O Twitter deu mais um passo para entrar no negĂłcio de assinaturas, ao anunciar (em 3/05) a aquisição da startup Scroll, do ex-CEO da Chartbeat Tony Haile. A start-up, lançada em janeiro de 2020, remove anĂșncios dos sites visitados por seus assinantes, destinando parte da taxa mensal de US$ 5 para os editores parceiros.  

Com a aquisição, a ideia Ă© que que os usuĂĄrios do Twitter acessem notĂ­cias sem propaganda ou pop-ups, incentivando-os a ler com mais frequĂȘncia e intensidade por meio da rede social. Entre os veĂ­culos que fazem parte da plataforma estĂŁo USA Today, The Atlantic, Vox, Buzzfeed, The Verge e Business Insider. 

Segundo a Scroll, a quantia destinada aos editores pelo serviço Ă© maior do que eles ganhariam ao veicular os anĂșncios nas matĂ©rias.

O movimento foi interpretado pelo mercado como parte da estratĂ©gia do Twitter de aproveitar sua posição privilegiada de porta de entrada para o consumo de notĂ­cias e lançar seu prĂłprio serviço de assinaturas. No começo deste ano, a empresa havia comprado a ferramenta de edição e publicação de newsletters Revue. 

Mike Park (Foto: perfil LinkedIn)

Mike Park, vice-presidente de Produto do Twitter, sinalizou no comunicado sobre a aquisição da Scroll o interesse em agradar aos que usam a plataforma para acessar notícias:

“As pessoas vĂȘm ao Twitter todos os dias para descobrir e ler sobre o que estĂĄ acontecendo. Editores, jornalistas e escritores conduzem essa conversa, mantendo o mundo informado e gerando discussĂ”es sobre notĂ­cias e questĂ”es com as quais nos preocupamos coletivamente. 

Se o Twitter Ă© onde ocorre grande parte dessa conversa, deveria ser mais fĂĄcil e simples ler o conteĂșdo a que conduz.

Quem cria e consome notĂ­cias sabe que a leitura – e mais amplamente, o jornalismo – merece um futuro melhor. O Scroll nos ajudarĂĄ a construir esse futuro, resolvendo uma das partes mais frustrantes da leitura de conteĂșdo online”. 

Tony Haile (Foto: perfil LinkedIn)

Tony Haile, CEO da Scroll, disse em um comunicado que, embora o modelo de negĂłcios estivesse funcionando bem, a empresa precisa se mover mais rĂĄpido para inovar, razĂŁo para o acordo com o Twitter. 

Em entrevista ao site Axios em 2020, Haile explicou que a Scroll permite um ganho de aproximadamente US$ 46 para cada 1.000 impressĂ”es dos usuĂĄrios na plataforma, quantia significativamente maior do que a que a maioria dos editores cobra pelos anĂșncios atualmente. 

Enquanto integra seu produto ao Twitter, a Scroll vai pausar temporariamente a inscrição de novos usuĂĄrios. E a plataforma encerrarĂĄ o Nuzzel, produto de inteligĂȘncia de notĂ­cias adquirido em 2019.

No futuro, o Twitter planeja incorporar diretamente elementos do Nuzzel na rede social. Os termos do acordo financeiro nĂŁo foram anunciados. O Twitter absorverĂĄ toda a equipe da Scroll, que Ă© de apenas 13 pessoas.

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