruzando a noite silenciosa. As melhores fotos do céu foram reveladas pelo Observatório de Greenwich na edição 2025 de seu concurso anual – e cada uma delas parece saída de um sonho.

O Astronomy Photographer of the Year, principal concurso mundial de fotografia astronômica, recebeu este ano mais de 5,5 mil inscrições de fotógrafos amadores e profissionais de 69 países.

Os registros impressionam pela precisão técnica e beleza visual — capturando a vastidão do cosmos com câmeras apontadas a partir da Terra. Há a lua nascendo atrás de castelos, estrelas surgindo de cavernas e nebulosas coloridas em forma de flor.

Melhores fotos do céu 2025: auroras boreais em destaque

Kongen, por Filip Hrebenda 

Na lista das melhores fotos do céu escolhidas pelos jurados da edição 2025 do prêmio de Greenwich, esta imagem destaca uma aurora boreal em uma paisagem remota da Península de Senja, na Noruega. Os tons vibrantes aparecem refletidos nos troncos das bétulas em primeiro plano, criando uma cena que une beleza natural e técnica refinada. 

Aurora boreal em uma paisagem remota da Península de Senja, na Noruega, foi uma das melhores fotos do céu 2025
Kongen © Filip Hrebenda | Categoria Aurorae

Aurora Over Mono Lake, por Daniel Zafra  

Entre as finalistas do concurso, esta fotografia surpreende por registrar uma aurora boreal em local incomum: a Califórnia. Tons intensos de magenta e verde se espalham pelo céu, refletidos nas águas tranquilas entre as formações rochosas que caracterizam o local.

Aurora boreal na Califórnia foi uma das fotos finalistas do concurso de Greenwich
Aurora Over Mono Lake © Daniel Zafra | Categoria Aurorae

The Arctic Flower, por Vincent Beudez  

Fotografada durante um período em que não há noite no norte da Noruega, esta aurora apresenta uma tonalidade azul rara. A forma visualmente agradável da aurora parece se abrir como uma flor sobre o cenário ártico, desafiando as convenções cromáticas mais comuns desse fenômeno.

A foto finalista da aurora boreal no norte da Noruega, apresenta uma tonalidade azul rara. A imagem está entre as melhores do concurso de fotos do céu
The Arctic Flower © Vincent Beudez | Categoria Aurorae

Galáxias em foco: imagens profundas do universo

Fireworks, por Bence Tóth, Péter Feltóti e Bertalan Kecskés 

Mais de 39 horas de exposição e técnicas avançadas de processamento revelam a M33, ou Galáxia do Triângulo, com estrutura rica em nebulosas e intensa formação estelar. É uma das melhores fotos do céu do concurso, finalista na categoria dedicada a galáxias distantes.

M33, ou Galáxia do Triângulo, é uma das melhores fotos do céu 2025 na categoria dedicada a galáxias distantes.
Fireworks © Bence Tóth, Péter Feltóti, Bertalan Kecskés | Categoria Galaxies

Eight-Panel Mosaic of M31, por Chuhong Yu e colaboradores

Este mosaico impressionante da galáxia Andrômeda, feito com mais de 200 horas de exposição, destaca estrelas individuais, nebulosas e o núcleo central. Uma das imagens mais técnicas entre as melhores fotos do céu recebidas pelo concurso em 2025. 

Mosaico da galáxia Andrômeda é umas das fotos finalistas do concurso de Greenwich
Eight-Panel Mosaic of M31 © Chuhong Yu et al. | Categoria Galaxies

NGC 2997: The Antlia Cabbage Galaxy, por Xinran Li   

Registrada do Chile, esta galáxia espiral situada a 35 milhões de anos-luz impressiona pela riqueza de cores, fruto das emissões de hidrogênio na região. Um exemplo marcante entre as melhores fotos do céu escolhidas pelo concurso do Observatório de Greenwich em 2025.

Imagem de uma galáxia espiral feita no Chile está entre as melhores fotos do céu finalista do concurso do Observatório de Greenwich
NGC 2997: The Antlia Cabbage Galaxy © Xinran Li | Categoria Galaxies

A Lua em detalhe: finalistas da edição 2025 do concurso de fotos do céu

Moonrise Over Villebois-Lavalette, por Flavien Beauvais 

Captada a 6,4 km de um castelo medieval, esta imagem mostra o nascer da Lua com distorções atmosféricas que curvam sua superfície. Entre as melhores fotos do céu escolhidas pelo concurso do Observatório de Greenwich na edição 2025, ela alia precisão técnica à composição poética no interior da França.

