Donald Trump saiu da Casa Branca com má fama referendada por títulos como o maior gerador de notícias falsas sobre a pandemia concedido pela Universidade de Cornellou o presidente do país com a pior gestão da crise do coronavírus entre 105 nações avaliadas pela consultoria Brand Finance.

A danificada marca Trump pode ser até vir a se recuperar diante do público, mas entre os jornalistas será difícil. Uma pesquisa do projeto US Press Freedom Tracker contabilizou que de 15 de junho de 2015, quando Trump declarou sua candidatura à presidência, até sua última postagem antes de ter a conta suspensa pelo Twitter, em 8 de janeiro, ele tuitou 24.500 vezes, das quais 2.520 com mensagens contrárias à imprensa.

Isso significa que, em média, o ex-presidente dos EUA tuitou negativamente sobre a mídia mais de uma vez por dia nos últimos 5 anos e meio.

Não será fácil perdoar o homem que atacou o jornalismo com termos como “Inimigo do Povo” e “LameStream Media”, apontando a mídia como “corrupta”, “desonesta” e “sem esperança”.

2000 Tweet blog_LameStream

O “Murder the Media” esculpido na porta do prédio do Capitólio durante os recentes protestos em Washington pode ser visto como resultado desses cinco anos.

Todas as postagens catalogadas 

O projeto UK Press Freedom Tracker criou um banco de dados dos tuítes anti-mídia de Trump, base de seu relatório. O documento explica que uma série de decisões judiciais estabeleceram que cada um dos tuítes do nome pessoal de Trump, @realDonaldTrump, é uma declaração oficial do Gabinete do Presidente dos Estados Unidos.

E quando Trump tentou contornar a suspensão do Twitter postando no @POTUS, o nome oficial do Gabinete do Presidente, a plataforma de mídia social removeu esses tuítes também. A conta da campanha Trump, @TeamTrump foi igualmente suspensa.

O projeto descobriu que em 2020, apesar de um processo de impeachment, uma pandemia global, protestos nacionais generalizados contra a injustiça racial e a derrota nas eleições,  Trump postou mais tuítes negativos sobre a mídia do que em qualquer ano anterior. O relatório lista 633 tuítes anti-imprensa durante seu quarto e último ano no cargo.

Count graph

O relatório diz que nos últimos meses da presidência, as denúncias à imprensa no Twitter ficaram em segundo plano para ataques contra o processo eleitoral, reivindicações de vitória e teorias de conspiração infundadas de fraude eleitoral. Ainda assim, em relação aos anos anteriores, em seu último ano no cargo, Trump aumentou seus ataques a redações e jornalistas específicos.

Chuck Todd, da NBC, foi “homenageado” pelo ex-presidente como o primeiro e o último alvo dos tuítes de Trump contra a mídia. Ele insultou Todd pela primeira vez em 12 de julho de 2015, referindo-se ao âncora como “patético” e que ele estava “matando o programa Meet the Press”. Quase cinco anos e meio depois, em 6 de janeiro de 2021, Trump mirou em Todd em seu último tuíte anti-mídia. “É triste assistir!” ele postou, usando um de seus apelidos , olhos sonolentos, para referir-se a Todd.


last Tweet

Ao todo, o US Press Freedom Tracker listou 515 tuítes com insultos a jornalistas individuais e 810 a veículos.  A CNN e seus profissionais aparecem no topo da lista, com um total de 310 tuítes. New York Times e MSNBC / NBC ficaram em segundo e terceiro com maior frequência, sendo citados em 289 e 271 tuítes, respectivamente.

Nem mesmo a Fox News escapou. O relatório descobriu que, embora não estivesse entre os três principais alvos, o canal foi um dos favoritos de Trump mesmo durante sua candidatura. E viu-se ainda mais em evidência nos últimos dois anos do ex-presidente no cargo.

Fonte: US Press Freedom Tracker database, Trump’s negative Tuítes about the press 

No último ano tudo piorou 

 

Opposition Graph

Trump e a pandemia no Twitter

Em seu relatório anterior, emitido quando Donald Trump ultrapassou os 2.000 tuítes contra a mídia, o US Press Freedom Tracker destacou que ocorreu um aumento perceptível à medida que a gravidade do novo coronavírus progredia nos Estados Unidos e a gestão da crise era criticada.

