Em resumo
- As melhores fotos escolhidas pelo concurso Comedy Wildlife Awards revelam momentos cômicos de mamíferos, insetos e aves que vivem livres na natureza
- Entre os registros do ano está o de uma ave guarda-chuva do Pantanal tentando se esconder com seu ‘cabelo’
Criado para estimular a conservação da natureza, o concurso britânico de fotos comédia da vida selvagem destaca momentos divertidos de espécies diversas capturados por fotógrafos amadores e profissionais.
Uma seleção das fotos mais engraçadas da vida selvagem do ano acaba de ser revelada pelo concurso Comedy Wildlife Awards 2025, que desde 2015 escolhe cenas hilárias de animais que vivem nas selvas ou em parques e jardins urbanos.
Criado pelos fotógrafos britânicos Paul Joynson-Hicks e Tom Sullan, o concurso utiliza o humor para incentivar a conservação da natureza.
Os jurados selecionaram este ano 40 imagens de momentos hilários da vida selvagem retratando mamíferos, pássaros, répteis e anfíbios, peixe e insetos, entre elas uma feita no Pantanal pelo fotógrafo britânico David Fetter.
Ele conta que o pássaro guarda-chuva estava no chão e parecia doente ou ferido. Mas ao perceber que era observado, em um rápido movimento jogou as penas para a frente e escondeu os olhos e o bico.
Conheça as outras fotos engraçadas que disputam o prêmio de melhores do ano da vida selvagem
Onde fica meu ninho?, por Alison Tuck, Reino Unido
Em um dia com muito vento em Bempton Cliffs, o atobá com plantas no bico não sabe para que lado fica o seu ninho.
Vá embora, por Annette Kirby
Uma águia-marinha-de-cauda-branca coloca seu peixe em um buraco escondendo-o das outras águias. O registro foi feito em Hokkaido, Japão.
Operação de defesa territorial, por Antoine Rezer
Na Islândia, uma águia foi assediada por uma gaivota, que tentou marcar seu território com um jato nada cheiroso.
Ele está de volta!, por David Rice
Um grou-de-coroa-vermelha parece dançar na neve no Parque Nacional Kushiro Shitsugen, no Japão
Trem de pouso abaixado, por Erkko Badermann
Um mergulhão-de-garganta-vermelha pousa em um lago na Finlândia, lembrando um hidroavião.
Calau-de-bico-amarelo apressado, por Geoff Martin
O calau se assustou com a aproximação da águia e decidiu que uma saída rápida era a melhor opção. Apesar da maneira desajeitada, a ave conseguiu escapar com segurança. A imagem foi capturada na África do Sul.
Vida de pato cansa, por John Speirs
Um pato boiando em um lago, tão relaxado que parece estar dormindo.
Área externa para fumantes, por Lars Beygang
Um pato-real parece fumar um cigarro no jardim de casa, em uma manhã fria na Baviera, Alemanha.
Engasgo, por Warren Price
Dois mergulhões brigam na Ilha de Hornøya, Noruega, por um local para seus ninhos. O caos, o barulho e as brigas dessas aves marinhas não comuns no local e às vezes uma delas fica com vontade de arrancar a cabeça do vizinho com uma mordida.
Mamíferos, anfíbios, répteis e insetos também foram retratados no Concurso de fotos da Vida Selvagem
Bem-vindo ao curso de yoga zen Lemur!, por Andrey Giljov
O “instrutor” lêmure demonstra entusiasmo ao lançar os braços para o alto para “abraçar” o universo. Já o aluno pondera se vale tanto esforço antes do café da manhã.
Flexibilidade? Opcional. Talento dramático? Obrigatório. O registro foi feito na Reserva Comunitária de Anja, Madagascar.
Publicidade Fonzies, por Liliana Luca
A fotógrafa italiana conta que o registro feito em Madagascar de um lêmure lambendo os dedos fez ela lembrar do comercial dos biscoitos de milho e queijo, Fonzies.
Dia do cabelo ruim, por Christy Grinton
Uma mãe esquilo-cinzento estava mudando seus filhotes para um novo ninho em uma manhã chuvosa em Victoria, Colúmbia Britânica. Depois de mudar seu último filhote ela colocou a cabeça para fora e parecia que tinha acabado de sair do chuveiro.
Relaxando na árvore, por Diana Rebman
Este macaco gibão-de-bochecha-amarela descansa em uma árvore em uma pose engraçada. A imagem foi capturada no Parque Nacional Cat Tien, Vietnã.
