Como os jovens veem as fake news? Um projeto no Reino Unido desafiou alunos de instituições de ensino superior que recebem jovens entre o ensino secundário e a universidade (os Sixth Form Colleges) a interpretarem de forma artística a desinformação na era da Covid-19.
Os 250 estudantes de arte, fotografia e design que participaram do projeto abusaram da criatividade para expressar a dificuldade de distinguir o que é verdade em meio ao excesso de informação e desinformação. Os trabalhos foram exibidos em uma exposição virtual organizada pela Sixth Form Colleges Association.
Usando técnicas diversas, os alunos abordaram aspectos como o papel da internet e das redes sociais em suas vidas, a confusão diante de mensagens conflitantes sobre o mesmo assunto, a busca insaciável por visibilidade e o impacto sobre a autoimagem.
Uma das mensagens mais eloquentes é a de Ella Smithies, que se inspirou quadro O Grito, do pintor norueguês Edvard Munch, para simbolizar o estado emocional dos que são bombardeados com informações no mundo tranformado pela Covid-19 (foto que abre a matéria).
Conheça alguns dos trabalhos: