Londres – Fotografias de momentos fofos de animais selvagens como a sonequinha de um elefante à sombra de árvores, e coreografias da natureza estão entre as imagens premiadas no concurso Drone Photo Awards 2023, que acaba de anunciar os vencedores.
Há também paisagens deslumbrantes vistas do alto e registros de temas contemporâneos, como o do israelense Or Adar, eleito o Fotógrafo do Ano com a imagem de três cartazes vistos do alto durante uma manifestação em Israel.
Nesta edição nenhum brasileiro foi premiado, mas imagens do país aparecem no vídeo vencedor da competição, que documenta uma viagem de quatro anos do fotógrafo alemão Bashir Abu Shakra pelos Alpes, Mongólia e Brasil, ao som da valsa Danúbio Azul.
Animais selvagens registrados em fotografias aéreas
A competição organizada pelo Siena Awards, festival de artes visuais que acontece entre julho e novembro na Itália, recebeu este ano milhares de imagens de profissionais e amadores de diversos países, explorando as possibilidades de uso dos drones na fotografia.
Para os que se dedicam ao registro de animais selvagens ou que vivem soltos na natureza, os drones permitem capturar cenas do cotidiano sem perturbá-los ou sem o risco de se aproximar de feras nem sempre amistosas com os “paparazzi” da natureza.
É o que mostram os vencedores e finalistas da categoria Vida Selvagem do concurso.
Gigante adormecido
A fotografia de um elefante dormindo entre as folhagens, de autoria do fotógrafo indiano Dhanu Paran, foi a vencedora na categoria dedicada a imagens de animais selvagens.
A foto foi feita na Reserva de Tigres de Anamalai, no estado indiano de Tamil Nadu.
Desculpe a visão
O segundo lugar na categoria é uma cena menos bucólica da mesma espécie: um grupo de elefantes procura comida em um depósito de lixo perto de uma floresta no Sri Lanka.
“É desanimador testemunhar essas criaturas recorrendo a hábitos tão destrutivos e insalubres”, diz Lalith Ekanayabe, do Sri Lanka, responsável pelo clique.
Descanso do guerreiro
Não são apenas os elefantes que descansam. O registro do espanhol Javier Lafuente mostra um urso polar repousando em seu habitat. O momento foi capturado por um drone com hélices de baixo ruído, para não assustar o animal. Ficou entre as melhores na categoria dedicada a fotografias de animais selvagens ou que vivem na natureza.
O banho dos búfalos
Aproveitar a água é uma forma de lazer no mundo selvagem. Uma visão panorâmica de um grupo de búfalos mergulhando em uma lagoa para se refrescar em um dia quente e ensolarado foi uma das imagens finalistas, de autoria de Kiah Kwa Ng, da Malásia.
As cores contrastantes dos búfalos com o entorno criaram uma imagem atraente em tons de terra.
Reunião em Gold Harbor
Alguns preferem ficar fora d’água, como esses filhotes de pingüim-rei reunidos em torno de um lago de água doce, captados por Renato Granieri, do Reino Unido.
Tanto os adultos quantos os filhotes em fase de muda evitam entrar na água porque suas penas não são impermeáveis. Em vez disso eles se reúnem perto de fontes de água doce para se manterem hidratados.
Coreografias da vida selvagem no mar
Pavimentando o caminho
A visão aérea de um tubarão deslizando em meio a um denso cardume de peixes durante o verão de 2022 na costa de Southampton, nos Estados Unidos, foi uma das fotografias aéreas destacadas pelo júri. A autora é Joanna Steidle, dos Estados Unidos.
Amigas
As baleias cinzentas vêm interagir com as pessoas no barco como se fossem ‘amigas’. Uma experiência inesquecível que foi registrada pelo mexicano José Cheires, na Baja California Sur.
Salvando as maiores espécies de peixes do mundo
Esta imagem aérea conta a história com final feliz de um tubarão-baleia encalhado, que foi resgatado por pescadores. O flagrante é de Srikanth Mannepuri, da Índia.
Uma corda foi amarrada ao tubarão, enquanto a outra ponta foi presa ao barco que o puxou para que ele pudesse nadar de volta ao oceano, são e salvo.
O salto
Depois de muitas tentativas de encontrar as baleias durante a migração, o australiano David Fairs conseguiu capturar essa bela imagem usando um drone.
Guerreira
A maior tartaruga marinha do mundo, a tartaruga-de-couro, regressa ao mar depois de ter passado várias horas desovando na praia.
A fotografia, do francês Hugo Hebbe, foi feita com uso de drone na Guiana Francesa.
Animais selvagens passeando no ar, na terra e no gelo
No gelo fino
Um urso polar caminha sobre o gelo fino durante o final da primavera no arquipélago de Svalbard, na Noruega.
A área de gelo marinho está diminuindo a cada ano devido ao aquecimento global. E em Svalbard isso está ocorrendo sete vezes mais rápido do que no resto do mundo. A autoria é de Florian Ledoux, da Noruega.
Flamingos
O fotógrafo canadense Thomas Vijaya teve três imagens aéreas de grupos de flamingos selecionadas entre as finalistas.
As fotos foram feitas durante a estação chuvosa, quando os flamingos colorem de rosa o Vale do Rift, na África.
Flamingos 2
Esta imagem aérea do turco Ramazan Cirakoglu capturou um grupo de flamingos fazendo uma pausa em sua migração para o norte, durante a primavera.
Milhares de pássaros voam todos os dias nos pântanos alimentados pelas geleiras da montanha vulcânica Erciyes, na Turquia.
Novas pegadas
A visão do alto captada por Austin Johnson, dos Estados Unidos, permitiu registrar as pegadas deixadas por gansos do Canadá caminhando pela neve virgem que cobre Harris Field em Lewiston, Idaho.
Grandes pássaros
A imagem aérea capturada pelo espanhol Thomas Dressler mostra quatro avestruzes e suas sombras vagando por uma planície desértica em Damaraland, no noroeste da Namíbia.
Refeições no mundo animal
Caçando juntos
A jornada migratória de uma baleia de Bryde a levou para De Gi Bay, no centro do Vietnã, onde passou algumas semanas e deu à luz.
A foto do vietnamita Pham Huy Trung, selecionada como uma das finalistas, registra um dos momentos em que a mãe ensina o filhote a capturar pequenos peixes.
Prato principal
A foto do espanhol Igor Altuna foi feita com o uso de um drone no Parque Nacional South Luangwa, em Zâmbia. Ela mostra os restos de um búfalo abatido por leões que acabou virando banquete para hienas e abutres.
Urso pescador
A imagem do russo Korostelev Mike mostra um urso pardo rodeado de salmões tentando pescar sua refeição. Ela foi capturada no Lago Kurilskoe, na Rússia, onde ocorre a maior desova de salmão do mundo.
As fotografias foram publicadas com a autorização da organização do concurso de fotografia Drone Photo Awards.
Leia também | ‘Briga de casal’ alado vence concurso europeu de fotos de natureza; veja as melhores imagens