Por Paola Nalvarte, LatAm Journalism Review 

No turbilhão digital em que o jornalismo está imerso desde o início dos 2000, período em que muitas lições de sobrevivência foram tentadas e aplicadas sem tempo para planejamento, os meios de comunicação sempre buscaram as melhores estratégias para alcançar a sustentabilidade.

Um guia criado pela SembraMedia, organização sem fins lucrativos que representa mais de 950 empreendedores de mídia digital nas Américas, nasceu para ajudar nesse esforço. 

“Para nós, era fundamental poder oferecer um guia baseado na prática, que levasse em conta a teoria mas fosse adaptado ao contexto real das iniciativas de mídia digital da América Latina.

Tentamos fazer com que o fluxo de conteúdo imitasse o ciclo do produto na vida real e permitisse a experimentação enquanto explicamos a teoria”, disse Felicitas Carrique, diretora de inovação da SembraMedia e co-autora do guia Propulsorio.

Democratização

Além da falta de sustentabilidade econômica, o jornalismo enfrenta atualmente dois grandes desafios, a desconfiança e a desinformação, apontam os autores do guia.

De acordo com Carrique, o foco no público e em suas necessidades, combinado com uma visão de tecnologia, negócios, conteúdo e design, pode ajudar com que os jornalistas e os meios da região consigam fazer um jornalismo confiável e baseado em evidências que garanta o comprometimento dos leitores.

“Se apenas quem fala inglês puder [desenvolver produtos de mídia], só quem tem educação privilegiada poderá ter acesso a essas funções.

Em vez disso, se abrirmos o jogo, podemos fazer com que pensadores de produto com experiências e origens diferentes ocupem cargos de decisão na imprensa da região”, disse Maxi De Rito, coautor do Propulsorio, à LJR.

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Carrique e De Rito foram selecionados em 2020 pelo International Center for Journalists (ICFJ) como bolsistas profissionais do programa “Um Caminho Digital para o Empreendedorismo e a Inovação para a América Latina”.

Graças a esse financiamento, eles elaboraram o plano de conteúdo do guia.

As organizações jornalísticas SembraMedia e Velocidad apoiaram Carrique e De Rito por 10 meses para converter o Propulsorio em um guia interativo.

O guia é autodirigid e contém atividades de autoavaliação para que os leitores possam aplicar o que aprenderam em seus próprios projetos.

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Assunto, investigação e identificação do público-alvo

O Propulsorio, que visa formar gestores de produto nos meios de comunicação, está estruturado em oito módulos que incluem investigação e identificação do público-alvo, design thinking e mapeamento do produto, design do produto e a estratégia de lançamento e promoção.

Por fim, o guia orienta sobre como analisar quantitativa e qualitativamente o desempenho do produto já lançado, o modelo de negócio em que se enquadra e a necessária reestruturação de processos.

Cada módulo do guia inclui exercícios para download que, segundo seus autores, podem ser aplicados à experiência de um meio de comunicação estruturado ou a um novo projeto jornalístico.

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“Pretendemos fazer treinamentos, workshops e até um curso, mas ainda estamos explorando qual é a melhor forma de ensinar esse conteúdo”, explicou De Rito.

O espírito do guia, segundo seus idealizadores, é incentivar a participação de jornalistas de diferentes trajetórias e origens, por isso é gratuito e aberto.

O Propulsorio pode ser acessado aqui.


  • Paola Nalvarte é uma jornalista peruana e fotógrafa documentarista que vive em Austin, Texas. O foco de interesse da sua cobertura jornalística é a região andina.

Este artigo foi publicado originalmente na Latam Journalism Review, um projeto do Knight Center for Journalism in the Americas / Texas University e republicado mediante autorização. Todos os direitos reservados à publicação e ao autor

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