Vencedor da categoria Paisagem de um dos mais importantes prêmios de fotografia de natureza do mundo com a imagem da carcaça de um jacaré sobre um solo ressecado, que ilustra o drama das mudanças climáticas, o brasileiro Daniel De Granville é mais do que um fotógrafo.

Ele é biólogo, formado pela USP, combinando duas qualidades valiosas para quem se especializa em registrar a natureza: a técnica de fotografia e o conhecimento científico adquirido em estudos e em pesquisas de campo. Para completar, especializou-se em jornalismo científico pela Unicamp.

Com 52 anos, começou a carreira na década de 1990 no Pantanal como guia para fotógrafos renomados de várias partes do mundo. E acabou virando um deles, conquistando prêmios como o da The Nature Conservancy, há duas semanas, com sua foto concorrendo com mais de 100 mil imagens de 158 países.

 O segundo lugar na categoria coube a outro brasileiro, Denis Ferreira Netto, com uma foto aérea da Serra do Mar no Paraná remetendo à cabeça de um dinossauro. 

Veja também os vencedores do concurso internacional 

 © Denis Ferreira Netto, Brasil – TNC Photo Contest 2021
Conversa & imagens 

Atualmente Daniel dedica-se à Photo in Natur, atuando como fotógrafo e organizando expedições, cursos e workshops para profissionais e amadores.

Suas fotos também já ilustraram livros como Água Boa: a natureza em Itaipu depois de Sete Quedas, com texto do jornalista Marcos Sá Correa.

Após mais de 25 anos vivendo na região de Bonito (MS),  está de mudança para para Santa Catarina e passará a dividir sua atuação profissional entre as duas áreas.

Foto: Ademir Arruda

Ele conversou com MediaTalks sobre como tem observado os efeitos do aquecimento global nos locais fotografados, sobre seu trabalho como guia de expedições científicas e fotográficas e sobre histórias curiosas.

Uma delas desmistifica o mito de perigo da fotografia de natureza: estrangeiros que saíram ilesos de uma expedição de mergulho para fotografar sucuris de 6m de comprimento debaixo d’água acabaram atropelados de bicicleta em seu país de origem.

Para ilustrar a conversa, fotos impressionantes de onças, jacarés, pássaros, bichos-preguiça, aves multicoloridas, macacos, tatus e das impressionantes sucuris subquáticas.

Mudanças climáticas 

Para Daniel, são evidentes as alterações ambientais nas regiões que costuma visitar com mais frequência para fotografar. Segundo ele, não existe mais previsibilidade ou padrão climático.

“Aqui no Centro-Oeste, o regime de chuvas e as temperaturas ao longo do ano têm oscilado de forma inédita. Isso é consequência não apenas das alterações ambientais em escala regional, como também resultado do que vem acontecendo na Amazônia, já que esta região acaba influenciando o regime hídrico em boa parte do Brasil.”

Foto premiada no concurso The Nature Conservancy 2021, 1º. lugar categoria Paisagem: carcaça de um jacaré-do-Pantanal sobre o solo ressecado ao longo da Rodovia Transpantaneira em Poconé (MT). (Daniel De Granville/Photo in Natur)

O fotógrafo explica que para determinados tipos de fotografia de natureza, dependentes de uma conjuntura de fatores ambientais para conseguir as imagens, esta imprevisibilidade dificulta ainda mais o trabalho.

Tem solução?

“Não é novidade que estamos vivendo um enorme retrocesso ambiental no Brasil nos últimos dois ou três anos. Nossas políticas públicas nesta área estão indo na contramão do restante do mundo, a mentalidade desenvolvimentista dominante remete a práticas da década de 1970”, critica o fotógrafo e biólogo.

Leia também: Facebook passa a barrar anúncios de venda de terras protegidas da Amazônia em suas redes sociais

Ele acredita que já está mais do que provado que é possível aliar desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

“Esta prática de pintar o meio ambiente e as organizações do terceiro setor como inimigas do desenvolvimento não encontra mais respaldo na sociedade moderna.”

Borboleta repousa sobre o focinho de um jacaré-do-papo-amarelo na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Mimosa (Bonito, MS), um exemplo de harmonia da natureza que pode inspirar políticas de conservação. (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
Brasil, exemplo de sustentabilidade

Daniel acha que o Brasil tem vários exemplos bem-sucedidos de exploração sustentável dos recursos naturais.

“O  turismo de natureza ilustra muito bem esta questão, e a região de Bonito (MS) prova isto em números, com indicativos nítidos de crescimento econômico por meio da exploração racional da natureza.

Ganha-se dinheiro e gera-se empregos sem precisar derrubar uma árvore sequer”. 