O nascer da Lua capturada na França com um castelo medieval ao fundo é uma das fotos escolhidas pelo concurso do Observatório de Greenwich
Moonrise Over Villebois-Lavalette © Flavien Beauvais | Categoria Our Moon

Lunar Occultation of Saturn, por Chayaphon Phanitloet  

A imagem registra a passagem da Lua diante de Saturno — um evento raro e de curta duração. A justaposição dos corpos celestes cria um registro único, finalista entre os registros do satélite natural da Terra.

A passagem da Lua diante de Saturno foi selecionada entre as finalistas do concurso de fotos do céu
Lunar Occultation of Saturn © Chayaphon Phanitloet | Categoria Our Moon

The Last Mineral Supermoon, por Karthik Easvur 

Feita a partir da combinação de 24 imagens no céu poluído de Nova Delhi, esta composição mostra a última superlua do ano com textura e cores minerais detalhadas. Seu destaque técnico e visual garantiu um lugar entre as melhores fotos do céu em 2025 na avaliação dos jurados do concurso do Observatório de Greenwich. 

Superlua capturada no céu de Déli, foi uma das finalistas do prêmio de fotografia do Observatório de Greenwich
The Last Mineral Supermoon © Karthik Easvur | Categoria Our Moon

Explosões solares e encontros raros no céu

Encounter Within One Second, por Zhang Yanguang  

A silhueta da Estação Espacial Internacional aparece nítida ao cruzar o disco solar, capturada com filtro especial que revela detalhes cromosféricos do Sol. 

A silhueta da Estação Espacial Internacional aparece nítida ao cruzar o disco solar este entre as melhores fotos do céu 2025
Encounter Within One Second © Zhang Yanguang | Categoria Our Sun

500,000-km Solar Prominence Eruption, por PengFei Chou  

Esta imagem revela uma das maiores erupções solares de 2024, com uma extensão superior a 500 mil quilômetros. Usando mais de 20 conjuntos de dados reunidos, o fotógrafo documentou toda a evolução do fenômeno. 

Erupção solar. A imagem é uma das finalistas do concurso de fotos do céu do Observatório de Greenwich
500,000-km Solar Prominence Eruption © PengFei Chou | Categoria Our Sun

Progression of Baily’s Beads, por Damien Cannane

Durante um eclipse solar total nos EUA, o fotógrafo captou a sequência das “contas de Baily” — brilhos solares que atravessam vales lunares. A delicadeza e precisão da imagem garantiram sua presença entre os destaques da edição 2025 do concurso internacional do Observatório de Greenwich. 

Durante um eclipse solar total nos EUA, o fotógrafo capturou a sequência das “contas de Baily” — brilhos solares que atravessam vales lunares.
Progression of Baily’s Beads © Damien Cannane | Categoria Our Sun

Quando o espaço encontra a vida na Terra

Blood Moon Rising Behind the City Skyscrapers, por Tianyao Yang  

Com cinco anos de planejamento, o fotógrafo posicionou-se a 26 km do centro de Xangai para capturar uma lua cheia vermelha surgindo ao lado dos edifícios. A composição urbana e cósmica rendeu à imagem um lugar entre as finalistas do concurso de fotografia astronômica de 2025.

A lua cheia vermelha foi capturada no centro de Xangai e está entre as finalistas do prêmio de fotografia do Observatório de Greenwish
Blood Moon Rising Behind the City Skyscrapers © Tianyao Yang | Categoria People & Space

Gateway to the Galaxy, por Yujie Zhang 

Arquiteturas geométricas se refletem em um lago tranquilo, enquanto a Via Láctea se estende ao fundo. O resultado é uma composição etérea que mistura realidade e ilusão, entre as mais inspiradoras do concurso.

Arquiteturas geométricas refletidas em um lago com a Via Láctea ao fundo. A imagem foi selecionada entre as finalistas do concurso de fotos do céu 2025
Gateway to the Galaxy © Yujie Zhang | Categoria People & Space

Galactic Catch: Salt and Vinegar With Your Cosmos, por Paul Joels  

Na enseada de Lulworth, no Reino Unido, a Via Láctea se projeta sobre uma pacata vila à beira-mar, criando contraste entre o cotidiano e o cosmos. Uma das mais carismáticas entre as melhores fotos do céu escolhidas pelos jurados do prêmio. 

