Que o diabo veste Prada já se sabe desde os tempos do livro sobre a lendária editora da Vogue Anna Wintour, que virou filme estrelado por Meryl Streep – mas nem todos podem ter observado que o corpo do mais novo santo da Igreja Católica, Carlo Acutis, morto aos 15 anos justamente no ano de lançamento do filme de Streep, em 2006, encontra-se em exposição numa igreja em Assis calçando… um tênis da Nike!
Não há informação sobre o motivo pelo qual o corpo do jovem canonizado na manhã desde domingo (7) no Vaticano ostenta um tênis da marca. Mas provavelmente é o primeiro caso em que uma imagem sacra ostenta marcas comerciais. Além do tênis, o moletom escolhido para vestir o novo santo na tumba exibida a visitantes ao vivo e por streaming é da marca North Sails.

Oficialmente, a Igreja afirma que a ideia de expor o corpo com roupas típicas de um adolescente de 15 anos tem por objetivo criar um maior engajamento dos jovens com a fé católica e o caminho da santidade.
Estratégia de engajamento de jovens fiéis à parte, o que não está bem explicado é por que não se optou simplesmente por um tênis ou moletom sem marca para vestir o corpo do novo santo. Ou quais os critérios para distinguir algumas marcas dentre tantas que disputam um mercado tão acirrado.
De tênis Nike, Santo Carlo Acutis é o primeiro ‘influencer’ canonizado
A exposição das marcas é só mais um detalhe do processo de canonização de Carlo Acutis, um jovem que se tornou o primeiro santo da geração Millennial, de nativos digitais. E que pode ser visto tanto como o mais novo santo italiano ou inglês, pois nasceu em Londres, embora tenha vivido a maior parte de sua vida na Itália, até morrer na cidade de Monza.
Em linha com os novos tempos, Acutis é visto também como o primeiro santo influencer. Conhecido como o “influenciador de Deus”, “ciberapóstolo”, “primeiro santo gamer” e o “padroeiro da Internet”, o jovem usava a tecnologia para divulgar, por meio de um site por ele criado, a fé católica, milagres eucarísticos e as aparições marianas reconhecidas pela igreja.
Após sua morte, não por acaso um site foi criado para a causa de sua canonização, que pode ser acessado pelo endereço carloacutis.com.
Lá podem ser baixados materiais do novo santo, orações e fotos, além de ser possível acompanhar ao vivo as imagens da tumba e das missas rezadas na igreja de Santa Maria Maggiore, também chamada de Santuario della Spogliazione, onde se encontra o corpo do santo, na cidade italiana de Assis.
Além de demonstrar uma fé extraordinária, Acutis teve sua santidade declarada em virtude de dois milagres reconhecidos pela Igreja Católica, o primeiro deles no Brasil, em 2020, e o segundo na Costa Rica, em 2025. No mesmo ano em que o primeiro milagre foi reconhecido, Acutis foi beatificado.
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Jovem foi exumado em 2019; feições foram reconstituídas
O corpo de Acutis, que havia sido enterrado em Assis a seu pedido, foi exumado em 2019 e tratado com técnicas de restauração e conservação. Trata-se de procedimento usual adotado pela igreja para verificar o estado dos restos mortais do candidato à santidade.
Desde a beatificação, o corpo, que encontra-se numa tumba, passou a ser venerado por fiéis por períodos, por meio de um visor. Para dar forma ao corpo que é visto, as relíquias do santo foram envoltas por uma camada de cera, para fazer parecer com o corpo do jovem antes de seu sepultamento.
Uma máscara de silicone reproduz a face do jovem, com as feições que tinha quando morreu de uma leucemia fulminante. O corpo foi vestido com um moletom confortável, como se ele estivesse pronto para uma sessão de ginástica ou para dar uma volta.
Nos pés, um ostensivo tênis preto cria um grande contraste para distinguir a marca da norte-americana Nike, em branco. Não se nota qualquer peça ou acessório da italiana Prada.