Ícone do site MediaTalks em UOL

‘Parassocial’: palavra do ano do dicionário Cambridge retrata conexão emocional com famosos e IA

Taylor Swift anunciando noivado com Kelce Travis em cenário florido

A relação dos fãs com Taylor Swift ilustra sentido da palavra "parassocial". Foto: divulgação

“Parassocial”, palavra do ano de 2025 escolhida pelo Cambridge Dictionary, retrata sociedade em 2025, baseada na lógica das redes sociais e das ferramentas de inteligência artificial.

O Cambridge Dictionary divulgou a sua escolha para palavra do ano de 2025, refletindo o comportamento dos seguidores de famosos nas redes sociais e das conversas cada vez mais pessoais com os chatbots de IA: “parassocial” foi o termo eleito para representar este ano.

O dicionário define parassocial como:

“Relativo a uma conexão que alguém sente entre si e uma pessoa famosa que não conhece, um personagem de um livro, filme, série de TV, etc., ou uma inteligência artificial.”

A justificativa para a escolha está, como não poderia deixar de ser, na relação da sociedade com a tecnologia. Segundo o Cambridge Dictionary, as redes sociais e as inovações da inteligência artificial vêm intensificando relações de mão única.

O frenesi global com o noivado da cantora Taylor Swift e o jogador de futebol americano Travis Kelce é um dos exemplos mais claros deste ano do que são as relações parassociais. O evento foi alvo de análise e é comumente usado para ilustrar o termo.

Crescimento nas buscas por parasocial no dicionário

Outro ponto que contou para a escolha da palavra do ano foi o fato de que as buscas por parasocial no dicionário aumentaram muito desde 30 de junho. Na data, o youtuber IShowSpeed bloqueou um fã que se identificou como seu “parasocial número 1”.

As buscas pela palavra já vinham em uma crescente antes de junho, explica o dicionário, em parte devido a debates nas redes sociais sobre a ética de profissionais de marketing e influenciadores que se aproveitam de relações parasociais para vender seus produtos.

Porém, em junho, além do pico causado pelo caso do youtuber, “as buscas também dispararam devido à cobertura da mídia sobre a Meta e a OpenAI e o potencial impacto de seus chatbots em crianças e na saúde mental”.

Até então, a definição de parasocial focava na relação de fãs com celebridades, mas em decorrência dos acontecimentos do meio do ano, em setembro o dicionário incluiu também a possibilidade de um relacionamento de uma pessoa com uma inteligência artificial.

Relações parassociais são representativas da sociedade em 2025

Em sua explicação sobre o contexto da escolha da palavra do ano, o dicionário Cambridge uma série de acontecimentos do ano de 2025 que mostram como a palavra representa a sociedade atual.

O caso do youtuber em junho, mencionado anteriormente, foi seguido pelo lançamento da versão por assinatura do Grok, o chatbot da xAI, que para críticos, “fomentou relações parassociais prejudiciais.”

Em agosto, nos Estados Unidos, empresas de IA foram intimadas pelo Congresso a desenvolver camadas de proteção de menores contra “relações parassociais prejudiciais”. No mesmo mês, a cantora Taylor Swift anunciou seu noivado.

Para Colin McIntosh, editor-chefe do dicionário Cambridge, “é interessante do ponto de vista linguístico porque o termo passou de um termo acadêmico para um termo usado por pessoas comuns em suas postagens nas redes sociais”.

“Além disso, ele captura o espírito da época de 2025, à medida que o fascínio do público por celebridades e seus estilos de vida continua a atingir novos patamares.”

Apesar de as relações parassociais serem algo sintomático dos tempos atuais, este tipo de comportamento existe pelo menos desde o século XIX, ressalta o dicionário Cambridge, com os primeiros registros sendo relacionados a escritores.

Outras palavras consideradas pelo Cambridge Dictionary

Em seu anúncio da palavra do ano, o Cambridge Dictionar também divulgou outras duas palavras que foram finalistas na eleição.

A primeira delas é “pseudonimização”, que é o “processo no qual informações relacionadas a uma pessoa específica, como um nome ou endereço de e-mail, são alteradas para um número ou nome sem significado, de forma que seja impossível identificar a quem a informação se refere.”

A outra palavra que disputou o posto de palavra do ano em 2025 foi “memeify”, em português seria algo como transformar em meme. A definição é: “Transformar um evento, imagem, pessoa, etc., em um meme (= uma ideia, piada, imagem, vídeo, etc., que se espalha muito rapidamente na internet)”.

Além delas, o Cambridge Dictionary divulgou ainda uma pequena lista de palavras para ficar de olho:

As palavras relacionadas a tecnologia e redes sociais vem ganhando cada vez mais espaço nos campos formais da língua inglesa. Este ano, o próprio dicionário Cambridge adicionou às suas definições 6000 novos termos, entre eles muitos relacionados à cultura digital, como “skibidi” e “delulu”.

Outras palavras do ano 2025

O Cambridge Dictionary não é o único a escolher sua palavra do ano, o mesmo é feito também por outros dicionários de inglês.

Este ano, o dicionário Collins escolheu “vibe coding”. As finalistas divulgadas pelo Collins também giram em torno de tecnologia, como “broligarchy”, “clanker”, “biohacking”, entre outras.

O dicionário Oxford também costuma eleger uma palavra do ano, mas ainda não anunciou a de 2025. Em 2024, a escolhida foi “brain rot”.

Sair da versão mobile