Nesta sexta-feira (5/11), as ruas de Glasgow, onde acontece a conferência COP26, estão tomadas por jovens cobrando soluções efetivas para conter os efeitos das mudanças climáticas. 

A “greve climática” organizada pelo grupo Fridays for Future Scotland tem como estrela principal  Greta Thunberg, a menina sueca que se tornou símbolo de ativismo ambiental ao criar os protestos das sextas-feiras.

Mas não é só ela. Vozes jovens no Hemisfério Sul também se levantam para garantir o futuro do planeta, como a indígena brasileira Txai Suruí, algumas enfrentando desafios e preconceito. 

Vanessa Nakate, uma nova estrela

Em um artigo publicado na Yes Magazine e compartilhado pelos participantes da coalizão global Covering Climate Now, a jornalista Breanna Draxler conversou com a ativista climática ugandense Vanessa Nakate, de 24 anos, que lançou o livro A Bigger Picture: My Fight to Bring a New African Voice to the Climate Crisis (A Imagem Completa: Minha Luta para Trazer uma Nova Voz Africana para a Crise Climática, em tradução livre). 

Ela fala sobre a sua experiência de ter sido cortada de uma foto no fórum econômico de Davos em 2020 [Vanessa estava ao lado de Greta Thunberg e outras ativistas brancas], o que para a jovem representou “cortar um continente inteiro”. 

E como isso aumentou ainda mais a sua determinação, apontando a direção seguida pelos novos ativistas do clima pelo mundo que a COP26 está ajudando a projetar.


Breanna Draxler (foto: LinkedIn)

Quando comecei a ler o novo livro de Vanessa Nakate, A Bigger Picture (HarperCollins 2021), não entendi imediatamente a conexão entre o título e o evento que me apresentou à ativista climática de Uganda

Era janeiro de 2020 no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça. Ela e quatro outras jovens ativistas estavam lá para encorajar os participantes a levar a crise climática a sério.

As cinco ativistas deram uma entrevista coletiva e posaram para fotos. Mas quando a história da Associated Press foi divulgada, Nakate havia sido cortada da foto.

Leia também | Em ‘A Bigger Picture’, a jovem ugandense Vanessa Nakate fala sobre desafios do ativismo no Sul Global

“Quando olhei para a imagem”, escreve Nakate, de 24 anos, na introdução de seu livro, “tornou-se impossível ignorar que das cinco mulheres que posaram para aquela foto, eu era a única que não da Europa e a única que era negra. Eles não tinham apenas me eliminado, eu percebi. Eles cortaram um continente inteiro”.

Portanto, embora Nakate compartilhe que sentiu grande trepidação e timidez ao organizar greves climáticas na capital de Uganda, Kampala e participar de conferências internacionais sobre o clima no ano anterior, foi esse “erro de julgamento” singular e a reação resultante que galvanizou sua decisão de agir na justiça climática.

“Ser cortada daquela foto mudou o curso do meu ativismo e da minha vida”, ela escreve. “Reformulou meus pensamentos sobre raça, gênero, igualdade e justiça climática; e isso levou às palavras que você está lendo agora.”

A autenticidade da voz de Nakate e seu tom prático estão entre as muitas coisas que realmente apreciei nas memórias / manifesto de 200 páginas sobre sua luta para ampliar o quadro metafórico e trazer mais vozes africanas para a conversa sobre o clima global. E é por isso que eu queria falar mais com ela. 

Então, como se tornou comum tanto para o jornalismo quanto para a organização do clima em 2021, ela e eu nos encontramos no Zoom para falar sobre onde seu ativismo a levou em 2021 e como ela está se sentindo com o início da tão esperada conferência climática global conhecida como COP26 em Glasgow (Escócia).

Para começar, eu queria saber o quão otimista ela estava em relação à COP26.

“Não estou na cabeça dos líderes agora, mas quero realmente esperar que eles se levantem pelo povo e pelo planeta”, diz ela. “E eu só espero que suas palavras realmente correspondam às suas ações.”

