A Federação Internacional de Jornalistas (IFJ) lançou uma enquete para conhecer a opinião de profissionais de imprensa sobre a cobertura das mudanças climáticas, e ouvir experiências a respeito da estrutura e dos recursos alocados pelas redações para acompanhar efeitos do aquecimento global.

O objetivo é reunir dados que permitam orientar ações futuras destinadas a aprimorar a forma como o tema vem sendo tratado pela imprensa. 

Leia também: Opinião | Justiça climática: a conexão entre justiça social e mudança climática

A iniciativa é do grupo de trabalho criado pela federação para desenvolver ações para enfrentar a crise climática a partir de duas perspectivas: implementar medidas internas para reduzir a pegada de carbono (total de emissões gerado por uma pessoa, dispositivo ou empresa) da própria IFJ e colaborar para melhorar a cobertura e a resposta sindical à crise climática.

Entre os membros do grupo está Maria José Braga, presidente da Fenaj (Federação Nacional de Jornalistas).

O questionário está disponível em inglês, francês e espanhol. O prazo para envio das respostas é 31 de agosto, por aqui.

O “efeito Covid” na cobertura

A IFJ está também convidando jornalistas interessados a conhecerem melhor as atividades do grupo a entrarem em contato, por meio do formulário da pesquisa. 

Com a Covid-19 dominando a pauta da imprensa em 2020, o aquecimento global e seus efeitos acabaram ofuscados.Dados do relatório do Observatório de Mídia e Mudanças Climáticas (MeCCO) mostram que a cobertura de mudanças climáticas em 2020 foi 23% menor em comparação a 2019, principalmente por causa da pandemia.

Incêndio florestal em Portugal. (Michael Held/Unsplash)

Ainda assim, o espaço dedicado à crise ambiental na imprensa em 2020 foi 41% superior ao de 2018 e 38% maior do que o destaque registrado em 2017.

O espaço dedicado ao tema permaneceu alto em especial nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. 

Aperfeiçoamento do jornalismo na cobertura ambiental

A pesquisa da IFJ investigará o grau de importância dada pelos profissionais ao clima, e como avaliam a cobertura feita pela mídia de seu país.

Leia também: Cobertura da imprensa global sobre meio ambiente perdeu em 2020 para a da Covid, mas superou a de anos anteriores

Vai examinar também como as organizações jornalísticas estão acompanhando o assunto por meio de iniciativas como editorias dedicadas ao clima, programas especiais e colunistas. E se estão promovendo treinamento para capacitar jornalistas na área. 

A IFJ quer saber ainda se os sindicatos e associações locais têm programas relacionados às mudanças climáticas. 

Dicas do Covering Climate Now

A Covering Climate Now (CCNow), coalizão de veículos comprometidos a aprimorar a cobertura das mudanças climáticas — da qual o MediaTalks faz parte — elaborou um  “pautão” com diversas dicas e recomendações sobre como abordar o clima, incluindo ideias para que as reportagens mostrem os impactos no cotidiano das pessoas.

Leia também: Rede global lança guia para jornalista montar banco de dados de apoio a investigações; veja dicas

Entre as recomendações está a de que além de explicar por que os cientistas chamam as circunstâncias de hoje de emergência climática, os jornalistas devem publicar matérias centradas no ser humano, que exploram o significado de “viver” essa emergência, os impactos e as soluções.  Leia na íntegra aqui. 

Leia também

Plataforma conecta repórteres com especialistas em saúde, ciência e meio ambiente