Ele se diz feliz por saber que, por trás de cada clique das câmeras flagrando aquela onça-pintada desfilando à beira do rio, há toda uma cadeia produtiva do setor turístico trabalhando.

“São proprietários de áreas naturais, guias e agentes de turismo, motoristas e pilotos de barco, camareiras e cozinheiras de pousadas, garçons e muitos outros profissionais do ramo trabalhando em sintonia para permitir que o fotógrafo atinja seus objetivos e realize seus sonhos.”

Onça-pintada predando um jacaré-do-Pantanal no Parque Estadual Encontro das Águas (Poconé, MT). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
O trabalho mais recompensador 

Perguntado sobre sua foto ou trabalho preferido, ele se disse “volátil”, curtindo mais uma foto ou outra dependendo do momento. 

E contou que um dos trabalhos que mais marcantes nos últimos anos não foi exatamente como fotógrafo, e sim um treinamento para condutores de visitantes.

“Em 2014, fui chamado para treinar os monitores (todos das comunidades locais) na Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Mamirauá (AM).

Eles estavam desenvolvendo um roteiro temático para fotografia de natureza e me convidaram para treinar a equipe sobre técnicas de condução de fotógrafos.

Foi uma das minhas melhores experiências de Amazônia, não apenas pela natureza encantadora, mas também pela troca de conhecimentos com os condutores locais, o que acabou me propiciando a oportunidade de conseguir fazer ótimas imagens.”

(Daniel De Granvville/Photo in Natur)

Leia também |

Protesto em Londres cobra da família real britânica, maior proprietária de terras do país, o reflorestamento de suas áreas 

Apresentador da BBC conhecido por ativismo ambiental, que liderou o ato diante do Palácio de Buckingham, teve carro incendiado na porta de casa na véspera da manifestação

Perigos na mata? 

Para quem se aproxima de animais como cobras e onças, os riscos parecem parte da rotina. Mas Daniel diz que não é bem assim.

“A segurança – tanto do fotógrafo como dos ambientes que estão sendo fotografados – vem sempre em primeiro lugar. Nenhuma fotografia justifica correr riscos pessoais excessivos ou ameaçar o bem-estar dos animais ou locais retratados.”

Ele diz que existem riscos inerentes à atividade de fotógrafo de natureza, mas – ao menos em seu caso – estes perigos em potencial não são relacionados aos animais, como geralmente se imagina.

“São coisas como precisar escalar árvores utilizando cordas, voar em pequenos aviões sem as portas para poder captar as imagens, fazer mergulhos com cilindro em ambientes infestados com piranhas ou grandes sucuris.

Mas desde que se respeite a si mesmo e os animais, o risco de algo ruim acontecer é baixo.”

Daniel De Granville, em ação
Imagem aérea do Pantanal com suas lagoas, campos e matas na região de Aquidauana (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)

Leia também:Google e YouTube anunciam banimento de conteúdo e anúncios que neguem mudanças climáticas

E dá um exemplo que a seu ver  ilustra o quanto é distorcida a noção de que a natureza é um ambiente perigoso.

“Uma das experiências fotográficas que ofereço há anos são mergulhos com sucuris de mais de 6 metros.  Ao longo deste período, tive dois casos separados de clientes estrangeiros que participaram desta atividade, conseguiram as imagens e voltaram para casa ilesos (e muito felizes).

(Daniel De Granville/ Photo In Natur)

No entanto, meses depois das expedições, recebo deles a notícia de que estavam andando de bicicleta em suas cidades, sofreram quedas acidentais e tiveram ferimentos graves.”

Os maiores desafios da fotografia de natureza

Para Daniel, não há animais mais difíceis de fotografar do que outros. Mas ele vê diferenças nos ambientes.

“Nossos biomas florestais, como a Mata Atlântica e a Amazônia, apresentam muito mais dificuldades para fotografar do que lugares abertos, como o Pantanal ou o Cerrado.

Na floresta, os animais se escondem com mais facilidade, a iluminação contrastante exige domínio técnico aprimorado, e a alta umidade afeta o desempenho dos equipamentos”. 

Preguiça-comum alimentando-se do broto da embaúba na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, em Uarini (AM). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
Bichos  bonitos e bichos divertidos 

Daniel separa os bichos em duas categorias

“De um lado, temos aqueles animais com apelo estético imediato, como  as aves multicoloridas….” 

Arara-vermelha pousando em paredão de arenito na Reserva Particular do Patrimônio Natural Buraco das Araras, em Jardim (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur) 
Um distraído periquito-de-asa-amarela repousa sobre o corpo de uma jibóia em Bonito (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
Um tucano-toco repousa entre as flores da piúva, uma espécie de ipê do Pantanal em Poconé (MT). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)

…e de outro, algumas espécies que, apesar de não serem visualmente tão chamativas, apresentam comportamentos muito curiosos, como as ariranhas.

