O Concurso de Fotografia de Paisagem ‘International Landscape Photographter of the Year’, anunciou os vencedores de 2024. A 11ª edição do prêmio recebeu mais de 3.643 inscrições de fotógrafos profissionais e amadores de todo o mundo que retrataram belas paisagens, mostrando a importância da preservação da natureza.
O Fotógrafo de Paisagem do Ano foi Andrew Mielzynski do Canadá. A categoria exige um portfólio com pelo menos quatro fotos. Entre as imagens premiadas esta mostra um nascer do sol capturado no deserto do Atacama, na Argentina, que destaca o Cono de Arita, vulcão localizado a 3.690 metros acima do nível do mar.

Já a foto do brasileiro Gustavo Jacob, ‘Duo – Mar e Mata’, que mostra uma arraia nadando na Ilha Anchieta em Ubatuba, foi selecionada pelo júri da competição para o TOP 101, as melhores fotos de paisagem entre todas as inscritas, e que são incluídas no e-book The International Landscape Photographer of the Year 2024.

Conheça os vencedores do prêmio de fotografia de paisagem 2024
O Fotógrafo de Paisagem do Ano, Andrew Mielzynski, além da foto do deserto do Atacama, fez outros três registros, todos durante o inverno no Canadá.
Um olmo isolado, árvore que floresce no final do inverno, capturada durante uma tempestade de neve, foi uma das imagens premiadas. Muitas dessas árvores morreram devido a um fungo que é espalhado por pequenos besouros na sua casca.

Outra imagem mostra uma vala de gelo fino formada na beira de uma estrada. A foto destaca as texturas, tons e linhas gráficas do gelo, criando desenhos abstratos.

Troncos de choupo (Cottonwoods) cobertos de neve, foi a outra fotografia de paisagem premiada com o primeiro lugar da competição.

O segundo lugar do Concurso de Fotografia de Paisagem ficou com o australiano Ignacio Palacios.
A imagem da ‘7 Color Mountain’ foi capturada no deserto de Siloli, Altiplano boliviano.

Já as fotos do ‘Arita Cono’ e ‘Campo de Pedra-pomes’, foram feitas em La Puna, Argentina.
O Arita é um vulcão em forma de cone perfeito.

Já o Campo de Pedra-pomes é uma vasta extensão de formações rochosas vulcânicas de uma antiga erupção.

Outra imagem premiada foi ‘ Yangykala Cânion’ que fica na região dos Balcãs, no noroeste do Turcomenistão, Ásia Central.

O fotógrafo romeno Gheorghe Popa foi selecionado pelos jurados do Prêmio de Fotos de Paisagem com o terceiro lugar. Suas quatro fotos foram produzidas na Romênia.
‘Sussurros das árvores submersas’ e ‘Enigma glacial’ foram capturadas no Lago Cuejdel.


‘Início de outono’, no Parque Natural Vânatori Neamt.

‘Beleza envenenada’, em Geamana, nas Montanhas Apuseni.

Veja os premiados nas outras categorias do concurso de fotos da natureza
O japonês Ryohei Irie foi o vencedor da categoria Fotografia de Paisagem Internacional do Ano com a foto ‘Vestígios de luz’, feita em Ichinomata, província de Yamaguchi, Japão.

Justinos Sukotjo, da Indonésia, foi o segundo colocado. A imagem monocromática ‘Cuidados maternos’ mostra uma árvore curvada sobre uma árvore menor e foi capturada na praia de Walakiri, Ilha Sumba, Indonésia.

A terceira colocação foi para Himadri Bhuyan. O indiano registrou ‘O Fluxo’ que mostra as águas de uma cachoeira em Sohra, Meghalaya, Índia.

Os prêmios especiais do Concurso de Fotografia de Paisagem foram para cinco categorias: Preto & Branco, Aéreo, Neve & Gelo, Céus e Floresta.
Fritz Rumpf, dos Estados Unidos, foi o vencedor na categoria Preto & Branco com a imagem ‘Gravata branca’ capturada no Parque Nacional do Vale da Morte, na Califórnia.

O suíço Benjamin Barakat ganhou na categoria Aéreo com uma foto das dunas do deserto da Namíbia, intitulada ‘A duna final’.

Na categoria Neve & Gelo o vencedor foi Jeroen Van Nieuwenhove, da Islândia, com a foto ‘Isþyrlu”. O fotógrafo registrou um redemoinho de gelo em Scoresbysund, Groelândia.

O italiano Federico Delucchi registrou a aurora boreal e uma chuva de meteoros em Rocca la Meja, montanha localizada no Piemonte, Itália e foi o vencedor na categoria Céus emocionantes.

Na categoria Floresta a fotógrafa de Taiwan, Shirley Wung, capturou vagalumes voando entre a neblina de uma floresta em Wufeng Township, em Taiwan.

As fotografias premiadas no Concurso Internacional de Fotógrafo de Paisagem do Ano foram selecionadas por um júri formado por David Burnett, cofundador da Contact Press Images, Tim Parkin, editor da revista On Landscape, Tony Hewitt, fotógrafo vencedor do prêmio em 2023, Kaye Davis, mestre em fotografia do NZIPP e Jim M. Goldstein, fotógrafo de belas artes e autor.
Leia também | Vitórias da natureza, paisagens poéticas e mais: concurso europeu de fotografia ambiental revela vencedores






