O Instituto Imprensa e Sociedade (IPYS), organização que promove o jornalismo investigativo, a liberdade de expressão e o acesso à informação pública na América Latina, abriu inscrições para a edição 2021 do Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo Javier Valdez, um dos mais importantes da região.

As inscrições podem ser feitas até 20 de setembro. O vencedor receberá um prêmio de US$ 5.000.

O IPYS surgiu no Peru em 1993, como uma reação ao governo autoritário de Alberto Fujimori, que cortou as liberdades democráticas. A organização promoveu uma rede de proteção aos jornalistas em perigo e pela ação recebeu o prêmio Pioneiro pela Liberdade de Imprensa do International Press Institute (IPI).

O Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo foi criado em 2000 e desde 2018 é chamado de Prêmio Latino-Americano de Jornalismo Investigativo Javier Valdez, em homenagem ao jornalista mexicano que cobriu questões de tráfico de drogas e foi assassinado em maio de 2017.

Brasileiros ficaram entre os finalistas de 2020

O vencedor em 2020 foi o grupo Mexicanos contra la corrupción y la impunidad, do México, com a reportagem “Os exploradores de água”.

 O segundo lugar ficou com Ricardo Calderón Villegas, da revista Semana, da Colômbia, com “Espionagem militar”. No terceiro lugar deu empate entre Juan Carlos Bow, da Confidencial/Connectas, da Nicarágua, com a investigação sobre “Execuções no campo: o massacre contra camponeses na Nicarágua”, e Roberto Deniz Machin, da Armando.info, com o trabalho “Alex Saab também comprou deputados do governo venezuelano”.

O Brasil ficou entre os finalistas com as reportagens “Máfia em campo”, da equipe do Esporte Espetacular e “Toneladas de mercúrio entram clandestinamente no país para abastecer garimpo de ouro”, da equipe do Fantástico, ambas da TV Globo.

Leia também: Rede global lança guia para jornalista montar banco de dados de apoio a investigações; veja dicas

Quem pode participar

 O prêmio é aberto a jornalistas ou equipes de reportagem. Os trabalhos devem ser sido veiculados entre 1º. de setembro de 2020 e 31 de agosto de 2021, em um meio de comunicação – mídia impressa, rádio, televisão ou mídia eletrônica – da América Latina ou Caribe, nos idiomas espanhol, português ou inglês. 

Podem ser inscritas reportagens sobre qualquer tema. 

Os trabalhos finalistas serão selecionados por um júri que confirmará se a matéria é fruto de uma investigação;  se foi descoberto algum acontecimento relevante na apuração e também qual o impacto para a sociedade.

Os finalistas serão convidados a se apresentar na Conferência Latino-Americana de Jornalismo Investigativo (Colpim) 2021, também organizada pelo IPYS, que acontece em novembro, no Uruguai. O vencedor será anunciado durante o evento. 

Para mais informações e inscrições clique aqui.

Leia também

Leitores de mídias independentes da América Latina valorizam jornalismo investigativo e tomada de posição contra injustiças