O coletivo Covid Latam, formado por 18 fotógrafos da América Latina, ganhou o prêmio FotoEvidence Book Award – World Press Photo 2021 com suas fotos que documentam, desde março de 2020, os efeitos da pandemia no dia-a-dia das comunidades mais vulneráveis da região, suas crises e o aprofundamento das desigualdades sociais.

O prêmio FotoEvidence Book Award – World Press Photo reconhece anualmente um projeto que demonstre coragem e compromisso para documentar  temas como violação dos direitos humanos, injustiças ou atentados à dignidade humana.

O coletivo que venceu a edição 2021 reúne fotojornalistas de 14 países latino-americanos: Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Bolívia, Brasil, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Peru, Uruguai e Venezuela. Entre os vencedores estão três brasileiros – a carioca Ana Carolina Fernandes e os paulistas Victor Moriyama e Rafael Vilela.

Juntos, os 18 fotógrafos reuniram mais de 900 imagens muito marcantes, que mostram o drama de famílias em quarentena, enchentes, tumultos, incêndios e funerais, e também a luta contra o isolamento, a solidão e a ansiedade.

O projeto, premiado também pelo Picture of The Year (POY Latam), vai virar um livro que será lançado em Amsterdã, durante a próxima edição do World Press Photo, e também em Nova York, no Bronx Documentary Center.

O título do livro – Red Flag – foi inspirado por um gesto que nasceu na Colômbia durante a pandemia. As famílias mais pobres colocam na frente das casas uma bandeira vermelha que sinaliza um pedido de ajuda. É justamente esse flagrante que abre a seleção de fotos que você acompanha a seguir.

FEDERICO RIOS – COLÔMBIA
Coletivo Covid Latam – Colômbia – Federico Rios 

A bandeira vermelha pendurada na janela representa um pedido de socorro, nesta casa fotografada na capital Bogotá em 3 de abril de 2020. O pano vermelho  mostra a quem puder ajudar que os moradores não têm comida e nenhum dinheiro para comprar alimentos durante o isolamento obrigatório.

VICTOR MORIYAMA – BRASIL
Coletivo Covid Latam – Brasil – Victor Moriyama

Nesta foto publicada no The New York Times, moradores do Edifício Copan batem panelas em protesto contra o presidente Jair Bolsonaro, em 18 de março de 2020. O Copan é o prédio mais tradicional da capital paulista, concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer. No dia anterior, havia sido confirmada a primeira morte de um brasileiro pela Covid-19, num hospital da cidade de São Paulo. Três meses depois, o Ministério da Saúde mudou a data da primeira morte para 12 de março, mas na mesma capital paulista.

ANA CAROLINA FERNANDES – BRASIL
Coletivo Covid Latam – Brasil – Ana Carolina Fernandes

O flagrante mostra o protesto marcante da ONG Rio de Paz no 11 de junho de 2020. Cruzes foram fincadas na praia de Copacabana, a mais famosa do Rio de Janeiro, para homenagear os brasileiros mortos pela Covid-19, que àquela altura já somavam 40 mil.

RAFAEL VIVELA – BRASIL
Coletivo Covid Latam – Brasil – Rafael Vilela

Esta vista aérea mostra a imensidão de covas abertas no cemitério paulista de Vila Formosa, que se tornou internacionalmente conhecido após a explosão de mortes no Brasil. A escavação de sepulturas em série se tornou uma prática comum no local, que na ocasião presenciava 40 enterros por dia. A chegada da pandemia se acelerou e deu visibilidade a um local que já estava marcado pela tragédia. 

JOHIS ALARCÓN – EQUADOR
Coletivo Covid Latam – Equador – Johis Alarcon

Neste autorretrato de 18 de julho de 2020, o fotógrafo abraça sua mãe Mónica Alvarez, no quarto da casa onde cresceu na capital do Equador. O fotógrafo conta: “A cada dia o medo de pegar a doença crescia. Minha mãe é médica e gosto de abraçá-la quando ela volta para casa. Quando ela não está lá, suas plantas são nosso remédio”. 

ANDREA HERNANDEZ – VENEZUELA
Coletivo Covid Latam – Venezuela – Andrea Hernandez

Nesta foto tocante de 8 de maio de 2020, a idosa Martina Veranea Rodriguez, de 87 anos mostra a colagem que fez com as fotos de seus familiares para tê-los sempre por perto em seu apartamento em Caracas. 

   DANIELLE VOLPE – GUATEMALA
Coletivo Covid Latam – Guatemala – Danielle Volpe

O flagrante mostra o agravamento dos casos na cidade da Guatemala: em 11 de junho de 2020, um idoso com sintomas de Covid cai do lado de fora do Hospital San Juan de Dios, o principal hospital da capital responsável pelo tratamento dos infectados pelo coronavírus. 

TAMARA MERINO – CHILE
Coletivo Covid Latam – Chile – Tamara Merino

Neste autorretrato de 28 de março de 2020, a fotógrafa brinca com seu filho Ikal sob o lençol iluminado por um abajur em meio às plantas de seu apartamento em Santiago. Ela explica: “O Chile ficou mais de 140 dias em quarentena obrigatória devido à pandemia de Covid-19. Explorando a conexão entre mãe, filho e natureza em meio ao bloqueio com exposição limitada ao ar livre, esta fotografia destaca a importância vital do meio ambiente no bem-estar coletivo da sociedade”. 

