LondresA rede BBC anunciou nesta terça-feira (3) o cancelamento dos especiais de Natal do programa MasterChef, “Celebrity MasterChef Christmas Cook Off” e “MasterChef Strictly Festive Extravaganza”, após um escândalo de má conduta sexual envolvendo o apresentador Gregg Wallace, de 60 anos.

Uma das figuras mais populares da TV britânica, ele foi acusado na semana passada de comentários sexuais inapropriados e comportamento inadequado ao longo de 17 anos, envolvendo 13 pessoas em diferentes programas. 

Wallace piorou a situação ao se referir às denunciantes como “mulheres de classe média de uma certa idade” em um post no Instagram publicado no domingo. 

Mesmo tendo pedido desculpas pelo comentário no dia seguinte, alegando estar sob estresse e se sentindo “sitiado”, Wallace caiu em desgraça, obrigando a BBC a voltar atrás e cancelar os programas de fim de ano, o que inicialmente a rede tinha dito que não faria. 

Diante da pressão pública, um porta-voz da rede justificou a mudança de posição afirmando que embora o MasterChef seja uma competição de grande relevância, os especiais de Natal são de “natureza diferente”.

E  considerando o “contexto atual”, optou por não exibir as produções já gravadas e editadas. 

A decisão de não exibir os programas veio após fortes críticas até de integrantes do governo diante de declarações de mulheres que confirmaram ter reportado casos de conduta imprópria sem que nada tivesse sido feito com o apresentador. 

Quem é o apresentador do MasterChef da BBC envolvido no escândalo

Nascido no sul de Londres, Greg Wallace começou a trabalhar aos 15 anos como auxiliar em um mercado de frutas e verduras.

Depois abriu seu próprio comércio e entrou para o ramo de restaurantes. Em 2014 as operações faliram com grandes dívidas.

Desde 2005 Wallace atua no MasterChef, inicialmente como jurado e depois como apresentador. 

Em 2022 ele foi condecorado no aniversário da rainha Elizabeth II com a comenda OBE, por sua contribuição à televisão, ao setor de alimentação e por suas atividades beneficentes. 

Foto: Steve Ullathorne / divulgação site Gregg Wallace

Ele tem um império de negócios em torno de sua atuação no MasterChef, envolvendo livros, apresentações e palestras. 

Celebridades confirmaram denúncias contra apresentador do MasterChef

A apresentadora da BBC Kirsty Wark foi uma das primeiras mulheres a acusar publicamente Wallace de comportamento inapropriado, em entrevista à BBC News na semana passada. 

Ela contou que piadas de cunho sexual deixavam as pessoas desconfortáveis, e que chegou a levar o caso a um executivo da produtora responsável pelo MasterChef. Mas nada foi feito.

Entre as que vieram a público confirmar as denúncias está uma vencedora do Celebrity MasterChef, a atriz e escritora Emma Kennedy.

Em um post nas redes sociais, ela revelou que reclamou dele em 2012 após testemunhar sua conduta inapropriada em relação a uma mulher que trabalhava no programa, e que igualmente a BBC nada fez. 

Outro que se manifestou foi o cantor Rod Stewart, cuja mulher, Penny Lancaster, já disputou o Celebrity MasterChef. Ele escreveu: 

“Então Gregg Wallace foi demitido do Masterchef . Boa viagem, Wallace.

Você humilhou minha esposa quando ela estava […] no programa, mas você cortou essa parte, não é?”

Denúncias de comportamento inadequado e ambiente tóxico no MasterChef da BBC

As acusações contra Gregg Wallace se concentram em dois pontos principais: comportamento sexual inadequado e criação de um ambiente de trabalho tóxico.

As 13 mulheres que o acusam, e cujos relatos se estendem por 17 anos, apontam para um padrão de comportamento abusivo.

As mulheres relatam que Wallace fazia comentários inapropriados sobre seus corpos e comportamentos, criando um ambiente humilhante e constrangedor.

O caso da chef Jackie Kearney, que afirma ter ficado “chorando no banheiro” após um comentário de Wallace, ilustra a gravidade dessas atitudes.

As denúncias também descrevem o MasterChef como um ambiente de trabalho tóxico, onde o comportamento inadequado de Wallace seria tolerado.

Há relatos de que ele falava abertamente sobre sua vida sexual, fazia comentários obscenos e se expunha de forma inadequada.

Outro relato foi de que ele pediu a uma tradutora de linguagem de sinais para traduzir palavras chulas durante uma gravação com plateia no estúdio, constrangendo-a e aos que assistiram. 

BBC vive mais um escândalo envolvendo um de seus apresentadores

A resposta inicial de Wallace às acusações, descrevendo suas acusadoras como “mulheres de classe média de uma certa idade”, demonstra uma tentativa de tirar a credibilidade das vítimas e minimizar a gravidade de suas denúncias.

Essa atitude do apresentador, vista como arrogante e misógina, contribuiu para a intensificação da crise e o cancelamento dos especiais de Natal do programa, uma forma da BBC de se distanciar do escândalo e proteger sua imagem.

A produtora do MasterChef, Banijay UK, disse ter iniciado uma investigação sobre o comportamento de Wallace e acrescentou que o apresentador está “comprometido em cooperar totalmente durante todo o processo”.

Mas a BBC a reputação da BBC foi fortemente abalada, pois acusações de acobertamento de condutas inapropriadas de estrelas do elenco são uma mancha em sua história de mais de 100 anos. 

O caso mais grave foi o de Jimmy Savile, um apresentador de programas infantis que durante décadas praticou abusos e morreu antes de ser responsabilizado.