Estimulados pelo exemplo da sueca Greta Thunberg, jovens ativistas brilharam na COP26, que revelou novas estrelas da defesa do planeta como a ugandense Vanessa Nakate

Eles estão inspirando novas gerações em todo o mundo a desafiar autoridades e empresas a fazerem a sua parte. A revista americana The Energy Mix reuniu 60 crianças que participaram da conferência em Glasgow para um debate e a redação de um manifesto aos líderes. 

Na introdução, eles dizem: “A maioria de nós não cresceu falando inglês e não nós conhecíamos”. Ainda assim, em apenas quatro horas compartilhamos nossas experiências e elaboramos nossa visão para o futuro que queremos herdar. Veja o manifesto:


Perdas e danos por crise climática 

Há um provérbio no idioma de Palau (país na Oceania) que diz A klukuk a rkemei, que se traduz como “o amanhã ainda está por vir”. Ele ensina as crianças do país a importância de cuidar do futuro. Nossas ações hoje definem como será o amanhã. 

No entanto, essas mesmas crianças experimentam enormes perdas e danos por causa da crise climática que não causaram.

Somos 60 jovens. Viemos de Burkina Faso, Burundi, Nigéria, República Centro-Africana, Colômbia, Holanda, Dinamarca, Hungria, Letônia, Bélgica e Espanha. 

Viemos de origens diversas, mas todos vivenciamos os efeitos devastadores da crise climática e estamos unidos em nossas demandas para tomadores de decisão na COP 26. 

Leia também: COP26 | Estrela de documentários ambientais, David Attenborough apela por natureza e ‘nova revolução industrial’

Exigimos que perdas e danos sejam uma prioridade na COP26 e um tema permanente nas COPs seguintes. Acreditamos que quem quebra o vaso deve pagar por isso.

Hoje é o contrário: quem quebra o vaso, deixa outro limpar a bagunça. A crise climática é causada por pessoas e países que não colocam os cuidados no centro dos provérbios, muito menos das políticas. 

O clima violento, com furacões, secas e inundações ,não é a raiz do problema, mas a consequência de um clima de violência. Um clima alimentado pela ganância, exploração, competição, colonização, desigualdade, racismo, injustiça intergeracional e violência de gênero.

Consequências da emergência climática

Se tudo isso for um pouco abstrato, permita-nos ilustrar como é. 

Imagine que seu sustento depende do cultivo de uma terra que você não possui e não pode herdar por causa de seu gênero, mas você trabalha duro todos os dias para transformá-la em um solo fértil. 

Seus vizinhos têm a maior casa do quarteirão e geram muito lixo que polui seu terreno. Seu solo se torna infértil. 

Você perde sua renda, sustento e até sua casa. Você tenta reivindicar reparações no tribunal local, mas é ignorado. 

Você tenta fazer seu apelo cruzar o oceano, onde os formuladores de políticas estão decidindo sobre o destino das árvores, da água e do ar de sua comunidade. Mas sua voz não é ouvida. 

Você acaba com nada além das roupas do corpo, sem abrigo de todos os tipos de violência.

Esta história fictícia ecoa incontáveis histórias de pessoas afetadas pelo clima de violência. Pessoas que encontramos aqui na COP26, que se tornam ativistas para que outros não tenham que vivenciar o que se tornou sua realidade diária. 

Pessoas como Marinel Sumook Ubaldo , uma filipina de 24 anos cuja família vivia uma vida harmoniosa com a natureza antes de se tornar vítima do tufão Haiyan, vítimas de nosso clima de violência. 

Ela virou uma ativista, não por escolha, mas por necessidade, para evitar que isso acontecesse novamente em sua comunidade ou com outras pessoas.

Leia também:

Jovens ativistas fazem ato na COP26 com nomes que vão além de Greta: conheça Vanessa Nakate

Em ‘A Bigger Picture’, a jovem ugandense Vanessa Nakate fala sobre desafios do ativismo no Sul Global

Em vez disso, devemos mudar para um clima de cuidado e colocar o cuidado no centro das políticas de perdas e danos. Um clima de cuidado aborda as consequências físicas, econômicas e psicológicas graves causadas por perdas e danos. 

Um clima de cuidado pode ser baseado na comunidade, em soluções locais, em esforços coletivos, em igualdade, em respostas intersetoriais, em compartilhamento de poder e em atenção à saúde mental.

Como podemos interromper esse clima de violência?

Primeiro, faça quem quebrar o vaso pagar por isso. Os países e empresas que mais contribuíram para a crise climática devem ser responsabilizados. 

Este não pode mais ser um compromisso voluntário. Deve se tornar uma responsabilidade sistêmica e obrigatória por lei.  

É necessário uma estrutura em que os danos históricos sejam considerados e a adaptação e a mitigação sejam priorizadas para evitar perdas e danos futuros. 

O financiamento deve ser baseado na responsabilidade, não na culpa ou por caridade, e deve ser separado do financiamento necessário para adaptação e mitigação. 

NDCs mais regulares (Contribuições Nacionalmente Determinadas sob o acordo climático de Paris), que incluam planos de perdas e danos regulares, explícitos e legalmente vinculativos, ajudarão a garantir que os responsáveis ​​cumpram seus compromissos.

Comunidades no centro da decisão 

Em segundo lugar, coloque as comunidades no centro das políticas de perdas e danos. Aqueles que foram afetados sabem a extensão de onde chegam as perdas e danos. Portanto, deixe-os decidir o escopo das políticas. 

Deixe as comunidades administrarem recursos e programas de perdas e danos e certifique-se de que as mulheres e os jovens estejam representados.

Leia também

Análise | Petrolíferas afirmam nunca terem promovido desinformação sobre o clima, mas há um problema: isso é mentira

Para evitar mais perdas e danos, as florestas e os habitats naturais devem ser protegidos por seus legítimos guardiães, para que mais uma vez possam vibrar com a rica biodiversidade da qual dependemos para existir.

Colocar as comunidades mais afetadas no centro de perdas e danos também deve reconhecer os impactos psicológicos. Ofereça apoio e leve em consideração o bem-estar emocional.

Finalmente, repense como é a cidadania global à luz do deslocamento relacionado ao clima. As pessoas deveriam ser capazes de se mover de onde vivem por escolha, não por tragédia. 

Recursos, terras e reparações devem ser acessíveis e compartilhados de forma equitativa.

Repense a infância que você quer dar a nós, crianças, para que não precisemos mais carregar o peso do mundo quando nos tornamos adultos em meio a uma emergência. 

Não deixe esse clima de violência ser nosso legado, porque somos o seu amanhã.

Assinado por 60 jovens ativistas, cruzando fronteiras e culturas em uma busca compartilhada por justiça climática.


Este manifesto foi publicado originalmente na The Energy Mix e é parte da coalizão global Covering Climate Now. 

Leia também

COP26 | Cobertura de imprensa massiva ‘desarma’ negacionismo climático e dissolve passividade pública