  FRED RAMOS – MÉXICO
Coletivo Covid Latam – México – Fred Ramos

O fechamento parcial do porto de Otay Mesa, na cidade mexicana de Tijuan, colocou em risco a subsistência de milhares de mexicanos e americanos que moram num país e trabalham no outro. Para chegar a tempo ao trabalho, muitos mexicanos passaram a chegar ao porto de madrugada e a dormir em seus carros para não perder a hora de cruzar para os Estados Unidos. A foto é de maio de 2020.

MATILDE CAMPODONICO – URUGUAI
Coletivo Covid Latam – Uruguai – Matilde Campodonico

Em 20 de abril de 2020, funcionários da municipalidade de Montevidéu, desinfetam um ponto de ônibus para ajudar a prevenir a propagação do coronavírus fora de um cinema fechado. No mural do estabelecimento, uma homenagem a alguns dos monstros sagrados do cinema: os diretores Federico Fellini, Alfred Hitchcock, Luis Buñuel e Lucrecia Martel.

SEBASTIAN GIL MIRANDA – ARGENTINA
Coletivo Covid Latam – Argentina – Sebastian Gil Miranda

Bombeiros voluntários da Villa 31, em Buenos Aires, fazendo um resgate. Os incêndios na capital argentina se multiplicaram durante a quarentena. 

FABIOLA FERRERO – COLÔMBIA
Coletivo Covid Latam – Colômbia – Fabiola Ferrero

Em Bogotá, a fotógrafa retrata seu companheiro olhando pela janela do apartamento onde vivem, durante o primeiro mês de bloqueio.

 ELIANA APONTE – CUBA
Coletivo Covid Latam – Cuba – Eliana Aponte

No dia 1º de maio de 2020, o governo cubano suspendeu a celebração do Dia do Trabalho, um dos maiores eventos públicos anuais de Havana. Com as pessoas em casa, um policial cubano anda de máscara em meio à Plaza de la Revolución vazia, com a imagem de Che Guevara como testenunha.  

  PABLO E.PIOVANO – ARGENTINA
Coletivo Covid Latam – Argentina – Pablo E. Piovano

A foto é um jogo visual entre pai e filho fotógrafos, na capital argentina. Pablo explica: “Meu pai, Juan, é um fotógrafo de 76 anos. Ele tem um olho cego e outro com apenas quinze por cento de visão. Este ensaio é uma conversa entre pai e filho, um jogo entre dois fotógrafos entrelaçados com poesia e surrealismo. Um, que há quase 40 anos fotografava as boas-vindas ao mundo e a infância do outro. E o outro, que fotografa o caminho da última etapa que vai da velhice ao mistério, nesta época de confinamento e pandemia. Assim, um faz companhia ao outro com a desculpa de um café, um passeio no quarteirão ou com as idéias que surgem dentro da “sala das invenções”, onde a luz entra por uma janela e toda essa história se passa”.

SARA ALILAGA TICONA – BOLÍVIA
Coletivo Covid Latam – Bolívia – Sara Alilaga Ticona

Durante os meses de rígida quarentena na cidade de La Paz, muitos problemas sociais começaram a emergir nas ruas. As pessoas não tinham dinheiro para sustentar suas famílias e como forma de protesto saíram às ruas para exigir socorro. A foto usa o nome da cidade para denunciar que não havia paz para seus cidadãos. 

  IVAN VALENCIA – COLÔMBIA
Coletivo Covid Latam – Colômbia – Ivan Valencia

Com os fiéis impedidos de ir à missa, um trabalhador, vestindo um traje de proteção, desinfeta a nave central vazia da Catedral de Sal em Zipaquira, na Colômbia.

 ALEJANDRO CEGARRA – MÉXICO
Coletivo Covid Latam – México – Alejandro Cegarra

Em meio ao aumento do número de mortes, um homem segura uma cruz dentro de uma floricultura em uma funerária na Cidade do México.

RODRIGO ABD – PERU
Coletivo Covid Latam – Peru – Rodrigo Abd

Em 29 de setembro de 2020, parentes transportam de barco o caixão com o corpo de Jose Barbaran, que morreu na cidade de Pucallpa, aos 73 anos, infectado pela Covid 19. Apesar  dos riscos, os familiares decidiram viajar durante a noite ao longo do rio Ucayali, no Peru. A travessia durou quatro horas, sem luz, a fim de fazer o funeral de José Barbaran na aldeia onde nasceu.

  GLORIANNA XIMENDAZ – COSTA RICA
Coletivo Covid Latam – Costa Rica – Glorianna Ximendaz

O flagrante debaixo d’água é de 17 de outubro de 2020, na cidade de Limón, na Costa Rica. A fotógrafa retrata a sensação da gravidez em meio à pandemia: “Na água em Limón, me conecto com a dança que minha filha faz dentro da minha barriga”. 

Inscrições para a edição 2022 abrem em setembro

Fotógrafos profissionais, amadores ou coletivos de fotógrafos podem participar. É preciso enviar 15 imagens referentes a um projeto. As inscrições são gratuitas, mas a organização sugere uma doação de vinte dólares. As doações apoiam a produção do livro com as fotos vencedoras. As inscrições estarão abertas de 1º de setembro a 1º de outubro de 2021. Para mais informações, clique aqui

Leia também

A contribuição extraordinária de Graciela Iturbide para a fotografia documental