Cenas engraçadas, curiosas e inspiradoras estão entre as imagens premiadas no concurso de fotos de cães Dog Photography Awards 2024, que acaba de anunciar os vencedores.
O prêmio rcebeu este ano mais de 1,7 mil imagens de 60 países. Algumas são emocionantes, como a vencedora na categoria Cães & Pessoas, de autoria da canadense Jane Thomson, feita para o calendário 2025 do programa de terapia para animais de estimação do BC Children’s Hospital, em Vancouver.
Intituada “A Princesa e a Ervilha” a foto mostra uma jovem paciente junto com um dos cães inscritos no programa, em uma produção inspirada no conto infantil de Hans Christian Andersen em que o teste para descobrir se uma jovem tinha origem nobre consistia em ver se ela percebia a presença de uma ervilha colocada debaixo de vários colchões.
O concurso foi criado pelos fotógrafos especialistas em retratar cães Audrey Bellot e Claudio Piccoli, em parceria com o Dog Photography Masters, uma plataforma online que oferece cursos de fotografia para quem quer se aprimorar na arte de capturar os melhores momentos desses animais.
Dividida nas categorias Ação, Estúdio, Retrato, Cães & Pessoas e Documentário, a competição tem como objetivo valorizar a arte de fotografar cães, revelar novos talentos e destacar a diversidade e o carisma dos cachorros.
Veja as melhores fotos premiadas de cães do ano
A vencedora na categoria Ação foi Regine Jensen, da Noruega, com ‘Movendo-se no tempo’. A imagem retrata um cão com uma capa vermelha andando em uma paisagem com montes de areia.
O segundo lugar ficou com ‘Explosão de energia’, da russa Anastasia Vetkovskaya, que mostra um cachorro pulando na água ao entardecer.
O terceiro lugar da categoria Ação do prêmio de fotos de cães ficou com Anne-Laurie Léger, do Canadá, com a foto ‘Flutuando’. A fotógrafa capturou o exato momento em que as patas de Maze não tocam o chão, dando a ilusão que ele está flutuando.
A foto ‘Pneu furado na Groelândia’, do americano John Fabiano, foi a primeira colocada na categoria Documentário.
Produzida em meio a uma nevasca em Siorapaluk, aldeia indígena mais ao norte da Groelândia, mostra o momento em que o guia parou o trenó para desembaraçar as cordas e os Huskies esperaram pacientemente para voltar a fazer o que mais gostam no mundo: correr.
An Di Prima do Reino Unido ficou com a segunda melhor foto da categoria do concurso de fotos de cães. Intitulada ‘Seguro’, a imagem retrata Santos, um cão da raça Podengo, que foi resgatado.
Todos os anos milhares desses cães são abandonados ao fim da temporada de caça na Espanha. Alguns deles são salvos por organizações de resgate como a Hope For Podengos.
O terceiro lugar da categoria Documentário ficou com Angela Sulser, da Suíça. A foto ‘Siga sua origem’ mostra a cadela alemã Wirehaired Pointer Lemon durante um exercício de teste de caça de recuperação de patos.
A imagem da fotógrafa sueca Ida Levin, ‘Envelhecendo juntos a cada dia, meu cachorro é minha razão para viver’, mostra Rune, de 90 anos e seu cachorro Hajen. A imagem ficou com o segundo lugar da categoria Cães & Pessoas do prêmio Dog Photography Awards 2024.
Rune tem com insuficiência cardíaca e doença pulmonar obstrutiva crônica devido ao seu trabalho em uma fábrica de concreto. Ele e seu cão têm um forte vínculo.
“Sua única felicidade é seu cachorro. Se ele perder Hajen provavelmente morrerá em alguns dias”, conta a fotógrafa.
Também da Suécia é a foto de Moa Näslund, ‘Conexão silenciosa’, que registrou o amor entre uma jovem e seu cão. A imagem ficou com a terceira colocação no prêmio de fotos de cães Dog Photography Awards 2024.
A vencedora na categoria Retrato foi a foto ‘Pronto para decolar!’, de Rhea Nellen, da Suíça. Kooki é um pastor branco que adora brincar. Para fazer a foto sua tutora teve que jogar um frisbee para o alto, enquanto a fotógrafa teve poucos segundos para conseguir capturar essa pose.
Lucerne Hound Zora esgueirou-se pela Maurerhalle na Basileia como se estivesse caçando, o que é típico de sua raça. A imagem de Lea Styger, da Suíça, conquistou a segunda colocação na categoria Retrato.
A fotógrafa Sophia Hutchinson, do Reino Unido, ficou em terceiro lugar na categoria com o retrato fofo do braco húngaro de pelo curto segurando um jornal da boca. A foto foi feita no Leadenhall Market, um marco histórico de Londres.
Na categoria Estúdio a melhor foto foi ‘Metamorfose canina’, da fotógrafa espanhola Valeria Barbara Barriera Cassina, que mostra um Dachshund em cima de uma mesa com o corpo ‘aumentado’ por um espelho.
O segundo lugar da categoria foi o retrato de ‘Mila’. Ela encara a fotógrafa com um olhar desconfiado e um ‘penteado’ moderno. A foto é da americana Donna Victor.
Regina Jensen, que venceu a categoria Ação do Dog Photography Awards, ficou também como o terceiro lugar na categoria Estúdio com a foto ‘Eu vejo você’, registrando um simpático cachorro que tem apenas um olho.
Leia também | Comédias da vida selvagem: veja as imagens finalistas de prêmio de fotos cômicas de animais na natureza