O tuíte 2.000 foi um exemplo, criticando a cobertura de nada menos do que cinco veículos e acusando a maioria de parcialidade:

2000 Tweet blog_2000

O relatório de abril do ano passado diz que a taxa de tuítes negativos de Trump contra a mídia começou a acelerar a um ritmo nunca visto nos 5 meses anteriores, tendo subido de 5,6% de seus tuítes gerais em janeiro para 11,2% em março. Na semana de 23 de março – quando os EUA começaram a liderar o mundo em casos confirmados – Trump criticou a mídia em quase um em cada cinco tuítes.

 

2000 Tweet blog_graph1

Em 1º de março do ano passado, ele referiu-se a um grande número de meios de comunicação como “inimigos do povo”, um termo usado pela primeira vez logo após assumir o cargo. O tuíte veio um dia depois de os Estados Unidos registrarem sua primeira morte por coronavírus.

The Times, The Washington Post, MSNBC, ABC, CBS News e mais, ele tuitou, “encabeçam” a “Mídia Falsa de Notícias” e são uma fonte de desgosto e constrangimento nacional.

O relatório diz que os tuítes anti-imprensa de Trump focaram predominantemente na cobertura da mídia sobre a pandemia e na resposta de seu governo:

“Trump condenou repetidamente o uso de fontes não identificadas, alegou que a mídia estava deliberadamente dramatizando o surto para prejudicar a economia e suas chances de reeleição, e afirmou que os meios de comunicação deveriam se unir a ele em face da crise, em vez de continuar cobrindo o surto e a resposta crítica “.

Tuítes foram à época direcionados a veículos específicos – com MSNBC e o New York Times atacados com mais frequência –  e usando “apelidos” degradantes como “MSDNC” e “DeFace the Nation”.

Cinco jornalistas individuais – representando quatro veículos – também foram atacados diretamente: Rachel Maddow e Joe Scarborough da MSNBC, Chuck Todd da NBC, Maggie Haberman do Times e Chris Cuomo da CNN.

2000 Tweet blog_Fredo

O projeto US Press Freedom Tracker destacou os tuítes contra profissionais,  questionando sua legitimidade, ética e objetividade, bem como insultando sua aparência física ou comportamento e atribuindo-lhes apelidos degradantes.

As coletivas de imprensa durante a pandemia viraram campo de batalha e foram exploradas pelo presidente no Twitter:

“Quando o Correspondente Chefe da ABC na Casa Branca, Jonathan Karl, perguntou durante uma reunião em 6 de abril sobre um relatório do inspetor-geral do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Trump brincou:” Você é um repórter de terceira categoria. ” Karl também é o presidente da Associação de Correspondentes da Casa Branca. “

O US Press Freedom Tracker destaca as referências de Trump à CNN como “uma PIADA! , ao Wall Street Journal como“ Fake News! ”.  E observa que ele mirou no Washington Post e no New York Times afirmando que a publicidade estava “ MUITO baixa ”porque são“ Notícias Falsas ”ou porque“ o vírus está simplesmente os espancando ”

2000 Tweet blog_Advertising

Trump também dirigiu-se à Fox News no auge da pandemia, tuitando que assistir ao canal nas tardes de fim de semana era “uma total perda de tempo”. O relatório associa este tuíte a uma matéria  sobre a falta de equipamentos de proteção e mortes de veteranos relacionadas ao coronavírus.

2000 Tweet blog_Fox

Minando a confiança da imprensa 

Em seu relatório de abril de 2020, o US Press Freedom Tracker alertava para o fato de que o tom agressivo que estava  corroendo a confiança do público na mídia, embora fosse uma marca registrada da administração do presidente, aumentava no Twitter em conjunto com a disseminação do coronavírus nos EUA e as críticas à gestão do governo.

A situação não melhorou desde então, como mostram os números agora revelados mostrando todo o ciclo de Donald Trump na rede social em que chegou a ter 88 milhões de seguidores.

Pesquisas que mostram a desconfiança no jornalismo alimentada por essa campanha do ex-presidente da nação mais influente do mundo   indicam que a imprensa tem um longo caminho a percorrer para recuperar o terreno perdido.

Leia também