Ícone do site MediaTalks em UOL

Médico é eleito fotógrafo de natureza do ano em concurso europeu com imagem capturada ao tirar o carro da garagem

Organizado pelo Nature Talks Photo Festival, da Holanda, o concurso Fotógrafo de Natureza do Ano 2025 escolheu as melhores imagens de profissionais e amadores destacando paisagens, fauna e flora.

Disputando com mais de 24 mil imagens enviadas por profissionais e amadores de 96 países, um médico norueguês conquistou o título de fotógrafo de natureza do ano na edição 2025 do concurso promovido pelo Nature Talks Photo Festival, da Holanda.

Clínico geral, Ásmund Keilen capturou a imagem ao tirar o carro da garagem para ir trabalhar em uma manhã de verão nos arredores de Oslo. “Sundance”, como  o registro foi batizado, mostra uma andorinha contra a luz do sol e sementes alaranjadas de bétula refletidas no teto do carro.

Foto: Ásmund Keilen / Nature Photograher of The Year 2025

A imagem encantou os jurados pela combinação espontânea entre beleza natural e sensibilidade para capturar o momento.

“Não sou fotógrafo profissional e não tenho formação em fotografia. Para mim, ela é uma paixão e aguça meus sentidos em meus encontros com a natureza.”

Fotógrafo de natureza brasileiro recebeu menção honrosa

O brasileiro Octavio Campos Salles, fotógrafo profissional, recebeu menção honrosa na categoria Outros Animais com a imagem “Sobreviventes encalhados”, que retrata jacarés presos na lama de um lago do Pantanal.

Foto: Octavio Campos Salles / Nature Photograher of The Year 2025

Salles conta que usou um drone para documentar as silhuetas escuras dos jacarés aglomerados contra um fundo de terra e lama seca, formando padrões quase artísticos.

“A fotografia retrata mais do que apenas um grupo de répteis. É um registro impactante de resiliência e vulnerabilidade e uma lembrança do frágil equilíbrio de um ecossistema sob pressão.”

Conheça os vencedores das outras categorias do concurso que elegeu os melhores fotógrafos da natureza de 2025 

Mamíferos | Refeição polar, por Pål Hermansen, Noruega

O primeiro lugar da categoria Mamíferos do concurso holandês foi para outro profissional de saúde da Noruega, assim como o vencedor geral. O dentista Pål Hermansen fotografou um urso polar no extremo norte de Svalbard no exato momento em que capturou uma morsa, tingindo a neve de sangue.

Foto: Pål Hermansen / Nature Photograher of The Year 2025

O fotógrafo disse que devido às mudanças climáticas, os ursos polares enfrentam dificuldades por causa da perda do gelo marinho.

“Eles dependem do gelo para caçar e precisam armazenar alimentos na primavera para sobreviver aos meses de escassez no verão”.

 Arte da Natureza | Alce na neve, por Pål Hermansen, Noruega

Hermansen venceu também na categoria Arte da Natureza com a imagem de um alce durante uma forte nevasca, criando grafismos.

Foto: Pål Hermansen / Nature Photograher of The Year 2025
Outros Animais | Grito silencioso, de Bence Máté, Hungria

Bence Máté foi o vencedor na categoria Outros Animais, com um registro de um filhote de pássaro indefeso sendo devorado por caranguejos na Ilha dos Pássaros, nas Seychelles.

Foto: Bence Máté / Nature Photograher of The Year 2025
Plantas e Fungos | Inferno, por Tobias Richter, Alemanha

Chamas intensas, troncos de árvores incandescentes e colunas de fumaça iluminadas durante um incêndio florestal nas montanhas de Arenito do Elba, entre a Alemhaha e a República Checa, compõem a cena na foto vencedora na categoria Plantas e Fungos do concurso do Nature Talks Festival.

Foto: Tobias Richter / Nature Photograher of The Year 2025

 

Paisagens | A hora de uma gota, por Alexander Hormann, Alemanha

A imagem eleita pelos jurados como a melhor paisagem foi feita em Svartisen, na segunda maior geleira da Noruega. Como o fotógrafo não podia entrar no local devido à queda de blocos de gelo, fez a foto pelo lado de fora por um pequeno buraco na parede da caverna.