Leia também | COP26 | Estrela de documentários ambientais, David Attenborough apela por natureza e ‘nova revolução industrial’

Essa é uma de suas críticas centrais de grande parte da ação climática global — ou inação — que ela testemunhou em seu tempo como ativista: líderes fazendo promessas sobre chegar a zero até 2050, digamos, mas depois dar meia-volta e continuar a extrair combustíveis fósseis ou construir novas usinas de carvão ou gás

Porque a mudança climática não é uma inevitabilidade futura para ela. É sua experiência diária em Kampala, no continente que enfrenta alguns dos impactos mais brutais da mudança climática — ciclones violentos, secas extremas, inundações massivas, deslizamentos de terra mortais e gafanhotos indutores de fome — embora tenha contribuído apenas com 3% do CO2 global das emissões.

“As desigualdades já existentes são alimentadas pela crise climática, e isso está deixando mais negros, mais comunidades indígenas, mais pessoas de cor expostas a esses desastres climáticos”, disse Nakate, “colocando-os na linha de frente desses desastres climáticos, colocando-os na linha de frente da poluição do ar e da água, colocando-os na linha de frente da exploração”.

Na faculdade, ela começou a aprender sobre as mudanças climáticas e a perceber a enorme lacuna econômica e racial entre aqueles que estão causando a crise e aqueles que sofrem com ela. Com essa consciência e o conhecimento de quão pouco se falava sobre o assunto em Uganda, ela diz que não poderia deixar de fazer algo a respeito. 

Leia também | Análise | Petrolíferas afirmam nunca terem promovido desinformação sobre o clima, mas há um problema: isso é mentira

É também por isso que ela diz que não podemos falar sobre justiça climática sem falar sobre justiça racial e de gênero — sem falar com as pessoas que vivem na linha de frente da atual crise climática.

“E ainda assim”, pergunto a ela, “quantas dessas pessoas na linha de frente estarão participando da COP26?”

Sua resposta é franca, embora não derrotada: “Embora essas comunidades estejam na linha de frente da crise climática, elas não estão, em primeiro lugar, nas primeiras páginas dos jornais mundiais. Suas histórias não estão sendo contadas… Suas histórias não estão sendo ampliadas.”

E isso, diz ela, é um problema para a crise climática mundial. As pessoas nessas comunidades não são apenas vítimas; eles também são os únicos que sobrevivem e se adaptam ativamente a desastres climáticos causados ​​por humanos. 

Portanto, até que suas vozes sejam incluídas e elevadas nas conversas sobre o clima, o progresso necessário na ação climática permanecerá fora de alcance. É uma das razões pelas quais Nakate se sentiu compelida a escrever um livro que elevaria especificamente as vozes dos ativistas climáticos africanos.

Leia também | Para 78% dos jovens do Brasil, governo mente sobre ações contra mudança climática, diz pesquisa global

Nakate usa muito intencionalmente a palavra “ainda” quando escreve sobre o futuro que ela imagina: “Não estamos (ainda) nos fóruns de tomada de decisão. Nós (ainda) não fazemos as regras ou (ainda) temos os votos para determinar se devemos continuar com o financiamento de combustíveis fósseis ou mudar.”

Mas ela está trabalhando ativamente para mudar esses fatos.

“Embora reconheçamos e vejamos como a crise climática realmente afeta as mulheres e meninas em diferentes partes do mundo”, ela me diz, “devemos também reconhecer o quão poderoso seria colocar mais meninas na escola e garantir que mais meninas terminem a escola, e como seria poderoso para empoderar mais mulheres, porque no final, isso vai nos dar uma tábua de salvação”.

“Acho que todo ativista entende as soluções de que precisa em suas comunidades”, disse Nakate à YES!. “E eles realmente não apenas entendem essas soluções, eles as implementam, independentemente de quão pequenos ou grandes sejam seus recursos”.

Em seu livro, Nakate discute a equidade de gênero e a importância do acesso à educação longamente. Ela compara a forma como as mensagens são recebidas dependendo de quem as está entregando: se um homem defende algo em que acredita, ele está comandando; se uma mulher faz o mesmo, ela é considerada irracional e estridente. 

