A secretรกria de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, iniciou seu mandato de forma combativa, defendendo agressivavente as polรญticas do governo Trump e, muitas vezes, imitando os mรฉtodos usados por Donald Trump para exercer controle sobre a grande imprensa.
Confrontada recentemente com uma pergunta legรญtima de um repรณrter da Associated Press (AP) questionando a introduรงรฃo de tarifas por Trump contra vรกrios paรญses, ela acusou o repรณrter de duvidar de seu conhecimento de economia. E entรฃo o dispensou, dizendo:
โAgora me arrependo de ter deixado a Associated Press fazer uma pergunta.โ
A AP รฉ uma das principais organizaรงรตes de mรญdia que cobre a Casa Branca. Maior agรชncia de notรญcias dos EUA, suas reportagens sรฃo veiculadas por veรญculos de notรญcias em todo o mundo. Mas recentemente, foi ejetada do โpress poolโ que acompanha as atividades da Casa Branca
A exclusรฃo, em meados de fevereiro, aconteceu em reaรงรฃo ร recusa a denominar o Golfo do Mรฉxico โcomo Golfo da Amรฉricaโ, depois que Trump mudou o nome por meio de ordem executiva.
Em seguida a Casa Branca anunciou que assumiria maior controle do credenciamento da imprensa e escolheria quais meios de comunicaรงรฃo teriam maior acesso ao presidente Trump. ร provรกvel que as escolhsa se baseiem em uma cobertura favorรกvel e nรฃo na qualidade do jornalismo praticado.
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Controle da imprensa por Trump: efeito sobre a funรงรฃo de ‘watchdog’
Para entender como isso รฉ significativo, รฉ importante primeiro afirmar o propรณsito fundamental do jornalismo em uma sociedade democrรกtica, que รฉ o de responsabilizar os poderosos. Isso รฉ conhecido como funรงรฃo โwatchdogโ [cรฃo de guarda, em traduรงรฃo livre]
O trabalho dos repรณrteres do Washington Post Bob Woodward e Carl Bernstein na denรบncia do Escรขndalo Watergate na dรฉcada de 1970 รฉ frequentemente apontado como o padrรฃo ouro do jornalismo de vigilรขncia.
Em รบltima anรกlise, as reportagens levaram ร renรบncia de Richard Nixon como presidente e ร prisรฃo de seu advogado, John Dean.
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Como funciona o pool da imprensa
โPoolingโ descreve o processo pelo qual uma organizaรงรฃo ou indivรญduo importante tenta supervisionar o escrutรญnio jornalรญstico, controlando o acesso. O rei Charles, por exemplo, tambรฉm comanda um pool de imprensa.
O processo funciona em duas etapas. Primeiro, organizaรงรตes de notรญcias ou jornalistas individuais candidatam-se a membros do grupo. Em seguida, alguns jornalistas do grupo sรฃo selecionados todos os dias ou semanas para acesso.
Estes jornalistas โ por meio do contrato de pool โ sรฃo obrigados a compartilhar as informaรงรตes que recolhem com os outros jornalistas do pool, o que muitas vezes leva a um conteรบdo mais genรฉrico.
Assim, embora as organizaรงรตes polรญticas ou os indivรญduos da elite possam afirmar que o sistema de agrupamento รฉ utilizado como uma ferramenta benigna e justa para gerir o interesse consistente da imprensa, na realidade รฉ uma arma de controle das comunicaรงรตes.
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A imprensa credenciada na Casa Branca
O pool de imprensa da Casa Branca foi estabelecido pela primeira vez sob o presidente Dwight Eisenhower como um reflexo do crescente nรบmero de jornalistas baseados em Washington. Mas na era moderna, o uso de pooling foi mais controverso durante e apรณs a primeira Guerra do Golfo, no inรญcio de 1990.
Em vez de percorrer os campos de batalha do Iraque e do Kuwait, a maioria dos repรณrteres ocidentais cobriu o conflito a partir do centro de mรญdia em Dhahran, Arรกbia Saudita, a 250 milhas da fronteira com o Kuwait.
