Em resumo
- A irritação do presidente Donald Trump com reportagens que o desagradam provocou mais um episódio de insulto a jornalistas.
- Pela terceira vez em poucas semanas o alvo foi uma jornalista mulher, do New York Times.
Donald Trump, presidente dos EUA, tem perdido cada vez mais a paciência com a imprensa, e mais uma vez disparou insulto contra uma repórter, chamando-a de feia por dentro e por fora, após matéria sugerindo seu suposto envelhecimento com base em registros de viagens e presença em eventos públicos.
O presidente Donald Trump voltou a insultar uma jornalista, desta vez por escrito, em uma postagem em sua rede social, Truth Social.
Indignado com uma reportagem do New York Times sobre sinais indicando seu envelhecimento, ele disparou um duplo ataque contra Katie Rodgers: “repórter de terceira categoria, feia por dentro e por fora”.
Ofensas e provocações do presidente americano aconteciam desde o seu primeiro mandato e se intensificaram no segundo, com uma especial preferência por insultar profissionais de imprensa mulheres.
Trump insulta jornalistas da Bloomberg, ABC e agora do NYT
Este é o terceiro caso em um curto período de tempo. Há uma semana Trump insultou a repórter da ABC News Mary Bruce em uma coletiva na Casa Branca, com a presença do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, por sua pergunta sobre o assassinato do jornalista Jamal Kashoggi dentro da embaixada do país em Istambul.
Dias antes, o alvo foi Catherine Lucey, da Bloomberg, agraciada com um “Cala a boca, porquinha” dentro do avião presidencial por uma pergunta sobre os arquivos do pedófilo Jeffrey Epstein.
A reportagem da qual ele reclamou foi feita por Rodgers e por Dylan Freedman, jornalista de dados que levantou as informações usadas no texto. Mas Freedman foi poupado na postagem agressiva contra o jornal e contra a repórter.
O que irritou tanto o presidente Trump
O texto que levou Trump a insultar mais uma jornalista é uma análise detalhada dos compromissos do presidente este ano, comparando com os registros de seu primeiro mandato.
Read the full story NYT here (gift link): https://t.co/ojXiyIz3HE pic.twitter.com/YuCs8zoMUJ
— Dylan Freedman (@dylfreed) November 25, 2025
A conclusão, com base nos dados, é que ele está participando de menos eventos públicos e viajando menos dentro do país, embora tenha aumentado a frequência de viagens ao exterior.
Outra observação foi que Trump tem encurtado passado em solenidades, e tem dado sinais de cansaço, como o dia em que foi fotografado sonolento e até aparentemente cochilando durante uma coletiva de imprensa no Salão Oval da Casa Branca.
Rodgers é uma veterana jornalista credenciada pela Casa Branca para acompanhar as atividades dos presidentes desde 2018, e é autora de um livro sobre a evolução dos perfis das primeiras-damas, de Hillary Clinton para Jill Biden.
Em sua reação, o presidente também voltou a atacar o New York Times, um de seus desafetos na mídia, e discorreu sobre as conquistas do seu mandato.
Ele admitiu que um dia ou outro com menos energia é normal para qualquer pessoa, mas afirmou que seus exames físicos e cognitivos estão perfeitos.
Leia também | Além do discurso: como Trump está recorrendo a barreiras físicas para dificultar o trabalho de jornalistas críticos
Leia também | Em dias de fúria contra a imprensa, Trump insulta jornalistas mulheres e chama uma de ‘porquinha’; assista
Leia também | BBC encara Trump e descarta acordo para evitar processo de difamação: ‘determinada a lutar’
Leia também | Trump reclama da sua foto na capa da revista Time sobre Gaza: ‘Sumiram com meu cabelo’
Leia também | Sob Trump, confiança de americanos na imprensa cai ao seu menor nível histórico, diz Gallup