Leia também | Associação Mundial de Jornais lança guia para fomentar igualdade de gênero na mídia latino-americana

Um homem que se expressa sobre um assunto é considerado apaixonado, enquanto uma mulher que faz o mesmo é vista como mandona ou excessivamente emocional.

Especialmente em Uganda, mulheres e meninas são encorajadas a ficar em silêncio, sob o pretexto de manter sua dignidade e respeito próprio. Nakate sabia que sofreria resistência por ir contra essa norma cultural, ficando em esquinas movimentadas com cartazes feitos à mão sobre como parar a crise climática. 

E ela fez, tanto pessoalmente quanto nas redes sociais. As pessoas a acusavam de usar seu ativismo climático como fachada para a prostituição, encontrar um marido ou vender drogas.

Mas os comentários prejudiciais que ela recebeu apenas a compeliram a continuar seu trabalho em prol da igualdade de gênero (e bloquear usuários de mídia social de forma mais livre). 

Isso porque Nakate acredita que equipar mulheres e meninas com informações, conhecimento e habilidades para lidar com as questões climáticas não apenas reduzirá as desigualdades existentes, mas também ajudará toda a humanidade a reduzir os gases do efeito estufa e construir resiliência climática.

Leia também | Análise | Justiça climática: a conexão entre justiça social e mudança climática

É por isso que ela dedica grande parte de sua energia a um projeto de apoio às escolas de Uganda com a instalação de painéis solares e fogões limpos. Ter eletricidade e ar puro muda a vida dos alunos dessas escolas, especialmente das mulheres. E ela diz que não é por acaso que os jovens, e as mulheres em particular, estão liderando muitos dos movimentos mundiais por justiça climática.

Dessa forma, ela desconta soluções climáticas do tipo “tiro na Lua”, ou tecnologias futuras que prometem compensar emissões passadas quase que magicamente, embora a um alto custo. 

Em vez disso, ela se concentra em soluções climáticas atuais que são “acionáveis, escalonáveis ​​e holísticas” e tem como objetivo ampliar as ações que ocorrem no nível da comunidade. Estas são as conversas, projetos e relacionamentos que inspiram seu ativismo climático contínuo.

“Pode ser difícil ver que o tipo de futuro que você deseja parecer muito distante”, diz Nakate. “Especialmente com as ações dos líderes, pode ser bastante frustrante ver a inércia e os desastres continuarem acontecendo.”

Para contrariar isso, ela diz que opta por ver as maneiras como as pessoas estão buscando soluções em suas próprias comunidades e mudando a vida das pessoas agora. Seu livro analisa o trabalho de outros jovens ativistas do clima em Uganda e além. Ela levanta as vozes e ações que a inspiram. “Procure a luz no presente”, diz ela.

Nakate também aponta sua fé como um grande motivador, porque ela diz que lhe permite acreditar em algo que ainda não viu. “Só continuo acreditando que o poder das pessoas vencerá no final, e as ações das pessoas vencerão no final. Acho que esse tipo de crença por um mundo sustentável, e a crença de que é realmente possível, é algo que realmente me faz continuar.”

No capítulo final do livro, Nakate oferece orientação para ajudar os leitores a transformar essas ideias em suas próprias formas pessoais de ativismo. É difícil não sentir que um mundo melhor é possível quando ela escreve: “Todo ativista tem uma história para contar; cada história tem uma solução a dar; e toda solução tem uma vida para mudar”.


Breanna Draxler é editora ambiental da revista americana YES! Magazine, onde lidera a cobertura de justiça climática e ambiental.


Este artigo foi publicado originalmente na YES! Magazine, e é parte da coalizão global Covering Climate Now. 

Leia também

Mudança climática | Um pequeno dicionário do clima para ajudar a entender melhor a crise ambiental

Protesto no Palácio de Buckingham cobra da família real britânica o reflorestamento de suas terras