Plataformas de mídia social chinesas deletaram no domingo (15/8) as contas do ator e cantor chinês Zhang Zhehan, estrela de séries e filmes do país, após uma onda de cancelamento gerada por fotos dele no no Santuário Yasukuni, no Japão, dedicado a soldados japoneses mortos em batalha. Na primeira metade do século 20, China e Japão tiveram duas grandes guerras entre si.

“Como figuras públicas com muitos fãs, ter conhecimento da história deve ser um padrão ético profissional básico que eles devem seguir”, disse a rede social Sina Weibo, um equivalente chinês do Twitter, em comunicado após decidir deletar a conta de Zhang e a conta de seu estúdio. Recentemente, a plataforma excluiu sua lista de top celebridades após queixas do governo, que faz uma ofensiva contra a cultura pop no país.

Leia também: China faz investida contra cultura pop e interfere em games, rede social e “WhatsApp chinês”

Fotos exibidas nas redes sociais mostraram Zhang posando no Santuário Yasukuni, que homenageia nomes japoneses considerados criminosos de guerra. Também havia fotos de Zhang participando de um casamento no Santuário Nogi, outro local que homenageia oficiais militares japoneses imperiais que invadiram a China durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

Zhang pediu desculpas online por sua ignorância, mas isso não impediu o “cancelamento” perante a opinião pública e o encerramento de suas parcerias comerciais.

As contas continuaram ativas nas redes sociais globais. No Twitter, fãs postaram a notícia do banimento e deram apoio ao ator.  

Partido Comunista se manifestou após a repercussão das fotos

A Comissão Central de Inspeção Disciplinar do Partido Comunista da China comentou no domingo que o povo chinês não deveria ser “ignorante” sobre a história da Guerra de Resistência Contra a Agressão Japonesa (1931-1945), denominação que a China dá ao conflito. 

O partido ainda afirmou que especialmente artistas devem ser conscientes sobre o passado e apontou que “há limites” para essas figuras públicas.

Leia também: China recruta seus universitários no Reino Unido como influenciadores para “notícias positivas”

Como agravante para a imagem do ator, neste domingo (15/8), o Japão lembrava os 76 anos de sua rendição na Segunda Guerra Mundial. 

Associação de atores pediu boicote a Zheng, e redes seguiram o “cancelamento”

O banimento das contas do ator em diferentes plataformas de mídia social veio depois que a Associação Chinesa de Artes Cênicas (CAPA) instou a indústria a banir Zhang.

As plataformas de música chinesa NetEase Cloud Music e QQ Music removeram as canções de Zhang na noite deste domingo (15/8).

O site de streaming chinês Youku também excluiu o nome de Zhang da lista do elenco da produção Word of Honor. A plataforma de compartilhamento de vídeo Douyin anunciou que cancelou a conta de Zhang, pois seu comportamento é “prejudicial e tem um impacto negativo na sociedade, especialmente nos jovens”.

Zhang em cena na série Word of Honor. Ator foi retirado do elenco após publicar fotos em santuário japonês. (Reprodução)
Os que ultrapassam a linha devem ser punidos, diz associação

A CAPA citou um código profissional étnico básico para atividades culturais que envolvem atores:

“A ignorância não deve ser uma desculpa. O Santuário Yasukuni é ferramenta espiritual e símbolo do militarismo japonês e um lugar onde as forças japonesas negam a história e embelezam a guerra.”

Antes que a associação pedisse um boicote da indústria, todas as marcas corporativas que o endossaram e contrataram haviam encerrado a cooperação com a Zhang, como a empresa de bebidas Wahaha, a marca Jewel Pandora e a marca de tecidos Shanghai Mercury Home Textile.

A associação também alertou outros atores para “fortalecer seus conhecimentos sobre a história e evitar ferir os sentimentos dos chineses”. 

“Aqueles que ultrapassam a linha devem ser punidos.”

Leia também

ONG britânica denuncia nova operação de propaganda pró-China e contra o Ocidente nas redes sociais