A imagem mostra a Via Láctea na enseada de Lulworth, Reino Unido. A foto é uma das selecionadas no concurso de Greenwich
Galactic Catch: Salt and Vinegar With Your Cosmos? © Paul Joels | Categoria People & Space

Cometas e planetas retratados no concurso de Greenwich

Comet Over Waikiki, por Ran Shen  

Um dos eventos astronômicos mais aguardados de 2024, o cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), foi registrado sobre os céus de Honolulu. A composição, feita do alto de um parque urbano, destaca o brilho do cometa em meio às luzes da cidade. Imagem escolhida entre as finalistas da edição 2025 do concurso.

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS), foi capturado em Honolulu. A imagem é uma das finalistas do concurso de fotos do céu
Comet Over Waikiki © Ran Shen | Categoria Planets, Comets & Asteroids

Close-up of a Comet, por Gerald Rhemann e Michael Jäger  

A dupla de astrofotógrafos viajou até a Namíbia para capturar o cometa C/2023 A3 no Hemisfério Sul. As caudas de poeira e íons parecem se sobrepor, distorcidas pelos ventos solares — resultado técnico e estético que impressionou os jurados da edição 2025 do prêmio de Greenwich. 

Capturada na Namíbia a imagem mostra o cometa C/2023 A3 em pleno hemisfério sul
Close-up of a Comet © Gerald Rhemann e Michael Jäger | Categoria Planets, Comets & Asteroids

Solar System Portrait, por Sophie Paulin 

Todos os planetas do sistema solar, com exceção da Terra, aparecem nesta montagem detalhada. Cada planeta foi fotografado separadamente, com técnicas distintas, para compor uma imagem educacional e artística que rendeu um lugar entre as melhores fotos astronômicas do ano.

A foto, que mostra os planetas do sistema solas, é finalista no prêmio de fotos de Greenwich
Solar System Portrait © Sophie Paulin | Categoria Planets, Comets & Asteroids

Melhores fotos registrando paisagens do céu: montanhas, desertos e estrelas

Dragon Tree Trails, por Benjamin Barakat

No coração da ilha de Socotra, uma solitária árvore-dragão se ergue sob um céu que parece “rabiscado” como resultado de 300 cliques noturnos. O contraste entre a flora exótica e o céu estrelado rendeu à imagem um dos postos entre as mais impressionantes do concurso de 2025.

Uma árvore-dragão sob um céu estrelado na ilha de Socotra é uma das fotos selecionadas no concurso do Observatório de Greenwich
Dragon Tree Trails © Benjamin Barakat | Categoria Skyscapes

Moonrise Perfection Over the Dolomites, por Fabian Dalpiaz 

A Lua cheia apareceu em condições climáticas perfeitas sobre as montanhas Dolomitas, tingidas pelo dourado do pôr do sol. A imagem sintetiza a harmonia entre céu e paisagem, sendo uma das mais impactantes entre as finalistas da edição 2025 do prêmio do Observatório de Greenwich.

A Lua cheia surge sobre as montanhas Dolomitas, tingidas pelo dourado do pôr do sol.
Moonrise Perfection Over the Dolomites © Fabian Dalpiaz | Categoria Skyscapes

Cave of Stars, por Yoshiki Abe 

De dentro de uma caverna remota no Japão, o fotógrafo compôs esta cena unindo exposição do céu e do solo com precisão técnica. A Via Láctea se projeta como um portal sobre a escuridão da rocha, conquistando os jurados na edição 2025 do concurso.

A Via Láctea capturada de dentro de uma caverna no Japão foi finalista no concurso de imagens do céu
Cave of Stars © Yoshiki Abe | Categoria Skyscapes

Into the Past, por Jim Hildreth 

No deserto de Moonscape Overlook, nos EUA, o fotógrafo criou um panorama de 23 mil pixels mostrando uma paisagem árida sob a Via Láctea. A fusão entre o relevo ancestral encantou os jurados. 

A Via Láctea capturada no No deserto de Moonscape Overlook, nos EUA, foi selecionada entre as finalistas do prêmio de fotos do céu
Into the Past © Jim Hildreth | Categoria Skyscapes

Celestial Symphony, por Andreas Karaolis 

Do vilarejo de Gerakies, o fotógrafo captou a região de Cygnus da Via Láctea, com destaque para montanhas e árvores em primeiro plano. A variedade de tons e detalhes conquistou espaço entre os destaques de 2025.

A imagem mostra a Via Láctea no vilarejo de Gerakies, na região de Cygnus. A foto é uma das finalistas do concurso do Observatório de Greenwich
Celestial Symphony © Andreas Karaolis | Categoria Skyscapes

Nebulosas em cores e formas impressionantes

A Rainbow Mosaic of the Rosette and the Christmas Tree Nebulae, por Shaoyu Zhang  

Dois mosaicos captam 150 horas de exposição sobre nebulosas emblemáticas. O tratamento fotográfico permitiu capturar múltiplos ângulos e experiências visuais, oferecendo uma abordagem artística e científica para o registro do céu profundo.

Um mosaico de arco-íris da Nebulosa da Roseta. A imagem foi selecionado no concurso de fotos do céu 2025
A Rainbow Mosaic of the Rosette and the Christmas Tree Nebulae © Shaoyu Zhang | Categoria Stars & Nebulae

Radiant Canopy: The Lustrous Realms of the Running Chicken Nebula, por Rod Prazeres 

Na Nebulosa Running Chicken, formas e texturas cósmicas se destacam entre estrelas cintilantes e estruturas filamentosas raras. A composição detalhada revela a complexidade das regiões de formação estelar.

Nebulosa Running Chicken, formas e texturas cósmicas entre estrelas cintilantes e estruturas filamentosas
Radiant Canopy: The Lustrous Realms of the Running Chicken Nebula © Rod Prazeres | Categoria Stars & Nebulae

Electric Threads of the Lightning Spaghetti Nebula, por Shaoyu Zhang

Uma imagem em espectro completo revela as delicadas estruturas do remanescente de supernova conhecido como Spaghetti Nebula. A intensa captação de dados em várias regiões do planeta permitiu um dos registros mais sofisticados do concurso do Observatório de Greenwoch em 2025.

A imagem mostra as delicadas estruturas do remanescente de supernova conhecido como Spaghetti Nebula. A foto é finalista do concurso do Observatório de Greenwich
Electric Threads of the Lightning Spaghetti Nebula © Shaoyu Zhang | Categoria Stars & Nebulae

Novos talentos e criatividade científica premiada

Abell 85: Pomegranate in the Universe, por Deqian Li

Abell 85 é um remanescente de supernova que se assemelha a uma romã. Para capturar esse objeto tênue, o fotógrafo acampou durante seis dias em áreas remotas da China, conquistando o prêmio de melhor estreante com uma imagem que une dedicação e precisão técnica.

Abell 85 é um remanescente de supernova que se assemelha a uma romã. A imagem recebeu o Prêmio Sir Patrick Moore para estreantes
Abell 85: Pomegranate in the Universe © Deqian Li | Prêmio Sir Patrick Moore para estreantes

Total Solar Eclipse, por Louis Egan

Este panorama de 22 megapixels mostra as diversas fases de um eclipse solar total com riqueza de detalhes. A composição HDR revela tanto a coroa solar quanto as sutilezas do fenômeno, resultado de centenas de capturas combinadas. 

As diversas fases de um eclipse solar total foi a imagem finalista da Categoria Jovem do concurso do Observatório de Greenwich
Total Solar Eclipse © Louis Egan | Categoria Jovens

Neon Sun, por Peter Ward   

Com dados da sonda SDO da NASA, Peter Ward criou uma visualização artística da coroa solar com aparência de tubo de neon. O tratamento visual transforma dados científicos em arte cósmica, simbolizando a interseção entre ciência, criatividade e observação espacial.

A coroa solar com aparência de tubo de neon. A imagem é finalista na categoria Open do prêmio de fotos do céu 2025
Neon Sun © Peter Ward | Categoria Open

Os vencedores das nove categorias, dos dois prêmios especiais e da imagem escolhida como a melhor do ano serão anunciados em 11 de setembro.

A exposição com as fotos premiadas e outras imagens selecionadas será aberta ao público no dia seguinte, 12 de setembro, no National Maritime Museum, em Londres.