O rádio vem ultrapassando barreiras desde sua criação, no final do século 19, e hoje segue presente em formatos como o podcast, por exemplo.

Para ajudar profissionais de comunicação, podcasters, e qualquer um que use narrativas com a ajuda da voz, o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas está oferecendo um novo curso de áudio sobre os fundamentos da narração de histórias, desde encontrar um foco, escrever e entrevistar e fazer dublagens.

“Este curso aprofunda a maneira como você cria um projeto de áudio, e ensina algumas das habilidades fundamentais de que você precisa para ser eficaz”, afirma a instrutora Tamar Charney, da National Public Radio (NPR), a principal rede de notícias da rádio pública dos Estados Unidos.

As aulas serão ministradas em inglês e com flexibilidade para os alunos administrarem o conteúdo em suas agendas. No entanto, há prazos recomendados. O curso inicia nesta segunda-feira (18/10) e termina em 14/11.

Podcasts e redes sociais são novos campos de crescimento para o áudio

Na divulgação do curso, o Centro Knight ressalta que “entramos em uma nova era de áudio digital que abre imensas possibilidades para contar histórias e interagir com o público usando, por exemplo, podcasts, assistentes de voz e áudio em redes sociais. É a nova fronteira do storytelling em áudio”.

O curso de áudio serve tanto a profissionais de comunicação quanto a qualquer pessoa interessada em contar histórias usando a voz. Como equipamento, é necessário apenas um dispositivo de gravação ou smartphone para fazer os exercícios.

“Abordaremos como enfocar uma história, como se preparar para uma entrevista, falar sobre como soar bem atrás de um microfone e como obter um bom som no campo. Ao longo do curso, estou incentivando os alunos a começar a mapear um plano de produção para um projeto de áudio”, detalha a instrutora.

Diferentemente dos cursos gratuitos do Centro Knight, este terá um número reduzido de alunos, o que possibilita uma maior interação com a instrutora e os palestrantes convidados, por uma taxa de US$ 95 (R$ 520).

Leia também | Getty Images oferece bolsa para fotos e vídeos que ajudem a melhorar representação feminina na publicidade

Palestrantes do curso de áudio incluem profissionais da Netflix e do portal Axios

Charney ministrará o curso usando vídeos, apresentações, leituras, fóruns de discussão e questionários semanais. Entre os convidados, os alunos vão contar com a experiência de profissionais de empresas como Netflix, o portal de notícias Axios, e da própria NPR, entre outros.

Para Charney, o áudio é um formato de narrativa poderoso por vários motivos.

“Primeiro, envolve sua imaginação porque, conforme você ouve, sua mente pinta imagens do que está sendo dito”, disse ela. “Além disso, há algo sobre ouvir uma voz humana que ajuda você a se sentir emocionalmente conectado à situação. Há uma razão pela qual a narração de histórias em áudio persistiu por toda a história humana – é simplesmente uma maneira realmente eficiente e eficaz de se conectar com outro ser humano.”

A estrutura do curso de storytelling em áudio

O curso será ministrado em quatro módulos semanais, cada um com foco em um determinado tópico:

  • A primeira semana terá como foco os primeiros passos com áudio, observando os pontos fortes do formato, definindo seu público e criando um plano de projeto;
  • Na segunda semana, serão aprimoradas habilidades como escrever, entrevistar e construir histórias, incluindo escrever para o ouvido e roteirizar;
  • A terceira semana considera o desempenho da voz, gravação de som e dar vida às histórias;
  • Por fim, a semana quatro mostra como garantir que uma história seja ouvida, incluindo oportunidades em áudio além de podcasting e apresentação de projetos dos alunos.

Chrney foi a criadora do Coronavirus Daily da NPR, o podcast de crescimento mais rápido para a rede até hoje, e produtora supervisora sênior do podcast Throughline, uma das principais atrações da emissora. 

Clique aqui para obter mais informações e instruções sobre como se registrar.

Leia também

Concurso de fotografia internacional Women in Photo abre inscrições para profissionais e amadoras