Circo dos macacos, por Kalin Botev
Um grupo de babuínos brincava em uma árvore no Parque Nacional de Hwange, no Zimbábue, pulando, subindo e descendo.
Aaaaww mamãe!, por Mark Meth-Cohn
Uma mãe gorila dá um beijo carinhoso e molhado no seu filhote. A foto foi feita em Ruanda.
Oh, meu Deus!, por Laurent Nilles
Um filhote de babuíno olha para cima enquanto um elefante se aproxima e ele fica sem saber se deve ficar ou fugir. O fotógrafo contou que ele fugiu logo após a foto ser feita.
Esconde-esconde, por Henry Szwinto
Um elefante do Sri Lanka brinca de esconde-esconde tampando os olhos com as orelhas.
“Mal posso esperar para ser rei”, por Bret Saalwaechter
O registro mostra uma manada de leões no Parque Nacional do Serengeti, Tanzânia, onde os filhotes acompanhavam a mãe pelo local, exigindo leite e atenção todo o tempo.
A mãe, a cada vez que os filhotes tentavam mamar soltava um rugido rápido de desaprovação, explicou o fotógrafo.
Ele contou que o drama se repetiu várias vezes, até que “consegui capturar o momento perfeito: todo o bando, em harmonia parecia dizer: “De novo não”!”.
Falando mal, por Hikkaduwa Liyanage Prasantha Vinod
Os dois irmãos leopardos, um macho e uma fêmea, brincam, quando o macho coloca a pata no ombro da fêmea e parece falar contar um segredo. A imagem foi registrada no Parque Nacional de Yala, Sri Lanka.
Sorria, você está sendo fotografado, por Valtteri Mulkahainen
Um filhote de urso pardo dá um sorriso para o fotógrafo na Vila de Martinselkone, distrito de Suomussalmi, Finlândia.
Pinguins flautistas, por Ralph Robinson
O registro foi feito em Volunteer Point, nas Ilhas Malvinas, onde cerca de 2 mil casais de pingüins-reis se reproduzem.
Ali perto, um pastor cuidava de seu rebanho de ovelhas e por um instante pareceu que os pingüins estavam guiando o rebanho.
Se eu tivesse visto mais longe, por Andrew Mortimer
O sapinho subiu nas costas do amigo para poder ver o que estava acontecendo do outro lado. A captura foi feita em um terreno de mineração em Leonora, Austrália, onde existe uma colônia de sapos.
O príncipe sapo da videira, por Beate Ammer
O fotógrafo australiano capturou o “Príncipe Sapo” no jardim da sua casa que preguiçosamente dormia na videira, esperando por um beijo.
Ele comentou que o sapo, na verdade uma rã-verde, parecia ter confundido a videira com uma corte real, descansando entre as frutas como se fosse o monarca do pomar.
Batismo do convertido relutante, por Grayson Bell
Os dois sapos estavam brigando por um território em um lago no Maine, EUA. Na imagem parece que um deles estava sendo batizado contra a vontade.
Abraço na batalha, por Jessica Emmett
Dois lagartos-monitores-asiáticos travaram uma batalha na beira de uma trilha no Parque Bishan-Ang Mo Kio, Singapura. Mas a briga, que disputa o título no concurso de fotos comédia da vida selvagem, mais parece um abraço afetuoso.
“Como assim, preciso ir ao dentista?”, por Bingqian Gap
Um peixe-porco-espinho com a boca tão cheia de algas que nem consegue fechá-la. A imagem foi capturada em Baja California Sur, México.
Sorridente, por Jerry Stock
Um peixinho Fangblenny de listras azuis encara o fotógrafo e parece sorrir, ao sair de um buraco no coral. O registro foi feito nas Filipinas.
Todo sorrisos, Chris Stanley
A libélula-de-chamas pousa em um caule de Aloe Vera e sorri para a câmera.
Alongue sua perna, por Peter Reinold
Esse gafanhoto olha para o fotógrafo e coloca uma de suas pernas para cima. A imagem foi feita na Flórida, EUA.
A melhor foto engraçada da vida selvagem e os destaques em cada categoria do Nikon Comedy Wildlife Photography Awards serão anunciados em dezembro em uma cerimônia em Londres.
Leia também | Brasileiro é premiado pelo Museu de História Natural de Londres com foto de tamanduá ferido

