Londres – Um juiz americano manteve nesta terça-feira a decisão proibindo o jornal New York Times de publicar matérias sobre correspondências entre um advogado e representantes do grupo de direita Projeto Veritas, em um processo que coloca em questão a liberdade de imprensa e uma suposta violação da Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

O Times havia solicitado ao magistrado Charles Wood, da Suprema Corte do Condado de Westchester, no estado de Nova York, que reconsiderasse a proibição imposta na semana passada. Mas ele não aceitou, e deu ao Veritas um prazo até 1º de dezembro para contestar as alegações do jornal.

O Comitê de Repórteres para a Liberdade de Imprensa protocolou um ofício ao juiz do caso, assinado por mais de 50 entidades de jornalismo, argumentando que a “ordem viola o dispositivo legal que impede censura prévia e tem graves implicações para a capacidade de os jornalistas apurarem e publicarem informações de interesse público”.  

Projeto Veritas 

O Projeto Veritas é uma das organizações ligadas à extrema-direita americana que floresceu na administração de Donald Trump, dedicando-se a atacar pessoas e organizações (principalmente de mídia) críticas ao ex-presidente e a valores considerados de esquerda.

No Brasil, o grupo tem a simpatia da família Bolsonaro. O presidente recebeu representantes do Veritas na residência oficial e posou com a camisa do projeto. 

O presidente Bolsonaro e seus filhos apóiam as atividades do Projeto Veritas e receberam seus representantes no Brasil

Fundada por James O’Keefe, usa câmeras escondidas e identidades falsas para constranger democratas, grupos trabalhistas e combater o que descreve como “parcialidade da mídia liberal.”

Segundo a agência americana de verificação de fatos First Draft, o Veritas ampliou a desinformação sobre tópicos como vacinas contra a Covid e suposta fraude na campanha que elegeu Joe Biden.

O processo contra o New York Times 

A audiência desta terça-feira foi parte do processo de difamação movido pelo Projeto Veritas contra o New York Times devido a uma reportagem de setembro passado, a respeito de um vídeo sobre fraude eleitoral em Minesotta divulgado pelo grupo.

Mas o que motivou a censura prévia determinada pelo juiz não foi o noticiário relativo ao caso, e sim uma outra reportagem, de 11 de novembro. Ela tratava de uma uma investigação do Departamento de Justiça americano sobre o possível envolvimento do Veritas no roubo de um diário pertencente à filha de Joe Biden.

O FBI fez uma busca na casa do fundador do grupo, James O’Keefe, e afirmou que os telefones celulares procurados na operação revelariam evidências de auxílio e cumplicidade no transporte de bens roubados e  falha em relatar o roubo às autoridades, em violação à lei federal .

Na reportagem, o jornal incluiu memorandos trocados entre o Projeto Veritas e um advogado contratado para examinar a legalidade de suas práticas para constranger adversários, no contexto de explicar o controvertido modo de atuação do grupo conservador. 

Em uma delas, de 2017, o advogado Benjamin Barr avalia que “o estatuto criminal envolvendo declarações falsas para funcionários federais continua a ser uma lei expansiva e perigosa que inibe as operações da Veritas”, em uma aparente condenação a uma prática do Veritas.

Em outra, ele avalia os riscos do uso do Tinder para integrantes do Veritas se aproximarem de membros do governo americano. 

Leia também 

Donald Trump anuncia criação da rede social Truth para combater ‘tirania das Big Techs’ sem cancelamento

Mesmo não havendo relação com o caso que motivou o processo de difamação, advogados do Veritas pediram ao tribunal estadual onde corre a ação uma restrição prévia contra o jornal, argumentando que os memorandos estavam sujeitos ao sigilo entre advogado e cliente. 

O tribunal atendeu ao pedido, ordenando inicialmente ao Times que “se abstenha de divulgar ou publicar qualquer dos ” materiais privilegiados ‘do Projeto Veritas” em sua posse, até a audiência do dia 23/11.  A ordem também barrou o Times de “mais esforços para solicitar ou adquirir materiais privilegiados advogado-cliente do ”Projeto Veritas”. Esta ordem agora foi prorrogada até dezembro.

Segundo o New York Times, os memorandos são muito anteriores ao processo de difamação movido pelo Veritas, que tem como objeto o vídeo de Minesotta e não o caso dos diários. Mas o grupo alega que o jornal teria violado o sigilo da correspondência entre advogados e clientes ao tornar a conversa pública a fim de prejudica-lo. 

Leia também 

George Soros e fundador do LinkedIn financiam empresa que vai combater desinformação online nos EUA

Facebook lista Brasil entre os 3 países com prioridade máxima para moderação de conteúdo político

Uma advogada do Projeto Veritas, Elizabeth Locke, disse em um comunicado na terça-feira: “Como qualquer outro litigante, o The New York Times não pode usar as comunicações advogado-cliente […] para prejudicar os direitos substanciais de seu adversário – neste caso, o direito para se comunicar livre e abertamente com seu advogado. ”

Outro caso ocorreu em 1971 

As entidades de liberdade de imprensa americanas se uniram para condenar a decisão.

“É profundamente preocupante que este tribunal esteja mantendo sua restrição anterior inconstitucional por pelo menos mais uma semana”, disse Bruce Brown, diretor executivo do Comitê de Repórteres para a Liberdade de Imprensa, após a audiência.

 “Cada dia que uma restrição prévia – que é uma restrição à publicação – é imposta, é uma lesão contínua. É por isso que estão entre as ameaças mais graves à Primeira Emenda.”

Em um artigo sobre o caso no portal acadêmico The Conversation, Jane E Kirtley, professora de Ética e Direito da Mídia da Universidade de Minesotta, disse que a restrição prévia não tem precedentes desde um caso envolvendo documentos do Pentágono em 1971, e que dificilmente poderia ser considerado válidao à luz da Primeira Emenda, que assegura a liberdade de imprensa e de expressão.

O Projeto Veritas tem ligações com o Brasil. Em fevereiro de 2020, um dos filhos do presidente Jair Bolsonaro, Eduardo, encontrou-se com O´Keefe nos EUA e registrou a visita no Facebook, elogiando o trabalho de “expor a hipocrisia da esquerda”. 

Em setembro passado, dois integrantes do Veritas, Jason Miller e Matthew Tyrmand, participaram do evento CPAC Brasil 2021, que reuniu integrantes da direita política e apoiadores do presidente Bolsonaro em Brasília. 

Tyrmand se reuniu também com Jair Bolsonaro e outro filho, o senador Flávio, na residência oficial do presidente, e posaram para fotos com a camisa do Veritas.

A passagem pelo Brasil foi acidentada. Miller foi detido e interrogado no aeroporto de Brasília por ordem do Ministro do Supremo Tribunal Alexandre de Moraes como parte das investigações sobre a campanha para questionar a segurança do sistema de votações antes das eleições do ano que vem. 

Jason Muller fundou a rede social Gettr, que abriga extremistas bloqueados ou suspensos das plataformas mais populares como Facebook e Twitter.

Em fevereiro, a conta do Veritas no Twitter foi suspensa depois da postagem de um vídeo em que o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, foi abordado diante de sua casa. A conta de James O´Keefe também foi suspensa meses depois. 

Leia também 

Atentado ao jornal Clarín acende a luz amarela para a liberdade de imprensa na Argentina