A imagem de um surfista ‘lutando’ debaixo d’água com uma onda gigante em Teahupo’o, no Taiti, valeu o prêmio de fotografia do Oceano do Ano 2002 para o francês Ben Thouard.
A foto vencedora foi escolhida por unanimidade pelo júri do Ocean Photography Awards e é um exemplo da conexão dos seres humanos com o mar em um dos esportes mais populares e desafiadores do mundo.
O prêmio de fotografia tem uma categoria – Conexão Humana: Pessoas e Planeta Oceano – dedicada a mostrar vários momentos da interação do homem com o mar, também presentes em outras categorias do concurso. Veja as melhores imagens.
Vencedor do prêmio de fotografia ama o mar e o surfe
Ben Thouard nasceu em Toulon, no sul da França e foi criado no mar. Aprendeu a surfar ainda criança e desde então é apaixonado pelo oceano.
O fotógrafo descobriu a fotografia na adolescência e em 2004 foi para Paris cursar fotografia. Em 2008, fez como muitos que se cansam do frio e das grandes cidades: mudou-se para o paradisíaco Taiti.
A partir daí já ganhou diversos prêmios, incluindo o primeiro lugar na categoria Aventura no concurso Ocean Photography Awards.
Agora ele foi escolhido o Fotógrafo do Ano no mesmo concurso, com uma imagem que mostra um surfista enfrentando a turbulência criada pela enorme onda em Teahupo’o, uma das mais perigosas do mundo devido aos recifes de coral na arrebentação.
Conheça as outras imagens da conexão homem com o oceano do prêmio de fotografia
Steve Woods, Dominica/Caribe
O primeiro lugar da categoria Conexão Humana – Pessoas e Planetas do concurso de fotografia mostra um mergulhador interagindo com uma baleia cachalote em meio a algas (Sargassum).
Simon Lorenz, Sri Lanka
Nem sempre a conexão é positiva para os habitantes do mar. Um mergulhador libertando uma tartaruga-oliva de detritos plásticos, foi a imagem eleita pelo júri do prêmio como a segunda colocada.
Radim Klimes, Austrália
A ligação dos surfistas com o mar pode ser pacífica e nao furiosa como a imagem vencedora do concurso. Um surfista flutuando sobre o mar calmo foi a fotografia selecionada como a terceira colocada na categoria Conexão Humana: Pessoas e Planeta Oceano da competição.
Leia também | Mudança climática: brasileiro é premiado com série sobre desalojados em vila engolida pelo mar no RJ
Além dos três primeiros lugares, o júri do concurso também selecionou imagens altamente recomendadas que mostram mergulhadores interagindo com peixes, pescadores em busca de seu sustento e pesquisadores tratando dos seres do mar.
Thien Nguyen, Vietnã
Um barco navega pela floresta de mangue de Rú Chá, no Vietnã.
Max Holba, Indonésia
Um pescador usa óculos de mergulho de madeira, feitos a mão, para procurar seu ‘babu’ – armadilha de bambu para peixes.
Karim Iliya, Havaí
Em mais uma cena de surfe no prêmio de fotografia de oceano, a foto aérea mostra o atleta remando em uma imensidão de águas agitadas e cheias de espuma no Havaí.
Brook Peterson, Egito
Mergulhadores preparam-se para entrar no mar colorido por recifes de coral.
Píer Nirandara, Bahamas
A imagem retrata a harmonia entre os seres humanos e os golfinhos, nadando em sincronia.
Reiko Takahashi, Japão
Águas-vivas iluminam o mar em diante de um resort em Kagoshima, rivalizando com as luzes artificiais.
Tom Vierus, Polinésia Francesa
Cientistas implantam um registrador de temperatura em um tubarão-de-pontas-negras-do-recife, uma espécie considerada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como quase ameaçada.
Josh Muñoz, Polinésia Francesa
A imgem registrou o momento de interação entre uma baleia jubarte, seu filhote e um ser humano.
João Pompeu, Portugal
Os espectadores observam do mirante as ondas gigantes da praia de Nazaré.
Outras categorias do prêmio também mostraram interação do homem com o mar
Na categoria Aventuras, imagens de mergulhos em cavernas, em águas geladas e com animais foram premiadas.
Tom St. Jorge, México
A primeira colocação da categoria mostra um mergulhador nadando em cavernas subaquáticas, cercado por formações gigantescas que levaram milênios para se formar na Península de Yucatán, no México.
Franco Banfi, Caribe
A imagem selecionada pelo júri do concurso como a segunda colocada do prêmio de fotografia mostra um mergulhador nadando ao lado de baleias cachalote em Dominica, no Caribe.
Martin Broen, México
Um mergulhador se move através de um cenote (tipo de poço) abandonado na Península de Yucatán, México. Ele parece estar flutuando por uma floresta mal- assombrada.
Christophe Mason Parker, Ilha Descroches, Seicheles
A imagem mostra um mergulhador observando os vastos leitos de ervas marinhas que cercam a Ilha Descroches. A foto foi uma das altamente recomendadas pelos jurados do prêmio de fotografia de oceano em 2022.
Khaichuin Sim, Malásia
Uma mergulhadora parece bailar cercada por um cardume de peixe, iluminada pela luz do sol que vem da superfície.
Lucie Pollet, México
A imagem selecionada como altamente recomendada no prêmio de fotografia de oceano mostra um mergulhador subindo para a superfície e formando inúmeras bolhas.
Franco Banfi, Rússia
Para os mais corajosos, o frio não é obstáculo para a integração com o mar. O registro de um mergulho sob o gelo do Mar Branco, onde a temperatura da água chega a -2ºC, foi uma das fotografias selecionadas pelo júri do concurso.
As imagens foram divulgadas pela organização do prêmio de fotografia Ocean Photography Awards e não podem ser reproduzidas
Leia também | Refúgio de ursos, cratera de vulcão e mais: veja as melhores imagens do Drone Photo Awards 2022