© Conteúdo protegido por direitos autorais

Cultura pop

Por que o noivado da cantora Taylor Swift causou frenesi global? Entenda o poder das ‘relações parassociais’

por Sarah Scales | Faculdade de Ciências Sociais, Mídia, Cinema e Educação, Swinburne University of Technology

Taylor Swift e Travis Kelce abraçados anunciando casamento

Taylor Swift e Travis Kelce anunciaram casamento no Instagram (divulgação)



A notícia do casamento de Taylor Swift com Travis Kelce foi destaque na imprensa e despertou uma onda de comoção nas redes sociais— reflexo do forte vínculo parassocial que fãs desenvolvem com celebridades como a cantora.


Taylor Swift e Travis Kelce anunciaram seu noivado, postando no Instagram imagens da proposta com a legenda “Sua professora de inglês e seu professor de ginástica vão se casar”.

Os queridinhos da América”, estão namorando há dois anos. Os fãs dizem que o enlace será a versão americana de um casamento da realeza.

A postagem de Swift e Kelce já recebeu mais de 34 milhões de curtidas dos admiradores do casal.

A vida amorosa de Swift está no centro das atenções há muito tempo – tanto em suas músicas quanto na mídia. Assim, os fãs estavam perfeitamente preparados para disparar uma onda de carinho e apoio.

Mas o que existe em Swift – e em seus fãs – que incentiva essas reações emocionais?

Entendendo as relações parassociais

Para entender o profundo afeto que os fãs de Taylor Swift têm por ela, é importante entender o conceito de relações parassociais.

Um relacionamento parassocial é um relacionamento unilateral que desenvolvemos com alguém, normalmente uma figura presente na imprensa e nas redes sociais, sem reciprocidade.

Por meio da mídia e da produção artística, acumulamos conhecimento e sentimentos sobre uma pessoa. E começamos a desenvolver um relacionamento da mesma forma que faríamos em um “mundo real” ou relacionamento interpessoal – mas isso não acontece com quem está do outro lado.

Toda vez que os vemos no noticiário ou nas mídias sociais, ou ouvimos suas músicas, acontece uma interação parasocial. Essas interações se acumulam até sentirmos que os conhecemos como a um amigo, ou talvez eles preencham um papel como mentores ou como paixões.

Relacionamentos parassociais imitam nossos relacionamentos no mundo real.

Os fãs de Swift são muito apaixonados – e ela habilmente tira partido dessa base de fãs.

Swift se baseia nesses relacionamentos

O primeiro álbum de Taylor Swift foi lançado em 2006. Ao longo dos 20 anos seguintes, ela teve várias renovações, ou eras. Isso deu aos fãs muitas oportunidades de participar de sua vida, de crescer com ela e de experimentar suas diferentes etapas pessoais e musicais.

Muitos músicos passam longos períodos longe dos holofotes entre os álbuns. Quando isso acontece, seus fãs não experimentam as interações parassociais necessárias para manter seu relacionamento e a sensação de proximidade.

Mas Swift lançou 11 álbuns de estúdio e regravou quatro desde 2006. O  12o será lançado em outubro. Ela também é uma personagem frequente na imprensa por seus relacionamentos e amizades com celebridades. Isso permitiu que os fãs constantemente construíssem e alimentassem seu relacionamento e proximidade com ela.

Seu bom conhecimento de marketing, as pistas que ela vai soltando, deixando os fãs sempre especulando sobre sua vida, e o interesse e o burburinho que ela gera, criam um senso de comunidade e pertencimento entre seus admiradores que é global, universal e facilmente acessível online.

Ela cria uma forte percepção de autenticidade, fazendo com que os fãs achem que realmente a conhecem, e sentem que ela se importa com eles individualmente.

Para quem não é fã, essa impressão pode não fazer sentido: afinal, ela é uma bilionária intocável que quebrou recordes . Mas esta é uma das maneiras como a parasocialidade funciona: você sente como se a celebridade fosse sua amiga íntima e que se importasse com você.

Swift gera e alimenta essas emoções. Ao organizar festas com fãs em sua casa ou escolher pessoas da platéia para subir ao palco, ela cria a sensação de que é uma pessoa verdadeira – e mantém a ilusão de que, talvez um dia, o convidado possa ser você.

Taylor Swift criando a imagem da celebridade

Os relacionamentos românticos de Swift e suas amizades pessoais são uma parte fundamental de sua imagem de celebridade. Ao longo de toda a sua carreira, esses relacionamentos foram registrados pela mídia, chamando atenção e criando interesse.

Os fãs de Taylor Swift acompanham seus relacionamentos no noticiário através de várias imagens e fotos tiradas por paparazzi. E depois eles encontram referências a esses relacionamentos em suas músicas, já que um dos principais temas das canções é amor e coração partido.

Como a música dela é tão centrada em torno desse tema, faz sentido que o amor tenha se tornado uma parte central de sua imagem de celebridade.

Seu relacionamento com Kelce é provavelmente um dos relacionamentos mais expostos na mídia que a artista já teve. Ela ficou com o ator Joe Alwyn por seis anos, mas de forma bem mais privada.

Nos últimos dois anos, Swift e Kelce estiveram no centro das atenções. Os fãs sentiram alegria em vê-la neste relacionamento e testemunhar isso.

Sua professora de inglês vai se casar

Swift claramente tem uma compreensão de seus fãs e de suas relações parassociais com ela.

Os fãs há muito chamam Swift de sua “professora de inglês” porque suas composições são reverenciadas. Seus fãs veem muita poesia em sua música e sentem que aprenderam muito com essa poesia.

Ao se apresentarem como “sua professora de inglês e seu professor de ginástica”, Swift e Kelce estão se colocando nos papéis que seus fãs definiram para eles.

Taylor Swift anunciando noivado com Kelce Travis em cenário florido
Foto: divulgação

A dupla sabe que os fãs têm uma proximidade com o casal – e mesmo que isso não seja recíproco por Swift e Kelce, eles estão se colocando na posição de modelos.

Essa narrativa aproxima celebridades e pessoas comuns. Se você imaginar seus professores se casando – alguém que você via todos os dias e conhecia pessoalmente – isso seria emocionante. Apresentar a notícia do casamento dessa maneira os traz para um nível mais aconchegante, aproximando-os ainda mais de seus fãs.


Este artigo foi publicado originalmente no portal The Conversation e é republicado aqui sob licença Creative Commons. 

error: O conteúdo é protegido.