O projeto Google News Iniciative está promovendo uma série de workshops gratuitos oferecendo conselhos práticos para as empresas aumentarem suas receitas com publicidade digital. As aulas, fornecidas pelo próprio Google e por especialistas da indústria, abordam temas como publicidade digital, faturamento com anúncios, soluções de vendas e gerenciamento de campanhas.

A série começou no dia 2 de junho e vai até 14 de julho. Os módulos  1 e 2 estão disponíveis mesmo depois da transmissão ao vivo, com acesso gratuito.  Para assistir, basta fazer a inscrição aqui. 

O programa é indicado para pessoas que trabalham na área de publicidade, em organizações de notícias de pequeno a médio porte, encarregados de liderar ou acelerar o crescimento digital. As aulas estão disponíveis em português e em outros cinco idiomas. 

Ao todo, são quatro módulos, e os participantes receberão um Certificado de Conclusão após os workshops. O primeiro, Organizando o básico e formando sua equipe, realizado no dia 2 de junho, fez uma introdução aos fundamentos básicos da publicidade digital e às ferramentas necessárias para administrar um negócio bem-sucedido na área. 

Google lança workshops gratuitos sobre a receita com publicidade digital
Erica Noda, gerente de parcerias globais do Google (Foto: Perfil LinkedIn)

O segundo, em 16 de junho, cujo tema é Alavancando sua audiência e dados para acelerar a receita de anunciantes (nível iniciante), falou como maximizar o potencial da receita de anunciantes usando insights de audiência, ensinando como mensurar e segmentar audiências digitais para ajudar a definir propostas a anunciantes. O workshop também analisou fatores que são essenciais para o sucesso de longo prazo da receita de anunciantes, como desempenho do site, taxas de visualização e frequência de visita.

O terceiro módulo, em 30 de junho, Empacotando, precificando e otimizando suas ofertas de anúncio (nível intermediário), discutirá como desenvolver soluções de vendas e estratégias de produtos; como identificar produtos de anúncios, campanhas de preços e a integração de ofertas. 

Os três primeiros workshops estão sendo ministrados por Erica Noda, gerente de parcerias globais do Google. 

Leia também: Jornalismo de soluções pode ser o caminho para engajar audiência, mostra pesquisa 

O quarto e último módulo, em 14 de julho, será um painel com especialistas que mostrarão exemplos reais e práticas recomendadas para criar negócios de publicidade digital eficazes e sustentáveis no Brasil. O debate será realizado em português, com legendas em inglês. Participam do evento Marcelo Benez, diretor comercial executivo da International News Media Association (INMA); Camila Marques, Chefe editorial digital da Folha de S. Paulo; Raphael PH Santos, gerente de TI  de O Povo; e Beatriz Prates, gerente geral do canal My News. 

Leia também

Autores passam a receber royalties sobre venda online de livros usados no Reino Unido

As cinco tendências que as Big Tech estão impondo ao consumo de notícias