“Seu comportamento ao se alimentarem, marcarem território ou interagirem com o bando, além do repertório vocal variado que apresentam, são um convite para o fotógrafo deixar um pouco a câmera de lado e apreciar alguns momentos com os próprios olhos, e não através da lente.

Essas imagens  de ariranhas debaixo d’água são um registro bastante raro, já que em geral elas vivem em ambientes com águas turvas e barrentas. Uma destas fotos me rendeu o primeiro prêmio em um concurso fotográfico, em 2015.”

Ariranha mergulha nas águas cristalinas da Reserva Particular do Patrimônio Natural Fazenda Cabeceira do Prata, em Jardim (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)

Gosta de fotografia? Concurso Women In Photo está com inscrições  gratuitas abertas a profissionais e amadoras. que retratem o universo feminino. Saiba mais e inspire-se com os trabalhos vencedores em 2020

 Os animais desconhecidos

Na viagem a Mamirauá, o fotógrafo teve a oportunidade de fotografar espécies com distribuição geográfica restrita, pouco conhecidas do público.

Além destes bichos mais raros, Daniel tem registros de comportamentos pouco documentados, como o processo do acasalamento de sucuris

(Daniel De Granville/Photo in Natur)
Emergência climática 

O fotógrafio e biólogo afirma ter um “enorme senso de urgência”, de que não se pode mais esperar para adotar medidas concretas com relação aos ambientes naturais.

“Bato muito na tecla do ecoturismo, que é minha principal área de atuação e conhecimento hoje em dia.

Nosso patrimônio natural está aí se oferecendo para ser explorado pelos fotógrafos e pelos apreciadores da natureza, gerando emprego e renda através da conservação.”

Tatu-peba no Pantanal, em Aquidauana (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
Filhote de macaco-prego se diverte com um inseto enquanto sua mãe está atenta ao que se passa nos arredores, em Bonito (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
Daniel De Granville / Photo In Natur 

Mas para ele,  a questão vai além.

“Talvez falte uma abordagem séria, profissional e moderna nos diversos setores da economia que dependem dos ambientes naturais para sua existência.

Não são apenas os ecoturistas ou as comunidades tradicionais que se beneficiam de um rio cristalino com água em abundância.

Alterações ambientais, desde os padrões climáticos até coisas mais sutis e imperceptíveis – como a extinção de espécies de insetos que são fundamentais para a polinização de lavouras – prejudicam a todos.” 

Área permanentemente alagada em decorrência de alterações ambientais no Pantanal, em Corumbá (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)

Leia também: Para 78% dos jovens do Brasil, governo mente sobre ações contra mudança climática, diz pesquisa global

Negacionismo climático e COP26, uma esperança 

Daniel tem esperança de que a fase de negacionismo das mudanças climáticas esteja se tornando coisa do passado, ao menos entre as principais lideranças globais.E acha possível enxergar algo positivo na tragédia da pandemia, “que forçou a humanidade a rever sua relação com o planeta e talvez até ir mais além, sob um ponto de vista filosófico, do nosso papel na Terra.”

“Em termos práticos, a redução na circulação das pessoas durante os lockdowns alterou positivamente parâmetros como qualidade do ar e emissão de poluentes.

Buscou-se alternativas para os encontros presenciais através das reuniões online, e isto parece um caminho sem volta. Espero que tais questões sejam levadas em conta na COP26 e resulte em maneiras mais racionais de utilização dos recursos.”


Leia também: Mudança climática | Um pequeno dicionário do clima para ajudar a entender melhor a crise ambiental e a cúpula global COP26 que vai decidir os destinos no planeta


Veja mais do trabalho de Daniel de Granville
Talha-mar ataca um carcará que acaba de roubar um ovo de seu ninho no Pantanal em Aquidauana (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
Revoada de siriris sob poste de luz após uma chuva de verão no Cerrado, em Bonito (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)
Seriema ajeitando suas penas ao amanhecer na Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Mimosa, em Bonito (MS). (Daniel De Granville /Photo In Natur)
Piraputangas saltando no Rio Formoso, em Bonito (MS). (Daniel De Granville/ Photo In Natur)

Fotos fornecidas por Daniel  De  Granville (@danieldegranville /@photoinnatur ) – não podem ser reproduzidas sem autorização do autor 

Leia também 

Conheça os  trabalhos vencedores do concurso The Nature Conservancy, de autoria de fotógrafos de natureza de vários países. 

Carcaça de jacaré morto por seca em Mato Grosso é uma das fotos vencedoras de concurso internacional

Estudo aponta “discursos de atraso” como nova tática da indústria petrolífera para negar mudança climática

L