© Conteúdo protegido por direitos autorais

Palestina

Organizações condenam novos ataques de colonos israelenses a jornalistas na Palestina

Ataque na Cisjordânia deixou 6 feridos e acende alerta sobre impunidade na violência contra jornalistas

Ataques imprensa palestina

Capacete de proteção de jornalista ficou amassado após ataque de colonos israelenses. Foto: Reprodução/PJS



IFJ e PJS condenam ataques de colonos israelenses contra a imprensa na Palestina. No dia 8, agressão deixou 6 gravemente feridos.


O cessar-fogo da guerra na Faixa de Gaza não pôs fim às tensões e à violência na Palestina e jornalistas e outros profissionais de imprensa continuam sendo alvo de israelenses.

A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) juntamente com o Sindicato dos Jornalistas Palestinos (PJS) condenam ataques a jornalistas e pedem o fim da impunidade por casos de violência contra profissionais de imprensa.

Em um dos casos mais recentes, no último dia 8, colonos israelenses atacaram seis profissionais de imprensa na cidade de Beita, na Cisjordânia. Cerca de 10 profissionais de diferentes veículos estavam na região acompanhando cidadãos palestinos, ativistas e paramédicos para cobrir a colheita de azeitonas.

De acordo com o PJS, dezenas de colonos armados atacaram os jornalistas de maneira orquestrada. Eles também roubaram e destruíram os equipamentos dos profissionais.

Segundo a Al Jazeera, seis pessoas ficaram gravamente feridas.

São eles: o correspondente da Al Jazeera, Muhammad Al-Atrash, e o cinegrafista Luay Saeed, o fotojornalista Nasser Ishtayeh, o fotógrafo da agência de notícias Xinhua, Nael Buital, a fotojornalista da Reuters, Raneen Sawafteh, e o consultor de segurança Grant Bowden, também funcionário da Reuters.

Ataques são recorrentes em colheitas de azeitonas

Esta não é a primeira vez que pessoas são atacadas durante a colheita de azeitonas na Cisjordânia e estes abusos têm se tornado recorrentes, dizem as organizações.

No dia 10 de outubro, outro destes ataques também envolveu a imprensa. Na ocasião, israelenses atiraram pedras e agrediram as pessoas com pedaços de pau.

O fotógrafo da AFP Jaafar Ashtiyeh ficou ferido e relatou que seu carro foi atacado com pedras e incendiado. “Se eu não tivesse conseguido escapar, eles teriam me matado” disse na época.

Cultura de impunidade

Com a recorrência de atentados como estes, a IFJ chama a atenção para a impunidade dos agressores.

Em nota, a IFJ e o PJS exigiram “o fim da impunidade para qualquer pessoa que ataque jornalistas e viole a liberdade de imprensa.”

Segundo o Secretário-Geral da IFJ, Anthony Bellanger, os ataques contínuos contra jornalistas e profissionais de imprensa na Palestina são “deploráveis”.

“Tais violações, geralmente perpetradas com o pleno conhecimento das forças de ocupação israelenses e sob sua proteção, representam um ataque direto não apenas à liberdade de imprensa, mas também aos direitos humanos mais fundamentais.”

error: O conteúdo é protegido.