A pandemia de Covid-19 e a mudança climática puseram o jornalismo científico nas manchetes da imprensa, mas em muitos casos pode ser difícil fazer, ou acompanhar, um noticiário com termos novos como “média móvel” ou “pegada de carbono”.

Neste contexto, o Knight Center para o Jornalismo nas Américas, em parceria com o Instituto Serrapilheira, abriu inscrições para o curso gratuito Jornalismo Científico: da Pandemia à Crise Climática, como Melhorar a Cobertura Científica.

O curso é aberto a jornalistas, professores e estudantes de jornalismo ou qualquer pessoa interessada em mídia e ciência.

Meio ambiente, saúde e ciência

As aulas, em português, ocorrerão de 11 de outubro a 7 de novembro de 2021.

Durante o curso de quatro semanas, o jornalista científico brasileiro Thiago Medaglia vai falar sobre meio ambiente, saúde e outros tópicos relacionados à ciência, ensinando habilidades fundamentais que vão ajudar repórteres, editores e leitores interessados a compreender com precisão questões científicas que são notícia hoje.

 

Medaglia, que também é escritor, fundou a Ambiental Media, uma iniciativa de notícias para transformar a ciência em jornalismo atraente e acessível. Ele é ex-editor dos sites de notícias ambientais Mongabay e InfoAmazonia.org, bem como da National Geographic Brasil, onde ainda atua como escritor colaborador.

O jornalista foi bolsista do International Center for Journalists (ICFJ) e do Knight Science Journalism Program no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente, está cursando o mestrado no Departamento de História da Ciência da Universidade de Harvard.

“Se a pandemia deixou algo claro é que a ciência está presente em nossa vida cotidiana, e aprofundar seu conhecimento será um passo essencial nas próximas décadas”, afirma o instrutor.

Medaglia ressalta como temas antes reservados a um noticiário especializado hoje ganharam destaque e importância para todos.

“A emergência climática passou de um tema de nicho a uma questão ampla e urgente, presente em todas as áreas de cobertura, da política à economia, de temas urbanos à cobertura ambiental em locais remotos.

Leia também

Mudança climática | Um pequeno dicionário do clima para ajudar a entender melhor a crise ambiental

Veja a estrutura do curso sobre jornalismo científico

O curso será dividido em quatro módulos semanais:

  • Uma introdução ao jornalismo científico, incluindo terminologia básica, conceitos fundamentais, boas práticas e leitura de um artigo científico;
  • Confiança na ciência, com uma análise de como ela funciona, identificação de fontes e especialistas, e como reconhecer a negação da ciência;
  • Cobertura da crise ambiental e climática, incluindo um foco especial na Floresta Amazônica, Covid-19 e mudanças climáticas;
  • Interseção de jornalismo de dados e jornalismo científico, com a simplificação de assuntos complexos e tornando o conteúdo científico acessível e atraente. 

O instrutor vai ministrar o curso com aulas em vídeo, leituras, exercícios, testes e fóruns de discussão. Haverá também a participação de palestrantes convidados.

“São todos profissionais que compartilham alguns aspectos que considero fundamentais: são todos experientes, incansáveis, atualizados e abertos a compartilhar”, disse Medaglia.

O curso é assíncrono, o que significa que os alunos podem concluir as atividades nos dias e horários que melhor se encaixarem nas suas agendas. Existem prazos recomendados, no entanto, para que os participantes não fiquem para trás.

As inscrições podem ser feitas na página do Knight Center.


Leia também

Estudo aponta “discursos de atraso” como nova tática da indústria petrolífera para negar mudança climática