A Autoridade de ConcorrĆŖncia e Mercados do Reino Unido (CMA na sigla em inglĆŖs) abriu um processo para analisar se a concentraĆ§Ć£o de mercado exercida por Google e Apple estĆ” prejudicando consumidores de dispositivos mĆ³veis, como smartphones. 

O CMA teme que o duopĆ³lio das duas gigantes de tecnologia possa estar sufocando a concorrĆŖncia em uma variedade de mercados digitais, o que pode levar “Ć  reduĆ§Ć£o da inovaĆ§Ć£o em todo o setor e aos consumidores pagando preƧos mais altos por dispositivos e aplicativos, ou por outros bens e serviƧos, devido aos preƧos mais elevados de publicidade”, diz um comunicado do Ć³rgĆ£o Ć  imprensa.

Os chamados “ecossistemas mĆ³veis” reĆŗnem serviƧos como mĆŗsica, TV e streaming de vĆ­deo, compras, serviƧos bancĆ”rios e tambĆ©m tecnologias que rodam nos dispositivos inteligentes, como alto-falantes, relĆ³gios, seguranƧa domĆ©stica e iluminaĆ§Ć£o.

A anĆ”lise da CMA, anunciada na Ćŗltima terƧa-feira (15/6) se aplica ao fornecimento de sistemas operacionais de Apple e Google (iOS e Android), lojas de aplicativos (App Store e Play Store) e navegadores da web (Safari e Chrome).

O Ć³rgĆ£o analisarĆ” tambĆ©m a influĆŖncia e os efeitos do poder de mercado do Google e da Apple sobre outras empresas – como desenvolvedores de aplicativos – que dependem das duas gigantes digitais para comercializar seus produtos. 

Leia tambƩm: A controvƩrsia da Private Sandbox do Google no Reino Unido
Foto: Laurenz Heymann/Unsplash

Andrea Coscelli, CEO da CMA declarou que  “a Apple e o Google controlam os principais meios atravĆ©s dos quais as pessoas baixam aplicativos ou navegam na web em seus celulares – quer queiram fazer compras, jogar, ouvir mĆŗsica ou assistir TV. Estamos investigando se isso pode estar criando problemas para os consumidores e as empresas que desejam alcanƧar as pessoas por meio de seus telefones“. 

Coscelli diz tambĆ©m que os resultados do estudo serĆ£o utilizados para formular planos futuros sobre o tema. A anĆ”lise dos ecossistemas mĆ³veis faz parte de um programa mais amplo de trabalho do Ć³rgĆ£o britĆ¢nico, que inclui o estabelecimento de um novo regime regulatĆ³rio prĆ³-concorrĆŖncia para os mercados digitais.

Nosso trabalho jĆ” revelou tendĆŖncias preocupantes e sabemos que consumidores e empresas podem ser prejudicados se nĆ£o forem controlados. Ɖ por isso que estamos pressionando com o lanƧamento deste estudo agora, enquanto estamos configurando a nova Unidade de Mercados Digitais.

A CMA tem atĆ© 12 meses para concluir o estudo. O Ć³rgĆ£o vai receber sugestƵes e opiniƵes sobre qualquer uma das questƵes levantadas na declaraĆ§Ć£o de escopo atĆ© 26 de julho. Desenvolvedores de aplicativos tambĆ©m podem mandar suas consideraƧƵes por meio deste questionĆ”rio atĆ© a mesma data. 

Ao jornal britĆ¢nico The Times, um porta-voz do Google declarou que “o Android oferece Ć s pessoas mais opƧƵes do que qualquer outra plataforma mĆ³vel para decidir quais aplicativos usar e permite que milhares de desenvolvedores e fabricantes criem negĆ³cios de sucesso. Consideramos bem-vindos os esforƧos da CMA para compreender os detalhes e as diferenƧas entre as plataformas antes de projetar novas regrasā€.

JĆ” a Apple nĆ£o quis comentar.

Leia tambƩm

UK cria Ć³rgĆ£o regulador para fiscalizar Google e Facebook

Alemanha processa Telegram por avanƧo da extrema direita e de teorias conspiratĆ³rias no aplicativo