Ali eles foram alimentados com a informaรงรฃo que os militares dos EUA queriam que o pรบblico soubesse. Um pequeno nรบmero de jornalistas reunidos foi entรฃo ocasionalmente acompanhado por tropas dos EUA para o campo de batalha, no que era um caso claro de censura por meio de limitaรงรฃo de acesso e de perspectiva.
Esta dinรขmica de poder entre militares e imprensa – e a subsequente incompatibilidade entre a realidade da guerra e o relato delaโ levaram o filรณsofo francรชs Jean Baudrillard a declarar num ensaio de 1991, publicado pelos jornais Liberation e The Guardian, que โA guerra do Golfo nรฃo aconteceuโ.
O General โStorminโ Norman Schwarzkopf’s, famoso como o โhomem mais sortudo do Iraqueโ รฉ um exemplo de como o briefing indica a estreita relaรงรฃo que se desenvolveu entre militares e profissionais da comunicaรงรฃo social durante o conflito.
Schwarzkopf mostrou aos jornalistas imagens tiradas pela mira de um bombardeiro norte-americano de um carro particular iraquiano que passava por uma ponte momentos antes de um ataque aรฉreo dos EUA o destruir.
ร possรญvel ouvir os jornalistas rindo com Schwarzkopf enquanto assistem a esta fuga da sorte.
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O legado do Vietnรฃ – guerra sem censura da imprensa
Apesar do senso comum de que o escrutรญnio รฉ uma parte importante do sistema de funcionalismo pรบblico, o legado da Guerra do Vietnรฃ โ um conflito que os EUA foram percebidos tanto em casa como em todo o mundo como tendo perdido โ levou a uma desconfianรงa significativa dos jornalistas.
O analista de mรญdia norte-americano Daniel Hallin referiu-se ao Vietnรฃ como o โguerra sem censuraโ. Com isto ele quis dizer que os jornalistas gozavam de uma liberdade sem precedentes โ, exacerbada pelo meio relativamente novo de televisรฃo, que trazia imagens nรญtidas da guerra diretamente para as salas de estar das pessoas.
Em fevereiro de 1968, os briefings diรกrios dos militares dos EUA do Rex Hotel em Saigon ficaram conhecidos como โfive o’clock follies โ, por conta do abismo entre a narrativa oficial do progresso da guerra e o que estava sendo relatado por jornalistas que se aventuraram no campo.
Os militares apresentavam consistentemente uma narrativa positiva โ em forte contraste com a anรกlise do cรฉlebre jornalista da CBS Walter Cronkite:
โDizer que estamos atolados em um impasse parece a รบnica conclusรฃo realista, mas insatisfatรณria.โ
O Vietnรฃ poderia ter sido uma oportunidade para os governos pensarem sobre sua obrigaรงรฃo com a verdade e a exigรชncia de serem mais รฉticos em sua abordagem.
Em vez disso, a sensaรงรฃo em Washington era de que a cobertura desfavorรกvel da imprensa tinha perdido a guerra e que os jornalistas precisavam de ser restringidos.
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Controlando a narrativa
A recente decisรฃo da administraรงรฃo Trump de assumir a seleรงรฃo de jornalistas do grupo da Associaรงรฃo Correspondentesโ da Casa Branca, notoriamente independente, nรฃo รฉ surpreendente.
A abordagem รฉ consistente com a recusa de Trump durante sua primeira presidรชncia em responder a perguntas de jornalistas que tentaram realizar a funรงรฃo de vigilรขncia da imprensa.
Tambรฉm se enquadra na abordagem eleitoral de Trump em 2024, quando ele evitou os meios de comunicaรงรฃo tradicionais, concentrando-se nas redes sociais e aparecendo nos podcasts de Joe Rogan e Andrรฉ Schulz, por exemplo.
Para este fim, as decisรตes da Casa Branca equivalem a uma tomada de poder contra a instituiรงรฃo do jornalismo moderno โ mesmo que grande parte dos meios de comunicaรงรฃo dos EUA tenha estado escravizada pelos poderosos desde o Vietnรฃ.
Este artigo foi publicado originalmente no portal acadรชmico The Converesation e รฉ republicado aqui sob licenรงa Creative Commons.
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