Foto: Alexander Hormann / Nature Photograher of The Year 2025

Hormann observou que uma gota caía continuamente e a capturou no momento anterior à queda, criando assim a ilusão de um pingo congelado.

Subaquático | Featherhome, por Luis Arpa Toríbio, Espanha

Na categoria Subaquático do concurso holandês, a foto vencedora mostra um camarão crinóide camuflado e agarrado ao seu hospedeiro em Tulamben, Bali.

Foto: Luis Arpa Toríbio / Nature Photograher of The Year 2025

O fotógrafo usou uma lente com amplo campo de visão para conseguir chegar bem perto do minúsculo crustáceo e proporcionar a sensação de uma visão que  transporta o espectador para o mundo frágil do camarão, onde a sobrevivência depende inteiramente da camuflagem.

Humano e Natureza | Travessia difícil, por Xingchao Zhu, China

O designer e fotógrafo chinês Zhu registrou no condado de Dulan, em Qinghai, China, um lince-eurosiático atravessando uma cerca de arame em uma área de pastagem à procura de uma parceira.

Foto: Xingchao Zhu / Nature Photograher of The Year 2025
 Preto e Branco | Caminho para o alto, por Sebastian van der Greef, Holanda

Uma raposa-do-ártico caminhando em Svalbard foi a fotografia de natureza vencedora na categoria Preto e Branco da competição. O fotógrafo fez a imagem quando observou a raposa subindo a montanha.

Foto: Sebastian van der Greef / Nature Photograher of The Year 2025
Retratos de animais | Maravilha compartilhada, por Mary Schrader, EUA

A fêmea de gorila-das-montanhas foi registrada com olhar plácido e acolhendo uma borboleta amarela sobre o seu corpo. A singela imagem venceu na categoria Retratos de Animais do prêmio de fotografia de natureza. Capturada na Floresta de Bwindi, em Uganda, a foto une a força selvagem do gorila com a beleza frágil da borboleta.

Foto: Mary Schrader / Nature Photograher of The Year 2025
Natureza dos Países Baixos | Marés de bicicleta, por Sam Mannaerts, Bélgica

A categoria Natureza dos Países Baixos é uma seção especial que destaca a beleza natural da Holanda e da Bélgica. A imagem vencedora foi feita no inverno passado em um dia de neve na Bélgica.

Foto: Sam Mannaerts / Nature Photograher of The Year 2025

Durante a maré baixa, Mannaerts notou uma bicicleta na lama. Com um drone ele capturou a imagem que destaca os contornos que a neve havia criado na bicicleta e os padrões de lama ao redor.

“A foto serve como uma denúncia sobre o descarte ilegal de lixo, que parece ter se tornado mais a regra do que a exceção”, disse.

Categoria Jovem (11 a 17 anos) | Lince-pardo em movimento, por Leo Dale, EUA

O jovem fotógrafo de natureza Leo Dale conseguiu registrar em uma foto panorâmica o momento quem que um lince vitorioso na caçada carrega a sua presa, na costa da Califórnia.

Foto: Leo Dale / Nature Photograher of The Year 2025
Prêmio Fred Hazelhoff para séries de fotografias de natureza  | Paisagens florais, por Theo Bosboom, Holanda

O fotógrafo holandês Bosboom, vencedor da categoria que homenageia um profissional que é referência na fotografia moderna de vida selvagem na Holanda, conta que sempre quis fotografar flores sob a perspectiva de uma formiga ou de uma joaninha.

Foto: Theo Bosboom / Nature Photograher of The Year 2025-

Com a ajuda de uma lente macro grande angular, capaz de girar 360 graus, ele conseguiu realizar seu sonho. Seu portfólio mostra as flores de uma maneira totalmente nova. Ao contrário das macrofotografias tradicionais de plantas, a ênfase é muito mais na vida das flores e nos habitats que elas fazem parte.

Foto: Theo Bosboom / Nature Photograher of The Year 2025-

“Durante as minhas expedições, encontrei uma quantidade muito pequena de insetos. Tanto as flores quanto os insetos têm sofrido declínio na Europa Ocidental (e também em muitos outros países) nas últimas décadas, devido à agricultura intensiva, urbanização e expansão da infraestrutura urbana, entre outros fatores”, explicou.

Foto: Theo Bosboom / Nature Photograher of The Year 2025
Sair da versão mobile